O encontro das águas: breves notas introdutórias sobre a pós-modernidade
Autor | Eduardo Portanova Barros - Diego Airoso da Motta |
Cargo | Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP), doutor em Comunicação Social (PUCRS), pós-doutorando PNPD/CAPES/Unisinos no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos - Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos |
Páginas | 4-26 |
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1984-8951.2012v13n102p4
Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.13, n.102, p.4 -26 jan/jul 2012
O Encontro das Águas:
Breves Notas Introdutórias sobre a Pós-Modernidade
The Meeting of the Waters:
Brief Introductory Notes about Post-Modernity
Eduardo Portanova Barros1, Diego Airoso da Motta2
Resumo
O presente artigo visa a discutir, de maneira introdutória, as implicações da condição
pós-moderna na teoria social e nas sociabilidades contemporâneas. Para tanto,
inicialmente é traçada uma definição mais ampla do tema, a partir de seu
cotejamento com as características da modernidade, com ênfase para sua crítica
relativa às grandes narrativas e ao pensamento binário moderno e para aspectos
teóricos que o uso do prefixo pós faz emergir. Além disso, procura-se resgatar as
contribuições ao debate pós-moderno, com base nas ideias, entre outros, de
Maffesoli, Huyssen, Vattimo, Bauman, Morin, Hall, Jameson, Derrida e Lyotard. O
texto se dedica a refletir sobre alguns dos tantos desdobramentos da questão pós
nas diversas discussões promovidas nas ciências humanas, como a dinâmica da
identidade e a abordagem dos teóricos pós-colonialistas.
Palavras-chave: Pós-modernidade. Sociabilidade. Teoria social. Pós-estruturalismo.
Pós-colonialismo.
Abstract
This article aims to discuss, in an introductory manner, the implications of the post-
modern condition in the social theory and contemporary sociabilities. To do so, it is
initially drawn a broader definition of the subject from its mutual comparison with the
characteristics of modernity, with emphasis on its relative critique to the grand
narratives, modern binary thinking and the theoretical aspects that the use of the
prefix post brings out. In addition, we seek to recover contributions to the postmodern
debate, based on the ideas, among others, of Maffesoli, Huyssen, Vattimo, Bauman,
Hall, Jameson, Derrida and Lyotard. The text is devoted to reflect on some of the
many developments about the post issue after several discussions promoted in the
humanities, such as the identity dynamics and the post-colonialists theorists
approach.
Key words: Post-modernity. Sociability. Social theory. Post-structuralism.
Postcolonialism.
1 Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP), doutor em Comunicação Social (PUCRS),
pós-doutorando PNPD/CAPES/Unisinos no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos.
E-mail para contato: eduardoportanova@yahoo.com.br.
2 Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos. E-mail para contato:
diegoairoso@yahoo.com.br.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
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Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.13, n.102, p.4-26 jan/j ul 2012
1 Introdução
A modernidade, com seu fundamento racional, sempre se conduziu sob uma
ótica teleológica. Dentro dessa busca por finalidades, uma das mais contundentes
talvez tenha sido a procura por verdades estáveis, o que supõe a constituição de
certezas sobre a realidade sensível e pensável. Isso até pouco tempo. Agora,
situações com que cotidianamente nos defrontamos ao ligar a televisão ou ao
sairmos em passeio no centro da cidade, por exemplo, nos colocam em contato com
uma realidade fluida, dispersa, efêmera e complexa. Neste cenário, torna-se
possível sustentar, sem maiores esforços argumentativos, apenas uma certeza:
vivemos outro momento na história da humanidade, no qual o (modernamente
apocalíptico?) prognóstico de Marx, de que toda a solidez estaria se desmanchando
no ar, salta aos olhos. É dessa certeza que se trata quando se discute a questão
pós, da qual, quem sabe por melhor se encaixar em uma ideia de apreensão do
zeitgeist (o espírito do tempo), o termo pós-modernidade seja o carro-chefe
conceitual3, trazendo consigo uma série de outros tantos pós, que nos remetem a
vários “fins” originados a partir da modernidade (TORO, 1999) e que, de uma
maneira ou outra, vão tentar dar conta do atual momento do desenvolvimento
humano. Não que a modernidade e seus efeitos tenham “acabado”, embora o
prefixo pós induza naturalmente a esse raciocínio. Porém, argumentam os teóricos,
aquela modernidade da fixidez, da teleologia, do progresso, do determinismo, que
não tolera a ambiguidade já não existe mais. Em suma, a questão pós se manifesta
no exato instante em que a modernidade se contradiz e entra em crise.
Inicialmente restrita ao âmbito da arquitetura, no final dos anos 1940 e início
dos 1950, a discussão sobre o pós-moderno vai se referir à propensão de mesclar
diferentes estilos, âmbito no qual se convencionou a utilização do termo “pós-
modernismo”. A questão, contudo, não precisou esperar muito para assumir um
3 As precisões conceituais sobre a questão pós, especificamente no que se refere à diferenciação
entre pós-modernismo e pós-modernidade, são controversas, mas, usualmente, relacionam pós-
modernismo ao campo da arquitetura, das artes e de uma tal sensibilidade pós-moderna, enquanto a
pós-modernidade se ligaria mais à ideia de um diagnóstico histórico e teórico social. Peters (2000,
p.13-14), por exemplo, vai dizer que “o pós-modernismo tem, assim, dois significados gerais,
relacionados aos dois sentidos de ‘modernism o’: ele pode ser utilizado, esteticam ente, para se referir,
especificamente, às transformações nas artes, ocorridas após o modernismo, ou em reação a ele; ou,
em um sentido histórico e filosófico, para se referir a um período ou a um ethos – a ‘pós-
modernidade’”.
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