O estímulo à inovação pelo Senai/SC por meio dos institutos Senai/SC de inovação

AutorGabriela Regina Crippa, Maria Eduarda Gonçalves Souza
CargoUniversidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil/Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil
Páginas1-23
Artigo
Original
Textos de Economia, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 1-23, jul./dez., 2019. Universidade Federal de Santa Catarina.
ISSN 2175-8085. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8085.2019.e59715 .
O ESTÍMULO À INOVAÇÃO PELO SENAI/SC POR MEIO
DOS INSTITUTOS SENAI/SC DE INOVAÇÃO
Simulation for Innovation by Senai/SC throuth Senai/SC Innovation
Institutes
Gabriela Regina CRIPPA
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil
gabrielacrippa@gmail.com
Maria Eduarda Gonçalves SOUZA
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil
mariiaeduardagoncalves@gmail.com
RESUMO
Objetivo: O artigo avalia a atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina no fomento à
inovação, com ênfase em sua interação com as empresas por meio dos Institutos SENAI de Inovação de Santa Catarina.
Examina também o processo inovativo dos ISIs/SC com base n os critérios propostos por Edquist (2011). Classifica-se
pelo método indutivo e abordagem quanti-qualitativa, utilizando dados internos do SENAI/SC e de entrevistas com
gestores da instituição como fonte de informação. Evidencia-se uma mudança no foco de atuação do SENAI/SC do setor
educacional para o de inovação, especialmente após a criação dos Institutos de Inovação e Tecnologia. Destaca -se a
atuação dos Institutos SENAI/SC de Inovação no fomento à inovação de indústrias de todo território nacional, contribuindo
para a formação de um a rede interativa de aprendizagem e apresentando 06 dos 10 fatores listados por Edquist (2011)
como influenciadores para difusão de inovação. Verifica-se uma crescente relevância do SENAI/SC e de seus institutos
no Sistema Nacional e Regional de Inovação.
PALAVRAS-CHAVE: Sistema Nacional de Inovação. Sistema Regional de Inovação. Institutos SENAI de Inovação.
SENAI. Inovação.
ABSTRACT
Objetive: The article evaluates the performance of the Santa Catarina National Industrial Learning Service in fostering
innovation, with emphasis on its interaction with companies through the SENAI Innovation Institutes of Santa Catarina. It
also e xamines the in novative process of ISIs/SC based on the criteria proposed by Edquist (2011). It is classified by
inductive method and quantitative and qualitative approach, using internal data from SENAI/SC and interviews with
managers of the institution as a source of information. There is a shift in the focus of SENAI/SC from the educational sector
to the innovation sector, especially after the creation of the Institutes of Innovation and Technology. The performance of
SENAI/SC Innovation Institutes in promoting innovation in industries throughout the national territory is highlighted,
contributing to the formation of an interactive learning network and presenting 06 of the 10 factors listed by Edquist (2011)
as influencers for the diffusion of innovation. There is a growing relevance of SENAI/SC and its institutes for the National
and Regional Innovation System.
KEYWORDS: National System of Innovation. Regional Innovation System. SENAI Institutes of Innovation. SENAI.
Innovation.
Classificação JEL: O12
Recebido em: 12-10-2018. Aceito em: 03-09-2019.
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Textos de Economia, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 1-23, jul./dez., 2019. Universidade Federal de Santa Catarina.
ISSN 2175-8085. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8085.2019.e59715
1 INTRODUÇÃO
Considerando-se o contexto histórico da busca constante pelo desenvolvimento
econômico dos países, entende-se que um dos grandes desafios atuais das nações
desenvolvidas e em desenvolvimento é encontrar um diferencial que permita sua
sobrevivência no cenário econômico mundial, caracterizado pela crescente geração de
conhecimento e pela dinâmica e competitividade do mercado.
O tema inovação está na agenda das discussões sobre o crescimento econômico
desde a publicação de Schumpeter (1911), a qual considerava a capacidade de inovar
como a razão principal dos grandes saltos de crescimento econômico na evolução da raça
humana (VARELLA, MEDEIROS, & SILVA JR, 2012). Para Schumpeter (1997), inovação
é a combinação de materiais e forças que estão ao nosso alcance para a produção de
outras coisas, ou das mesmas coisas, com métodos diferentes. Já para Varella, Medeiros
e Silva Jr. (2012), inovação consiste em um produto ou processo de produção novo ou
melhorado, comercializado ou utilizado em um país.
Desta forma, considera-se que a inovação assume um papel de diferencial
competitivo para os países que possuem o objetivo de se destacar economicamente dos
demais, sendo necessária a construção de ambientes nacionais favoráveis que possam se
constituir em Sistemas Nacionais de Inovação (SNI) através de um processo de cooperação
entre um conjunto de instituições (BAHIA; 2009).
Para consoante Silveira et al. (2016), os SNI são responsáveis por instituir decisões
descentralizadas que impulsionam o progresso tecnológico, sendo formados por um
conjunto de estruturas relacionais, institucionais, legais, políticas, econômicas financeiras,
de mercado e de conhecimentos que buscam promover a atividade inovadora no cenário
nacional através de uma rede de instituições públicas e privadas.
Entre tais instituições, pode-se citar o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
(SENAI), cuja missão consiste em estimular a inovação industrial brasileira por meio da
educação, consultoria, pesquisa aplicada, serviços técnicos e tecnológicos, possuindo uma
metodologia baseada em formatos educacionais diferenciados e transmitidos através de
cursos presenciais e à distância, contribuindo para a competitividade das empresas a nível
estadual e nacional (SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, 2019).
A questão fundamental do presente artigo consiste em contribuir para a avaliação do
Sistema Regional de Inovação de Santa Catarina, focando na atuação do Serviço Nacional

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