Ensino superior como valor universal pós moderno e a experiência do instituto insikiran de formação indígena em território amazônico

AutorEdson Damas Silveira, Rômulo Souza Barbosa
CargoUniversidade Estadual de Roraima (UERR) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Programa de Pós-Graduação em Direito da UERR e da UEA, Manaus, AM, Brasil. Doutor em Direito/Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Manaus, AM, Brasil. Mestrando em Direito Ambiental
Páginas45-67
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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/rdc.v14i33.2959
Recebido em: 31.01.2019 Aceito em: 08.04.2019
Resumo: Partindo da importância
histórica e correspondência da
universidade aos anseios da sociedade
durante seus oito séculos de existência,
analisamos o papel da instituição na
pós-modernidade, sobretudo com as
mudanças do pensamento e de concepção
da ciência advinda da ruptura dos
paradigmas da modernidade. O ensino
superior apresenta-se como valor, não só
por sua utilidade na formação de capital
intelectual e de mão-de-obra qualicada
para o mundo do trabalho, mas como
instrumento para o desenvolvimento
de competências e habilidades para
resolução dos problemas criados pela
humanidade, bem como permitir a
cada um alcançar o melhor de acordo
com as respectivas resoluções de vida,
mitigando o obstáculos odiosos criados
pela injustiça social. Como demais
instituições da sociedade hodierna, a
Abstract: Starting from the historical
importance and correspondence of the
university to the yearnings of society
during its eight centuries of existence,
we analyze the role of the institution
in postmodernity, especially with the
changes of thought and conception about
science that came from the rupture of
the paradigms of modernity. The higher
education presents itself as a value, not
only for its usefulness in the formation of
intellectual capital, but especially as an
instrument for the development of skills
and abilities to solve the problems created
by humanity, as well as to enable each
one to achieve the best according to their
respective life resolutions, mitigating
the odious obstacles created by social
injustice. Like the other institutions of
society, the university must respond
to the multiethnic and multicultural
resolutions, mitigating the odious
ENSINO SUPERIOR COMO VALOR UNIVERSAL
PÓS MODERNO E A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO
INSIKIRAN DE FORMAÇÃO INDÍGENA EM
TERRITÓRIO AMAZÔNICO
HIGHER EDUCATION AS POST-MODERN UNIVERSAL VALUE AND
THE EXPERIENCE OF THE INSIKIRAN INSTITUTE OF INDIGENOUS
TRAINING IN AMAZON TERRITORY
Edson Damas SilveiraI
Rômulo Souza BarbosaII
I Universidade Estadual de Roraima (UERR) e Universidade Estadual do Amazonas
(UEA), Programa de Pós-Graduação em Direito da UERR e da UEA, Manaus, AM,
Brasil. Doutor em Direito. E-mail: edsondamas@mprr.mp.br
II Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Manaus, AM, Brasil. Mestrando em
Direito Ambiental. E-mail: edsondamas@mprr.mp.br
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Revista Direitos Culturais | Santo Ângelo | v. 14 | n. 33 | p. 45-67 | maio/agos. 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.20912/rdc.v14i33.2959
universidade deve corresponder às
demandas multiétnicas e multiculturais
próprias do atual momento civilizatório.
Nesse cenário, a experiência do Instituto
Insikiran de Formação Superior Indígena
apresenta-se como exemplo, em território
amazônico, de prática pedagógica
intercultural e de gestão acadêmica
diferenciada com respeito à cultura e aos
valores dos povos indígenas de Roraima.
Método utilizado foi o dedutivo-indutivo,
com pesquisa bibliográca e documental
sobre o material produzido a respeito do
tema.
demands, characteristic of the current
civilizing moment. In this scenario, the
experience of the Insikiran Institute is an
example, in Amazonian territory, of an
intercultural pedagogical practice and of
a differentiated academic management
with respect to the culture and values
of the indigenous of Roraima.The
deductive-inductive method was used,
with bibliographic and documentary
research over existing studies on this
issue.
Palavras-chave: Pós-modernidade.
Ensino Superior. Universidade e Cultura
indígena.
Keywords: Posmodernity. Higher
Education. University and Indigenous
Culture.
Sumário: 1 Introdução; 2 Evolução do saber formal e a invenção da universidade; 3
Pós-modernidade e ensino superior como valor universal; 4 Experiência do Instituto
Insikiran de Formação Superior Indígena em Roraima; 5 Conclusão; 6 Referências.
1 Introdução
As primeiras décadas do século XXI têm se caracterizado
pelas crises e incertezas, a enfeixarem discussão acerca do papel de
todas as instituições que tem sustentado aquilo que se convencionou
chamar de civilização ocidental. Os problemas religiosos acarretados
por fundamentalismos nos remetem a períodos que se imaginavam
superados. A democracia, como construção que garantiria as liberdades
individuais e coletivas, vem sido posta à prova no confronto com tirania,
sectarismo e desprestígio das organizações supragovernamentais, que
atualmente medeiam relações internacionais. O capitalismo exacerbado
e mundializado tem revelado como uma das suas faces mais cruéis
justamente a concentração de renda em níveis sem precedentes. Os
povos, de um modo geral, aprenderam a conar seu bem-estar mais às
tecnologias do que à imaginação humana.
A universidade, como instituição secular, em meio a essas
turbulências brevemente relatadas, sofre os inuxos do contexto em que
está enraizada e articulada, não escapando aos processos avassaladores
dos revisionismos, das acusações de isolamento do restante da sociedade
e perda de representação daqueles que a ela não atribuem o devido valor.

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