Ensinar História na escola primária oitocentista: o resumo da história do Brasil, de Maria Guilhermina Loureiro de Andrade

AutorAlessandra Frota Marinez de Schueler, Carla Simone Chamon, Grabiel Vazquez
Páginas15-34
Niterói, v. 11, n. 1, p. 15-34, 2. sem. 2010 15
ENSINAR HISTÓRIA NA ESCOLA PRIMÁRIA
OITOCENTISTA: O RESUMO DA HISTÓRIA
DO BRASIL, DE MARIA GUILHERMINA
LOUREIRO DE ANDRADE
Alessandra Frota Martinez de Schueler
Universidade Federal Fluminense
E-mail: alefrotaschueler@gmail.com
Carla Simone Chamon
Universidade Federal de Minas Gerais
E-mail: carlachamon@terra.com.br
Gabriel Vazquez
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
E-mail: gbrl_vazquez@hotmail.com
Resumo: Este trabalho investiga o processo
de constituição do ensino de história, como
disciplina escolar, por meio da análise das
reformas e pre scrições curriculares, bem
como dos livros e compêndios, aprovados
e adotados pelo estado imperial, para uso
nas escolas públicas da Corte no período
imp erial . Prete nde-s e aqui ana lisa r o
livro Resumo da História do Brasil para
uso das escol as primár ias, escrito pela
professora Maria Guilhermina Loureiro de
Andrade, publicado e m 1888. Preocupa-
nos, também, a materialidade das obras, a
perspectiva da autora acerca do ensino de
história nas escolas primárias e a autoria
feminina.
Palavras-chave: livros escolares; história do
Brasil; professoras-autoras.
16 Niterói, v. 11, n. 1, p. 15-34, 2. sem. 2010
Introdução
Neste trabalho, investiga-se o processo de constituição do ensino de história,
como disciplina escolar, nos programas curriculares da escola primária oitocentista.
Privilegia-se a análise das reformas e prescrições curriculares, bem como dos livros
e compêndios, aprovados e adotados pelo governo imperial, para uso das escolas
públicas da Corte. Num primeiro momento, o objetivo principal é localizar e catalo-
gar os livros escolares destinados ao ensino de história nas escolas primárias, tendo
em vista que os estudos sobre os programas e materiais de ensino da disciplina na
escola secundária, sobretudo, no Colégio Imperial Pedro II, têm sido objeto de maior
interesse dos historiadores da educação (GASPARELLO, 2004; BITTENCOURT, 1993).
No segundo momento, há a intenção de explorar outro movimento da investigação,
ainda em andamento, que consiste na análise de livros e compêndios, especialmente
aqueles produzidos pelos sujeitos da ação educativa, os professores e professoras
das escolas primárias cariocas.
No complexo percurso que envolvia a produção dos textos e sua transformação
em livros escolares (aprovação, impressão, edição, adoção, circulação e usos), mais
do que consumidores passivos desses objetos, os professores tornaram-se sujeitos
ativos, seja analisando e avaliando as obras que deveriam ser autorizadas para uso
das escolas, por meio da participação em comissões e conselhos e/ou a pedido do
governo, seja produzindo tais compêndios. Professores primários e secundários
passaram a elaborar livros e materiais didáticos, tornando-se assim autores de obras
destinadas ao ensino. A presença das mulheres nos grupos de sociabilidade intelectual
do período, como professoras e praticantes da escrita, não foi irrelevante, ainda que
mais tímida em relação à masculina.
Assim, na forma de ensaio, pretende-se analisar o livro Resumo sobre a História
do Brasil para uso das escolas primárias, escrito pela professora Maria Guilhermina
Loureiro de Andrade, publicado em Boston, em 1888. Este livro teve três edições
(1888, 1894 e 1920), sendo possível o trabalho com as duas primeiras, as quais
podem ser localizadas nos acervos do Rio de Janeiro, respectivamente na Biblioteca
Nacional e no Arquivo Nacional. Além de descrição e análise da materialidade da
obra, vamos trazer alguns elementos que colaboram para a compreensão da pers-
pectiva da autora acerca do ensino de história e da importância de seu aprendizado
nas escolas primárias. Nesse aspecto, podemos destacar a visão da autora acerca da
“formação da nação brasileira” e diversos elementos que foram fundamentais para
a “invenção” de um passado comum para a pátria.
Articulando essa análise com os aspectos gerais da produção de conhecimento
histórico acadêmico e do seu ensino, em fins do século XIX, objetiva-se não apenas

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT