EUA criam regras para cortar em 85% uso de gases de efeito estufa utilizados em refrigeradores

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) anunciou nesta quinta-feira novas regras para limitar a produção doméstica e o uso dos hidrofluorcarbonetos (HFCs), gases de efeito estufa comumente utilizados em geladeiras, refrigeradores e aparelhos de ar-condicionado.

A nova norma, que segue uma lei aprovada pelo Congresso no ano passado, tem como objetivo diminuir a produção e o uso dos HFCs nos EUA em 85% nos próximos 15 anos, parte de um plano global elaborado para conter as mudanças climáticas.

Os HFCs são gases de efeito estufa milhares de vezes mais prejudiciais que o dióxido de carbono para as questões climáticas. É comum que eles vazem dos canos de aparelhos de refrigeração, sendo considerados um dos principais causadores do aquecimento global.

O presidente americano, Joe Biden, já havia se comprometido, em uma ordem executiva assinada pouco depois de assumir o cargo, a respeitar um acordo global de 2016 para reduzir significativamente o uso de HFCs até 2036.

Para Gina McCarthy, ex-diretora da EPA e hoje conselheira climática da Casa Branca, a nova regra é uma “vitória para o clima, para os empregos e para a competitividade americana”.

Segundo McCarthy, a regra deve reduzir as emissões dos HFCs ao equivalente a 4,5 bilhões de toneladas de dióxido de carbono até 2050, valor semelhante a três anos de emissões do setor de energia dos EUA.

O diretor da EPA, Michael Reagan, destacou que a redução gradual do uso é apoiada por uma coalizão de grupos da indústria, que veem a regra como uma...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT