Violência escolar: um olhar dos professores

AutorTamires Machado Barbosa - Elisete Soares Traesel
CargoCentro Universitário Franciscano - Centro Universitário Franciscano
Páginas88-119
http://dx.doi.org/10.5007/1984-8951.2013v14n105p88
Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSN 1984-8951
v.14, n.105, p.88-119, ago/dez 2013
Violência escolar: um olhar dos professores
School violence: a view of teachers
Tamires Machado Barbosa
1, Elisete Soares Traesel2
Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar as repercussões das vivências de violência no
ambiente escolar, através de uma pesquisa de campo qualitativa desenvolvida com
professores. Considera-se importante este estudo para a psicopedagogia, a fim de
auxiliar a comunidade escolar na prevenção e intervenção em situações de conflitos
e de violência. Através da análise dos resultados, constatou-se que a forma de
violência que mais ocorre na escola é a agressão verbal e humilhações através de
palavras pejorativas. Os professores se sentem desconfortáveis, inseguros e
impotentes diante dessa realidade, a qual causa impacto extremamente negativo em
suas vidas, como desmotivação para trabalhar, medo, insegurança, impotência e
percepção de seu despreparo para lidar com as situações violentas dentro da
escola. Em relação às formas de prevenção à violência, os entrevistados apontaram
a importância de uma maior participação e envolvimento da família no ambiente
escolar e a implantação de políticas públicas na escola.
Palavras-chave: Violência. Professores. Psicopedagogo.
Abstract
The aim of this study is to investigate the impact of violence experiences happening
at the school environment, through a qualitative field research conducted with
teachers. We consider this study very important for the psychopedagogist role in the
school to assist the community in prevention and intervention on situations of conflict
or violence. By analyzing the results, it was found that verbal aggression and
humiliation through hurtful words are the most common type of violence. Teachers
feel uncomfortable, insecure and powerless against this reality, which causes
extremely negative impact on their lives, as lack of motivation to work, fear,
insecurity, powerlessness and perception of their unpreparedness to deal with violent
situations at school. Regarding forms of violence prevention, interviewees indicated
the importance of a greater family involvement and participation at school and the
implementation of public policies in the school.
Keywords: Violence. Teachers. Psychopedagogists.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não
Adaptada.
1 Centro Universitário Franciscano. E-mail: tata_psic@hotmail.com
2 Centro Universitário Franciscano. E-mail: elisetetraesel@unifra.br
Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSN 1984-8951
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Introdução
O presente trabalho aborda as repercussões na vida dos professores ao
experienciarem a violência na escola, com o objetivo de investigar como esses
sujeitos vivenciam tal situação no seu ambiente de trabalho. Para isso, foi
desenvolvida, inicialmente, uma pesquisa de campo qualitativa com professores de
uma escola pública localizada na cidade de Santa Maria, RS.
A caracterização ou a identificação de violência, especialmente no ambiente
escolar, tem sido apresentada sob muitas dimensões e em diferentes contextos, por
ser um fenômeno social bastante difícil de ser retratado, resultado de múltiplas
determinações. Ou seja, analisar o fenômeno da violência é muito complexo, não
apenas porque é um tema multifacetado, mas por trazer certo desconforto às
vítimas, que relatam sentimentos como medo, agressividade, humilhações,
ameaças, etc.
Segundo Neto (2005), o termo “violência escolar” diz respeito a todos os
comportamentos agressivos e antissociais, incluindo também os conflitos
interpessoais, danos ao patrimônio, atos criminosos, etc., cuja intervenção e solução
geralmente dependem de fatores externos. Isto é, muitas vezes são necessárias
ações interventivas que estão além da capacidade e da competência da instituição,
a qual possui outra proposta a educação formal que visa a formar indivíduos
capazes de refletir sobre seus atos, proporcionar o desenvolvimento da criatividade
e de potencialidades do estudante.
Nessa direção, ao identificar e compreender as causas da existência da
violência na escola, tanto física quanto psicológica, o professor deve ser
instrumentalizado para problematizar essas situações com seus alunos (DANI,
2010). Assim, nesse contexto, as crianças e adolescentes passam a ser foco da
preocupação para a família e para a comunidade escolar, justamente por viverem
em uma sociedade que está em constantes transformações e repleta de
manifestações violentas. Observa-se, inclusive, que a violência ocupa mundialmente
grandes espaços em todos os meios de comunicação, apesar das poucas ações
tomadas com o intuito de minimizá-la ou eliminá-la (ANSER et al., 2003).
Os sujeitos que vivenciam a violência escolar enfrentam consequências
físicas e emocionais de curto e longo prazo, os quais podem causar dificuldades
acadêmicas, sociais e emocionais (NETO, 2005). Dessa forma, entende-se que a
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violência na escola é um problema social grave e complexo, pois afeta,
principalmente, a saúde psíquica dos sujeitos escolares.
Para Silva e Ristum (2010), a violência na escola é um fenômeno que tem um
forte incremento, atraindo a atenção de pesquisadores. Trata-se de um fenômeno
construído a partir de relações históricas, sociais e culturais. É relevante pensar a
violência como um termo complexo, pois sua repercussão ultrapassa o
entendimento de agressão física. Por essa razão, a violência deve ser abrangida
como um todo, o que torna sua descrição uma tarefa difícil (VELÁSQUEZ; CUNHA,
2008).
Enquanto os professores devem procurar saber lidar e resolver efetivamente
os casos de violência na escola, a instituição deve buscar formas de intervenção e
novas condições para prevenção dos comportamentos agressivos dos agentes. Para
Neto (2005), a solução da violência dentro do espaço escolar pode ser obtida dentro
da própria escola.
Ainda é extremamente importante destacar o papel do psicopedagogo no
ambiente escolar, especialmente em um ambiente em que a violência esteja
inserida, pois este profissional auxilia a estimular o desenvolvimento das relações
interpessoais, bem como o estabelecimento de vínculos, ajudando a ampliar o olhar
em torno da comunidade escolar que necessita de apoio.
Considerando os aspectos abordados acima, este trabalho priorizou o
enfoque no papel do professor, no que diz respeito à violência escolar e objetivou
compreender como os professores vivenciam a violência na escola, bem como
identificar as repercussões da exposição à violência na vida desses profissionais.
1 Referencial teórico
A violência é, atualmente, considerada um dos fenômenos sociais que mais
cresce, e tem sido um dos temas mais debatidos e pesquisados, devido a sua
relevância, principalmente quando se trata do ambiente escolar. Nesse âmbito, são
presenciados atos violentos em sala de aula, especialmente relacionados aos
professores, gerando, assim, situações extremamente constrangedoras, humilhantes
e perigosas. Conforme proposição de Chrispino e Dusi (2008, p. 598), “o problema é
verdadeiro e concreto, é amplo e se complica a cada dia”.

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