Contribuição ao estudo sobre a cooperação universidade-empresa: instituição de ensino superior de tecnologia e micro e pequenas empresas

AutorAntonio Carlos Giuliani - Nadia Kassouf Pizzinatto
CargoDoutor em Engenharia de Produção - Doutor em Administração Educacional - Doutor em Engenharia Mecânica - Doutora em Administração de Empresas - Doutora em Ciências Sociais
Páginas55-66
55
SILVA, N.C.D. et al / UNOPAR Cient., Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v. 12, n. 1, p. 55-66, Mar. 2011.
Contribuição ao Estudo Sobre a Cooperação Universidade-Empresa: Instituição de Ensino Superior de Tecnologia e Micro e Pequenas Empresas
Nilson Carlos Duarte da Silvaa*; Antonio Carlos Giulianib; Paulo Jorge Moraes Figueiredoc;
Nádia Kassouf Pizzinattod; Valéria Rueda Elias Sperse
Resumo
O objetivo do presente trabalho foi contribuir com o estudo das relações de cooperação entre as instituições de ensino superior, principalmente
aquelas dedicadas ao ensino tecnológico, e as micro e pequenas empresas no Brasil, já que nestas concentra-se grande parte da mão de obra
ocupada do mercado de trabalho. Essas empresas são as que mais precisam de atenção para poder melhorar a produtividade e induzir a
maior formalização de mão-de-obra ocupada, de modo a integrá-las ao setor contemporâneo da economia. Nesse contexto, faz-se necessário
estudar os mecanismos existentes de cooperação universidade-empresa. A partir da análise de material coletado em livros, dissertações, demais
pesquisas publicadas, bem como busca na Internet, foi possível concluir que, as empresas e as universidades possuem culturas diferentes
e, por conseguinte, missões distintas. Porém, o fato de atuarem em projetos de cooperação não implica em mudança da missão, mas sim o
entendimento de que cada participante pode complementar o outro.
Palavras-chave: Ensino Tecnológico. Micro e Pequenas Empresas. Cooperação Universidade-Empresa.
Abstract
This study aimed to analyze the development of the cooperative relations between higher education institutions, especially those dedicated
to technology education, and micro and small companies in Brazil, since it is in those enterprises where much of the working people are
employed. These companies are those that need attention in order to improve productivity and lead to greater formalization of the working
labor force in order to integrate them into the modern sector of the economy. In this context, it is necessary to study the mechanisms of
cooperation between universities and business. The analysis of material from books, dissertations, other published sources, as well as Internet
research, we concluded that companies and universities have different cultures, and therefore, different missions. However, the fact of acting in
cooperation projects does not mean changing the mission, but the understanding that each participant can complement the other.
Key words: Technological Education. Micro and Small Companies. University-Company Cooperation.
1 Introdução
Num cenário de grandes transformações econômicas,
políticas e tecnológicas e, consequentemente, do mercado
de trabalho, vem-se consolidando no Brasil a necessidade de
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os avanços das ciências e das técnicas. No contexto de um
ambiente caracterizado por constante e acelerado movimento,
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pessoas para atuarem de forma efetiva na sociedade como
agentes de mudanças e como parceiros na criação de novas
possibilidades.
A década de 2000 foi complementada com a oferta e a
evolução dos cursos superiores de tecnologia no sistema
educacional de quase todo o país, o que foi constatado pelo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira, que registrou crescimento de 74% entre
2000 e 2002 (de 364 para 636 cursos). Esse fenômeno, dentro
das instituições de ensino superior, pode ser explicado por
diferentes razões, mas decorre, sobretudo, da necessidade de
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pela tecnologia.
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Educação Tecnológica, tende a propiciar ao cidadão os
requisitos básicos para viver em sociedade em transformação,
com novos impactos tecnológicos, novos instrumentos nas
produções e relações sociais. Ou seja, baseia-se na concepção
de uma educação transformadora, progressista, que vai além
da proposta do ensino na escola para aprofundar-se junto
com o projeto político pedagógico integrando as diferentes
categorias do saber, fazer, ou do saber-fazer para uma grande
categoria do saber-ser.
Após a prom ulgação da Lei de Diretrizes e Bases
Nacionais – LDB em 1996 instalou-se no País a relação de
condicionalidade da construção de conhecimentos ao meio,
determinante para a construção de competências. Ou seja,
qualidade desenvolvida no indivíduo, por meio daquilo
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Contribuição ao Estudo Sobre a Cooperação Universidade-Empresa: Instituição de
Ensino Superior de Tecnologia e Micro e Pequenas Empresas
Contribution to the Study of University-Company Cooperation: Institution of Higher
Education in Technology and Micro and Small Business
ARTIGO DE REVISÃO / REVIEW ARTICLE
a Doutor em Engenharia de Produção. Docente da Faculdade de
Tecnologia de Praia Grande ((Fatec-PG). E-mail: nilson@fatecpg.com.br
b Doutor em Administração Educacional. Docente da Universidad
Madero (UMAD), Puebla México. E-mail: cgiuliani@unimep.br
c Doutor em Engenharia Mecânica. Docente da Universidade Metodista
de Piracicaba (UNIMEP) e da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP).
E-mail: .
d Doutora em Administração de Empresas. Docente da Universidade
Nove de Julho (UNINOVE). E-mail: nkp@merconet.com.br.
e Doutora em Ciências Sociais. Docente da Universidade Metodista de
Piracicaba (UNIMEP). E-mail: vrueda@unimep.br
* Endereço para correspondência: Praça 19 de Janeiro, 144. Boqueirão.
CEP. 11700-100 - Praia Grande, SP.

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