Correlações entre aspectos da memória e aprendizagem em população Idosa

AutorJuliana F. Cecato - Luana L. Bartholomeu - Patricia P. Ferreira - José Maria Montiel - Daniel Bartholomeu - José Eduardo Martinelli
CargoFaculdade de Medicina de Jundiaí, Jundiaí/SP, Brasil - Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco, Osasco/SP, Brasil
Páginas133-151
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Revista de Ciências HUMANAS, Florianópolis, v. 47, n. 1, p. 133-151, abr. 2013
Correlações entre Aspectos da Memória e Aprendizagem em
População Idosa
Correlation between Aspects of Learning and Memory in Elderly
Population
http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2013v47n1p133
Juliana F. Cecato e José Eduardo Martinelli
Faculdade de Medicina de Jundiaí, Jundiaí/SP, Brasil
Luana L. Bartholomeu, Patricia P. Ferreira, José Maria Montiel
e Daniel Bartholomeu
Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco, Osasco/SP, Brasil
O processo de envelhecimento vem crescendo
nos últimos anos e o idoso no Brasil ainda carre-
ga o estereótipo de incapacidade e improdutivida-
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o comprometimento de pacientes com suspeita
de síndromes demenciais. A importância das ava-
liações cognitivas nos idosos por meio de tarefas
de aprendizagem e evocação livre podem predizer
quadros de demência. O objetivo desse estudo foi
avaliar a capacidade de aprendizagem em idosos
que frequentam uma Faculdade da Terceira Idade
no município de Jundiaí e que são atendidos em um
Instituto de Geriatria e Gerontologia nesta cidade.
Foram avaliados 95 idosos, com idade igual ou su-
perior a 60 anos, de ambos os sexos, por meio da
Bateria de Memória para Idosos (Elder Memory
Test). Os resultados mostraram diferenças estatisti-
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tanto no grupo separado por gênero, idade e esco-
laridade.
Palavras-chave: Avaliação Psicológica; – Psico-
diagnóstico – Idoso – Aprendizagem.
Aging process has grown in recent years and the
elderly in Brazil still carries the stereotype of disa-
bility and nonproductiveness. Studies use memory
to assess the impairment of patients suspected of
dementia. The importance of cognitive assessments
in elderly through learning tasks and free recall
may predict dementia. The aim of this study was to
evaluate the capabilities of learning of elderly who
attends a College of the Third Age in Jundiaí and
who are treated at the Institute of Geriatrics and

aged over 60 years, of both sexes, were evaluated
through an Elder Memory Test. Participants were
grouped according to age, educational levels whe-
reas the test averages were compared by a statisti-
cal program. The results showed statistically signi-
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separated by gender, age and education.
Keywords: Psychological Assessment Psycho-
diagnostic Elderly Learning.
Introdução
O envelhecimento populacional é um processo que vem sendo ampla-
mente estudado em todo o mundo (QUINN et al, 2008), inclusive nos países
em desenvolvimento (FERREIRA et al., 2009; OLIVEIRA-CAMPOS et al.,
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CECATO, Juliana F. et al. Correlações entre aspectos da memória e aprendizagem em população idosa.
no sentido de preparar a sociedade para atender as consequências do envelhe-
cimento (OLIVEIRA-CAMPOS et al, 2011). Na área da saúde, a preocupação
com a longevidade está no fato de ser fator de risco para síndromes de demên-
cias, dentre as quais se pode citar as demências do tipo Alzheimer (DA), Cor-
púsculos de Lewy, Frontotemporais e Vascular (CARAMELLI et al., 2002;
TEIXEIRA et al., 2008), sendo que a prevalência desses casos aumenta consi-
deravelmente a partir dos 60 anos (TEIXEIRA et al., 2008).
No que tange ao senso comum, quando o assunto é demência, a tendência
é a de um quadro de piora desta população em decorrência da falta de infor-
mações e, consequentemente, da pouca procura por atendimento médico, pois
acredita-se, equivocadamente, que é normal o idoso esquecer (SILVA et al.,
2002). Abreu et al (2005) referem-se aos esquecimentos como comprometi-
mentos da memória que devem ser examinados, enquanto Charchat-Fichman
et al (2005) relatam a importância de se investigar esse comprometimento o
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A demência é uma síndrome clínica, manifestada por declínio da memória
e, secundariamente, de outras funções corticais superiores, além de alterações
comportamentais que também acompanham o quadro (LUDERS et al, 1996).
A forma mais comum de estabelecer o diagnóstico de demência é feito pelo
Manual Diagnóstico e Estatístico (DSM) adotado pela Associação de Psiquia-
tria Americana (American Psychiatric Association – APA), em sua 4ª edição
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enças, em sua 10ª edição (CID-10), desenvolvida pela Organização Mundial
de Saúde (OMS, 1992). É importante salientar que esses critérios diagnósticos
são responsáveis por fornecer um diagnóstico provável da DA. O diagnóstico
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exame só é possível com amostra de tecido cerebral retirado do paciente após
o óbito (LUDERS et al, 1996).
O fator de risco mais importante para a DA é a idade avançada. Contudo,
traumatismos cranioencefálicos repetidos também podem contribuir com esse
quadro (DAMASCENO, 2006). Poucos estudos sugerem fatores genéticos. O
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cesso de mutação, está associada ao desenvolvimento da doença. Outro fator
genético muito estudado é a Apolipoproteína E (ApoE), que sugere aumento
de risco de 50% para DA quando encontrados grandes quantidades do alelo
ApoE 4 (DAMASCENO, 2006). Porém, os estudos com o alelo ApoE 4 não
são considerados marcadores biológicos para DA. Uma explicação para esse
fato é que em estudos realizados com portadores de DA, em muitos pacientes
não foram encontrados este alelo (DAMASCENO, 2006). Damasceno (2006)
acredita que possam existir ainda outros fatores genéticos, associados a fato-
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desenvolvimento da doença.
A investigação diagnóstica das síndromes demenciais se baseia em uma
série de exames, dentro dos quais podem-se citar os exames clínicos, neurop-

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