Estudo de Usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado

AutorFrederico Cesar Mafra Pereira, Ricardo Vinícius Dias Jordão, Maria Carolina Cunha Netto, Leonora da Cunha Duarte
Páginas109-123
108
v. 23, n. 51, 2018.
p. 108-122
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 23, n. 51, p.
108-122, jan./abr., 2018. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2018v23n51p108
Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas
contratantes de pesquisas de mercado
User study: information needs of contracting companies of market
research
FredericoCesar Mafra PEREIRA (professorfrederico@yahoo.com.br)*
Ricardo Vinícius Dias JORDÃO (jordaoconsultor@yahoo.com.br)*
Maria Carolina Cunha NETTO (carolnetto@gmail.com)**
Leonora da Cunha DUARTE (leonoracduarte@gmail.com)**
* Professor em Administração - Fundação Pedro Leopoldo.
** Pós-Graduanda em Gestão Estratégica da Informação (Especialização - UFMG.
*** Mestranda em Administraçõa - Fundação Pedro Leopoldo.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal compreender o motivo de empresas utilizarem
pesquisas de mercado como fonte de informação para seus negócios, estabelecendo uma
comparação entre o que elas buscam ao solicitar uma pesquisa e o uso efetivo das
informações recebidas A principal abordagem metodológica se baseou no Modelo para
identificação das necessidades busca e uso da informação MAFRA PEREIRA, 2010), e a
partir dele foi elaborado um roteiro para realização de entrevistas com clientes de um
instituto de pesquisa sediado em Belo Horizonte (MG). Os resultados mostraram a
aplicabilidade do modelo, sendo identificadas as necessidades i nformacionais, as lacunas de
informação e o efetivo uso da informação nos seus respectivos contextos organizacionais;
além dos procedimentos metodológicos adotados para a realização e análise dos resultados
alcançados.
Palavras-chave: Estudo de Usuário. Pesquisa de Mercado. Comportamento Informacional.
Necessidade, Busca e Uso da Informação.
Abstract
This paper has as main objective to understand why companies use market research as a
source of information for their business, with a comparison between what they want to
apply for a research and the effective use of the information received. The main
methodological approach was based on the 'Model for identifying needs, seeking and use of
information' ( MAFRA PEREIRA, 2010), and from this approach has drawn up a script for
conducting interviews with clients of research institute located in Belo Horizonte (MG). The
results showed the applicability of the model, identifying information needs, gaps of
information and the effective use of information in their respective organizational contexts;
besides the methodological procedures for conducting and analyzing the results.
Keywords: User studies; Market Research; Information Behavior; Information Needs,
Seeking and Uses.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
03/08/2017
Aceito em:
11/11/2017

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT