Estrutura Salarial

AutorBenedito Rodrigues Pontes
Páginas289-310

Page 291

Realizada a pesquisa salarial e a avaliação de cargos a próxima etapa constitui-se na elaboração da estrutura salarial.

Conceituação

Estrutura salarial é a organização de uma progressão salarial em função da crescente valorização dos cargos resultante do processo de avaliação. Na estrutura salarial é utilizada uma série de termos técnicos, que estão definidos e apresentados no Quadro 14.1. A representação gráfica desses termos é mostrada no Quadro 14.2. Esses termos são comumente utilizados pelas empresas, mas é possível encontrar organizações que utilizam termos diferentes para os conceitos apresentados.

Quadro 14.1

Definição dos termos utilizados na estrutura salarial

Termos Conceito
ESTRUTURA SALARIAL ■ É a organização de uma progressão salarial em função da crescente valorização dos cargos resultante do processo de avaliação.
CURVA DE REFERÊNCIA ■ É a curva resultante da equação de regressão obtida pelo processo de ajustamento entre salário e pontos (ou escalonamento ou graus) obtidos na avaliação de cargos.
GRAU SALARIAL ■ É o resultante de um agrupamento de cargos equivalentes e que terão tratamento salarial igual. É possível encontrar este conceito com a denominação de classe. A palavra grau vem do inglês Salary Degree, no sentido de Grade Salarial. Para simplificar denominaremos apenas de Grau.
SALÁRIO MÁXIMO DO GRAU ■ É a referência do maior salário do grau, ou seja, corresponde ao valor máximo que um funcionário pode perceber em um cargo enquadrado no grau.
SALÁRIO MÍNIMO DO GRAU ■ É a referência do menor salário do grau, ou seja, corresponde ao valor mínimo que um funcionário pode perceber em um cargo enquadrado no grau.

(continua)

Page 292

Quadro 14.1

(continuação)

SALÁRIO MÉDIO DO GRAU ■ É o valor médio entre o salário máximo e mínimo de cada grau. Corresponde ao valor da curva de referência no grau, quando esta se encontra na média da faixa salarial, que é comumente aplicado.
AMPLITUDE DA FAIXA ■ Corresponde à diferença percentual entre o salário máximo e o salário mínimo do grau.
FAIXA SALARIAL ■ Corresponde à diferença monetária entre o salário máximo e o salário mínimo do grau.
CLASSE OU STEP ■ Corresponde a cada valor intermediário entre o mínimo e o máximo da faixa salarial de cada grau. É possível encontrar este conceito com a denominação de grau. A palavra vem do inglês step que significa passo.
SOBREPOSIÇÃO DA FAIXA ■ É o quanto o salário de um grau supera o dos graus mais elevados na estrutura salarial.

Normalmente, é utilizada como curva de referência para a elaboração da estrutura os valores correspondentes às médias encontradas para os cargos no mercado. Mas, sem dúvida, essa é uma decisão política e deve ser analisada considerando a situação da empresa diante do mercado, bem como os custos envolvidos para a tomada de decisão. Para efeito de ilustração, o Quadro 14.3 apresenta duas situações hipotéticas da posição de uma empresa em relação ao mercado. A situação A indica que a empresa está abaixo do mercado, em média, para todos os cargos, e a não adoção da curva de mercado como curva de referência para a construção da estrutura salarial implica que a empresa terá uma política salarial restritiva e dificilmente manterá em seus quadros talentos profissionais. A situação B indica que a empresa está abaixo do mercado, em média, para os cargos que envolvem maior complexidade e responsabilidade e que, se não adotada a curva de referência do mercado, essa empresa terá dificuldade para reter em seus quadros os profissionais mais talentosos e que ocupam posições-chave na organização. Algumas empresas, no entanto, adotam política salarial mais agressiva, ou seja, posicionam a curva de referência entre 10 e 20% acima da curva média do mercado ou adotam a curva correspondente ao terceiro quartil do mercado como média da sua estrutura salarial. Com uma política mais agressiva essas organizações, no que tange a salários, podem atrair e manter uma equipe de profissionais mais brilhante.

Page 293

Page 294

A decisão de adoção do posicionamento da curva salarial em relação ao mercado depende, também, de outros fatores envolvidos na remuneração, como o pacote de benefícios e remuneração variável. A curva salarial pode situar-se abaixo do mercado e, no entanto, a remuneração total pode ser muito atraente em função do pacote de benefícios oferecidos ou da remuneração variável como comissões, bônus e participação nos resultados da empresa.

O Quadro 14.4 apresenta três situações hipotéticas da decisão da política salarial frente ao mercado, não levando em consideração os demais fatores envolvidos na remuneração. Na situação A, a curva de

Page 295

mercado, que passa a ser a curva de referência, é posicionada no centro da estrutura. É a situação mais comum observada nas empresas. Na situação B, a curva de referência é posicionada no início de cada grau da estrutura, que determina uma política salarial agressiva. Nessa situação, o ingresso do profissional na empresa situa-se próximo à média de mercado, situando-se a média salarial da empresa acima da média de mercado. Na situação C, ocorre o oposto da situação B, com o posicionamento da curva de referência ao final da faixa salarial. Nessa situação, os salários iniciais situam-se muito abaixo da média do mercado e somente alcançam a média de mercado ao final das faixas salariais. Nesse caso, somente com uma política mais agressiva e de outros fatores da remuneração será possível reter profissionais mais capacitados.

Page 296

A CURVA DE REFERÊNCIA

Como dissemos anteriormente, a curva de referência é obtida pelo processo de ajustamento entre as variáveis, y = f(x), onde a variável y é igual ao salário.

Quando o método de avaliação de cargos é o de pontos, a variável x é igual a pontos; quando o método de avaliação é o de escalonamento ou grau, essa variável assume o número correspondente ao escalonamento ou grau; e quando o método de avaliação é a comparação por fatores, essa variável pode assumir o valor da correção monetária avaliada.

Ponto: y = f(x), onde x = pontos dos cargos

Escalonamento: y = f(x), onde x = número do escalonamento dos cargos

Graus predeterminados: y = f(x), onde x = número do grau dos cargos

Comparação por fatores: y = f(x), onde x = unidade de pagamento de salário avaliado

Qualquer que seja o método de avaliação, é necessário ajustar a reta, parábola do segundo grau e exponencial e escolher aquela que apresentar a maior correlação (R). Os exemplos das estruturas, que serão dados a seguir, trazem a equação final da melhor curva resultante desses ajustamentos. A fórmula de cálculo para ajustamento dessas curvas foi descrita no Capítulo 6.

ESTRUTURA SALARIAL PARA O MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE CARGOS POR ESCALONAMENTO OU GRAUS PREDETERMINADOS

A construção da estrutura salarial para os sistemas de avaliação de cargos, quer por escalonamento, quer por graus predeterminados, é bem simples, uma vez que o número de graus já foi previamente determinado. Ajusta-se a curva de referência e calcula-se a faixa salarial. Veja o exemplo abaixo para um plano (valores em milhares de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT