A Evolução dos Programas de Avaliação de Desempenho
Autor | Benedito Rodrigues Pontes |
Páginas | 49-88 |
CAPÍTULO 3
A EVOLUÇÃO DOS PROGRAMAS
DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Objetivos deste capítulo:
Descrever os métodos de avaliação de desempenho clássicos
com ênfase no passado: Atribuição de Grau, Comparação Binária,
Escolha Forçada, Escala Gráca, Frases Descritivas, Incidentes
Críticos, Pesquisa de Campo;
Vericar as diculdades na aplicação dos métodos de avaliação de
desempenho clássicos com ênfase no passado;
Descrever o método de transição Avaliação de Atividades.
“Cada ser humano nasce com algo novo,
algo que jamais existiu antes.
Nasce com o que necessita para vencer na vida.’’
Muriel James e
Dorothy Jongeward
Desde os primórdios dos tempos em que o homem habita nosso pla-
neta, com toda a certeza, alguma forma de avaliação do desempenho das
pessoas era realizada. Como era feita essa avaliação não sabemos.
Com o formação das organizações, métodos formais de avaliação fo-
-
por aspectos subjetivos. Há pouco tempo, surgiram métodos que de fato
passaram a avaliar os resultados atingidos pelas pessoas, em relação ao
trabalho proposto. O início desse processo ocorreu pela Administração Por
Objetivos — APO, culminando, hoje, com a avaliação de competências e de
resultados, cuja aplicação pode ser feita, inclusive, por equipe de trabalho.
sobre os diversos métodos já utilizados, anteriores à Administração
Por Objetivos. Neste capítulo, serão, portanto, estudados os métodos:
Atribuição de Grau, Comparação Binária, Escolha Forçada, Escala
Avaliação de Atividades. Será ainda vista a combinação desses métodos.
Atribuição de grau ou comparação simples
Esse é o método mais rudimentar. Constitui-se em avaliar o desem-
penho das pessoas por meio de uma escala previamente determinada,
mediante a atribuição de conceito geral de desempenho, numa escala
-
do-se, em determinada equipe, três pessoas que possam ter seus de-
pessoas servirão, então, de parâmetros para a classificação das demais
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