ESTIGMA E PRECONCEITO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

AutorMaria Jose Dias de Freitas, Jose Roberto da Silva Brêtas
Páginas99-116
GÊNERO | Niterói | v.17 | n.1 | p. 105- 122 | 2.sem. 2016 99
ESTIGMA E PRECONCEITO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Jose Dias de Freitas
Universidade Paulista
E-mail: mjddfreitas@gmail.com
Jose Roberto da Silva Brêtas
Universidade Federal de São Paulo
E-mail: jrsbretas@gmail.com
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar as principais
percepções de professoras de uma escola pública sobre as manifestações da
sexualidade da criança no ambiente escolar. A partir da coleta de dados re-
alizada por grupo focal, emergiram estigma e preconceito acerca da orien-
tação sexual. O estudo aponta para questões importantes a serem incluídas
na formação inicial e continuada de professores.
Palavras-chave: sexualidade; estigma; preconceito; homossexualidade; for-
mação docente.
Abstract: This qualitative study aimed to identify the main perceptions
of public school teachers about children’s sexual manifestations at school
environment. From the data collection carried out by focus group, stigma and
prejudice about sexual orientation emerged. The study indicates important
issues to be included in initial and continuing teachers´ education.
Keywords: sexuality; stigma; prejudice; homosexuality; teacher education.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT