Empresa júnior na atuação do profissional consultor de Biblioteconomia: um estudo de caso a partir da Universidade Federal de Goiás

AutorThayse Mendes, Paulo Fraga, Ilaydiany Oliveira
Páginas27-42
25
v. 23, n. esp., 2018
p. 25-40
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 23, n. esp., p. 25-40, 2018.
ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2018v23nespp25
Empresa júnior na atuação do profissional consultor
de Biblioteconomia: um estudo de caso a partir da
Universidade Federal de Goiás
Junior company in the work of the professional consultant of
Librarianship: a case study from the Federal University of Goiás
Thayse MENDES (thaybiblio@gmail.com)
Paulo FRAGA (paulo.s.fraga@gmail.com)*
Ilaydiany OLIVEIRA (ilaydiany18@hotmail.com)**
*Graduando do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás.
** Professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás.
Resumo
Objetiva identificar se os alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal
de Goiás possuem um perfil consultor proporcionado pelos recursos oferecidos a través
da Empresa júnior do Curso. O estudo é permeado pela problematização de verificar se
a Empresa júnior tem contribuído na formação profissional dos futuros bibliotecários
do estado de Goiás. Para tanto, busca identificar os principais marcos históricos que
contam a história da Empresa júnior de biblioteconomia da Universidade Federal de
Goiás, analisa as pretensões dos graduandos de biblioteconomia em trabalhar na linha
empresarial e a influência da Empresa júnior na atuação de consultoria. Utiliza um
procedimento bibliográfico para fundamentar as ideias apresentadas e com o
pressuposto de compreender mais detalhadamente o assunto, delimita-se um estudo de
caso com uma abordagem quantitativa e qualitativa através do método descritivo-
explicativo de dados coletados por meio do procedimento de aplicação de questionários
e entrevista com professores e alunos. Conclui-se que os alunos do Curso de
Biblioteconomia possuem entendimento sobre o que é uma Empresa júnior e como a
mesma é capaz de ofertar conhecimentos acerca de atividades de consultoria para os
futuros profissionais bibliotecários do estado de Goiás, assim como é constatado a
vontade e interesse dos alunos em participar da Empresa júnior, bem como atuar na
área de consultoria. Porém, identifica-se que a Empresa júnior existente não é ativa e
não é capaz de ofe recer subsídios intelectuais e profissionais aos alunos que possuem o
interesse em fazer parte da mesma, devido à falta de divulgação em torno da empresa e
a não realização de atividades devido ao encerramento de suas funções.
Palavras-chave: Competências Profissionais. Empreendedorismo. Consultor de
Informação. Bibliotecário.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
28/04/2017
Aceito em:
09/04/2018
26
Abstract
It aims to identify if the students of the Librarianship Course of the Federal University of
Goiás have a consultant profile provided by the resources offered through the Junior
Company of the course. The study has as its main questioning to verify if the Junior
Company has contributed to the professional background of the future librarians of the
state of Goiás. To do so,
seeks to identify the main landmarks that tell the story of the junior librarianship
company of the Federal University of Goiás, it analyzes the intentions of undergraduate
librarians to work in the business line and the influence of the Junior Company in the
consulting practice. It utilizes a bibliographic procedure to underlie the ideas presented
and with the presupposition to understand the issue in detail, a case study is delimited
with a quantitative and qualitative approach through a descriptive-explanatory method
of data collection by applying questionnaires and conducting interviews with professors
and undergraduate students. It may be concluded that the students of the Librarianship
course have an understanding of what a Junior Company is and how it is able to offer
knowledge about consulting activities for future librarians in the state of Goiás, besides
their willingness and interest in participating in the Junior Company, as well as acting
in the consulting area. However, it is identified that the existing Junior Company is not
active and is not able to offer intellectual and professional subsidies to students who
have an interest in being part of it, due to the lack of disclosure of the company and to
the non-performance of activities once its functions have terminated.
Keywords: Professional Co mpetences. Entrepreneurship. Information Consultant.
Librarian.
1 INTRODUÇÃO
A Empresa júnior trata-se de uma iniciativa de professores e estudantes em
busca de adaptação e adequação dos alunos no mercado de trabalho, visto a
possibilidade da prática vivenciada por meio da consultoria dos futuros profissionais.
Nesse âmbito, observa-se que o Curso de Biblioteconomia apresenta uma
variedade de atuações dentro da sua formação, como: bibliotecas escolares, centros de
documentação, arquivos, livrarias, editoras, empresas e consultorias. Através desse
raciocínio, observa-se o surgimento de um perfil de bibliotecários autônomos e
prestadores de serviços, que muitas vezes têm esse desejo despertado através de
programas desenvolvidos na própria instituição de ensino superior em que se formam.
Observa-se que a faculdade é o primeiro contato do aluno com as possibilidades
de atuação no mercado, já que através de projetos, aulas, trabalhos e oportunidades, o
aluno tende a perceber o que mais se enquadra aos seus interesses e acaba por
delimitar seu perfil ao que ele pode e deseja fazer. Sendo assim, quanto mais
possibilidades a faculdade propor, a mente do discente ampliará para mais áreas de
atuação.
Partindo desse pressuposto, verifica-se que a universidade exerce um papel
importante para a formação e incentivo à criação do perfil consultor na área de
biblioteconomia. E nesse âmbito, observa-se que o quadro do mercado de trabalho para
o profissional bibliotecário vai além do que simplesmente a biblioteca, ele também pode
atuar na implantação de uma unidade analisando as instalações para saber se é um
lugar adequado para a conservação do acervo ali existente ou que irá existir, pode
oferecer serviços de referência em busca de informações sobre assuntos específicos
para pesquisadores, ofertar cursos de pesquisa (básica e avançada) em sites de forma a
aumentar a precisão das buscas, entre outras atividades que podem oferecer como

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