Estudo Cientométrico dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil

AutorMaria Helena Machado de Moraes - Danilo Giroldo
CargoUniversidade Federal do Rio Grande, FURG - Universidade Federal do Rio Grande, FURG
Páginas51-65
51
v. 19, n. 40, 2014.
p. 51-66
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciênc ia da informação, v. 19, n.40, p.
51-66, mai./ago., 2014. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924. 2014v19n40p51
Estudo Cientométrico dos Programas de Pós-Graduação
em Educação no Brasil
Study Scientometrics the Programs Graduate in Education in
Brazil
Maria Helena Machado de MORAES
1
Danilo GIROLDO2
RESUMO
Em um país de dime nsões continentais como o Brasil, é fundamental a análise detalhada das
potencialidades de cada região. A preocupação com a distribuição geográfica da pós-graduação
no Brasil tem sido t ema constante de d ebate. Estudos cientométricos têm contribuído para o
desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país, além de colaborar para pesquisas com
indicadores sobre difer entes assuntos. Foram levantados indicadores como número e conceitos
de PPGs em Educação, doutores, produção científica, população, IDEB e IDH. As fontes
pesquisadas foram do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, Ministério da Educação - MEC, Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Programa das Nações Unidas
para o D esenvolvimento - PNUD. A análise da distribuição espacial dos PPGs em Educação pelo
Brasil reforça os grandes vazios em termos de formação de pessoal neste nível em uma área
estratégica para o desenvolvimento da nação.
PALAVRAS-CHAVE: Pós-Graduação. Pós-Graduação em Educação. Cientometria. Indi cadores.
ABSTRACT
In a country of continental dimensions such as Brazil, it is crucial to the d etailed analysis of the
potential of each region. Th e concern with the geographical distribution of postgraduate studies
in Brazil has been the su bject of constant debate. Scientometrics studies have c ontributed to the
development of science and technology in the country in addition to collaborating with research
indicators on different to pics. Were raised indicators as in education, PhDs in Education,
scientific production, population, IDEB and IDH. The sources studied were from the Brazilian
Institute of geography and statistics - IBGE Coordination for Enhancement o f Higher Education
Personnel - Capes, Ministry of educa tion-MEC and Program of United Nation for Development in
Brazil - PNUD. The analysis of the spatial distributio n of the in education through Brazil
reinforces th e great voids in terms of staff training at this level in a strategic area for
development of the nation.
KEYWORDS: Graduate. Graduate Programs in Education. Scientometrics. Indic ators.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
1 Universidade Federal do Rio Grande - FURG - hmachmor@gmail.com
2 Universidade Federal do Rio Grande - FURG - dmbgirol@furg.br
ARTIGO
Recebido em:
06/01/2014
Aceito em:
30/04/2014

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