A relação entre empreendedorismo e marketing com foco em prestação de serviço

AutorEthiani Martins Esgorla - Naira Cansi Ramos - Eliana Andréa Severo - Julio Cesar Ferrro de Guimarães
CargoEspecialista em Engenharia da Produção. Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) - Especialista em Engenharia da Produção. Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) - Doutoranda em Administração. Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Doutorando em Administração. Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)
Páginas96-107
Revista Global Manager
V. 13, N. 1, 2013
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
A RELAÇÃO ENTRE EMPREENDEDORISMO E MARKETING COM FOCO EM
PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
Ethiani Martins Esgorlaa, Naiara Cansi Ramosb, Eliana Andréa Severoc, Julio Cesar Ferro de
Guimarãesd
a Especialista em Engenharia da Produção. Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). ethiani@hotmail.com
b Especialista em Engenharia da Produção. Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) . naiaracansi@hotmail.com
c Doutoranda em Administração. Universidade de Caxias do Sul (UCS). elianasevero2@ hotmail.com
d Doutorando em Administração. Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). juliocfguimaraes@ yahoo.com.br
Informações de Submissão
Autor Correspondente Ethiani Martins
Esgorla, endereço: Rua Dante Domingos
Pontalti, 154 - Caxias do Sul - RS - CEP:
95076-631.
Recebido em: 19/06/2013
Aceito em: 08/08/2013
Publicado em: 27/08/2013
Resumo
O mercado globalizado e competitivo está exigindo das empresas
uma p ostura cada vez mais estratégica. Prestação de serviços é um
segmento em ascensão que oportuniza diversidade, agilidade com
valor agregado ao produto ou negócio para empresas, porém é de
grande importâ ncia q ue es teja atenta as necessidades e demanda do
mercado e Marketing que visa a satisfazer as necessidades e desejos
do cliente ou consumidor e também de criar relacionamentos
lucrativos e de longo prazo com clientes selecionados. O objetivo do
estudo consiste em realiza uma revisão bibliográfica referente ao
empreendedorismo, a prestação de serviço e ao marketing, visando
aprimorar o entendimento das áreas entre si, e verificar como elas
atuam interligadas no desenvolvimento de um novo negócio. A
metodologia utilizada tratou-se de pesquisa qualitativa exploratória,
com intuito de aprimorar o co nhecimento entre as áreas rela cionadas.
A partir dessa pesquisa bibliográfica foi possível concluir que para as
empresas prestado ras de serviço se manterem no mercado precisam
ter uma visão sistêmica e inovadora, com boa visão de mercado e das
tendências, com a finalidade de satisfazer o desejo dos clientes.
Abstract
The globalized and competitive market is a positio n requiring
companies increasi ngly stra tegic. Provision of services is an
emerging field that provides opportunities diversity, agility value
added to the product or business to business, but it is of great
importance that is attentive to the needs and demands of the market
and marketing that seeks to meet the needs and desires of the client
or consumer and also to create profitable relationships and long-term
customer selected. The objective of the study is to perform a
literature review related to entrepreneurship, service deliver y and
marketing, aiming to improve the understanding of the areas between
them, and see how they operate interconnected in developing a new
business. The methodology used was treated for q ualitative research,
in order to improve knowled ge among related areas. From this
Palavras-chave
Empreendedorismo. Prestação de
Serviços. Marketing
Keywords
Entrepreneurship. Services. Marketing.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT