Entrevista de seleção

AutorBenedito Rodrigues Pontes
Páginas165-184

Page 167

Objetivos do capítulo

· Explicar as etapas da entrevista de seleção;

· Mostrar como deve ser desenvolvida a entrevista;

· Apresentar os aspectos que a entrevista avalia bem;

· Verificar os problemas que podem ocorrer durante a entrevista.

______/______

Introdução

Esta é a etapa mais importante do processo de seleção. É o momento de conversar com as pessoas, de conhecê-las e dar a elas a oportunidade de conhecer a empresa. Uma entrevista pode não ser estruturada; se for, o entrevistador conseguirá vantagens: obter informações em sequência, não caminhar em círculos, conhecer aspectos relevantes da pessoa e informar sobre o cargo e a empresa.

Numa entrevista de seleção, o entrevistador deve falar pouco, cerca de 15% do tempo, formulando perguntas de longa resposta, que não levem a um simples "sim’’ ou "não’’, e fazendo colocações sobre o cargo e a empresa. Uma pergunta do tipo: "Você começou a trabalhar com dezenove anos?’’ leva a uma resposta que se adapta ao "sim’’ ou "não’’. Você fala sete palavras e ele responde com uma. Perguntas desse tipo vão fazer com que você fale todo o tempo e não permitirão que conheça o candidato. A pergunta "Como você determina suas prioridades" leva a longa resposta por parte do candidato. No Quadro 11.1, estão citados vários exemplos de perguntas desse tipo. O tempo restante é destinado ao candidato, que deve falar livremente sobre o assunto abordado pelo entrevistador.

As perguntas serão formuladas levando-se em conta o nível cultural do candidato. Evitar-se-ão perguntas e atitudes agressivas, que levem a comportamento defensivo por parte do entrevistado. Devem ser formuladas para avaliar o candidato ao emprego; qualquer pergunta além disso tem de ser evitada. Perguntar para uma candidata à vaga de secretária "O que você faz no sábado à noite?’’ não só é absurdo como inconveniente. Permita que o candidato fale livremente, dando a ele liberdade de expressão, e ajude-o a preencher as omissões quando necessário. Tanto o entrevistador como o candidato devem sentir-se bem com a experiência, portanto o clima da entre-vista deve ser agradável, natural e humano.

Page 168

Quadro 11.1

EXEMPLOS DE PERGUNTAS QUE PODEM SER FORMULADAS DURANTE A ENTREVISTA DE SELEÇÃO

[VER PDF ADJUNTO]

O normal é a entrevista realizada com um candidato e um entrevistador. Pode haver dois ou três entrevistadores e um entrevistado, em que normal-mente um conduz e os demais observam e trocam suas observações após o término da entrevista. Há, também, entrevistas realizadas com um grupo de entrevistados, por um ou mais entrevistadores, o que poupa tempo, mas expõe os candidatos uns aos outros.

Roteiro da entrevista

Seria bom ter um roteiro para a entrevista? Achamos que sim, uma vez que nos ajuda a não caminhar em círculos e a buscar informações de forma objetiva e organizada. O que não devemos, no entanto, é adotar um roteiro

Page 169

de forma rígida; podemos sair dele, quando necessário. O roteiro que daremos, abaixo, pode ser aplicado de forma geral a todos os candidatos, mas os assuntos podem ser mais ou menos explorados, dependendo do candidato e da vaga a ser preenchida, ou tratados de forma diferente. Por exemplo, se estamos conversando com um estudante, candidato a emprego, talvez seja mais fácil tratar de assuntos escolares, antes dos assuntos profissionais, e, quando chegarmos à parte destinada ao campo profissional, não terão sentido perguntas referentes ao passado profissional, mas sim ao futuro.

São onze os grandes passos da entrevista de seleção, conforme mostrado no Quadro 11.2 e comentados a seguir.

Planejamento da Entrevista

Uma boa entrevista começa antes da hora. No planejamento, devemos arrumar a sala reservada, marcar (e cumprir) horário com o candidato, analisar os requisitos da vaga e o currículo do candidato e preparar o roteiro da entrevista. A questão do horário, no Brasil, é séria. Dificilmente alguém respeita. Brincar com isso é pior. Certa vez, contaram-nos uma história: certo entrevistador marcava com vários candidatos o mesmo horário e deixava-os na antessala esperando por algumas horas. De vez em quando, espiava a reação dos candidatos. Aqueles que estavam agitados eram eliminados do processo de seleção. Gostaria de saber como esse entrevistador se sentiria no lugar dos candidatos "cobaias’’. Essa atitude demonstra ao candidato a não seriedade e falta de honestidade do selecionador e da empresa. Portanto, uma das coisas importantes é cumprir com a hora marcada. Assim, mostramos ao candidato todo o nosso respeito por ele.

Outro ponto importante é a análise dos requisitos exigidos pela vaga, para podermos verificar, durante a entrevista, se o candidato os preenche.

A análise prévia da entrevista permite ao entrevistador ter um conhecimento global do candidato e de quais os pontos que mais devem ser ressaltados durante a entrevista. Esse conhecimento prévio também permitirá que o entrevistador não formule perguntas cujas respostas já estão escritas no currículo. Durante a análise, verifique o número de empresas, cargos, progresso profissional e salarial, especialização, formação escolar básica, cursos de especialização, estágios, viagens a negócio etc.

Finalmente, faça um roteiro contendo a forma como pretende abordar os assuntos.

Page 170

Quadro 11.2

ETAPAS DA ENTREVISTA DE SELEÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DO TEMPO

[VER PDF ADJUNTO]

Page 171

"Quebra-gelo’’

Uma entrevista geralmente se apresenta como uma situação difícil para o candidato. É necessário deixá-lo à vontade. Aperte-lhe a mão, dê-lhe um sorriso, ofereça uma cadeira e um café, seja simpático, enfim, faça alguma coisa que demonstre seu interesse por ele. Assim você poderá ajudá-lo a se sentir mais à vontade, não simplesmente lhe dizendo "fique à vontade’’. Fale sobre coisas amenas antes de iniciar propriamente a entrevista: esporte, política, clima, música. A entrevista transcorrerá melhor à medida que o candidato esteja mais à vontade e com disposição de falar abertamente.

Histórico Profissional

Aqui deve ser pesquisada a evolução profissional do candidato e seus sentimentos com relação às empresas em que trabalhou. As atribuições em cada empresa, indicações sobre o tipo de trabalho, estabilidade, motivo de saída, cargos e empresas de que gostou mais e de que gostou menos, motivos de satisfação no trabalho, aspectos voltados à cooperação, liderança e responsabilidade são pontos que também devem ser abordados. As informações devem ser obtidas em ordem cronológica, o que facilita a análise da evolução profissional do candidato. É a área que merece maior aprofundamento durante a entrevista. Recomendamos que esta seja a primeira área de pesquisa por apresentar menor dificuldade na coleta de informações. Geralmente o candidato está predisposto a falar sobre suas atividades profissionais; começando a pesquisa por aí, vamos ao encontro do seu desejo, o que facilitará o fortalecimento do "clima de amizade" conseguido no ‘‘quebra-gelo’’.

Formação Escolar

Esta é uma área que também não apresenta dificuldades de obtenção de informações. Em regra as pessoas gostam de conversar sobre atividades escolares. Devemos pesquisar sobre sua formação, cursos de especialização, níveis de escolas, tipo de vida social na escola e desejos futuros nesse campo. Se o candidato for mais jovem, sem nenhuma experiência profissional, esta área merece destaque maior. Seria...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT