Expansão dos cursos públicos de Serviço Social entre os anos de 2003 e 2016: desafios para a formação profissional

AutorLarissa Dahmer Pereira
Páginas189-199
189
R. Katál., Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 189-199, jan./abr. 2018 ISSN 1982-0259
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592018v21n1p189
Expansão dos cursos públicos de Serviço Social entre
os anos de 2003 e 2016: desafios para a formação
profissional
Larissa Dahmer Pereira
Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Sociais
Aplicados, Escola de Serviço Social, Niterói, RJ, Brasil (UFF)
ARTIGO TEMA LIVRE
Recebido em 05.06.2017. Aprovado em 05.09.2017. Revisado em 01.12.2017.
© O(s) Autor(es). 2018 Acesso Aberto Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative
Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by-
nc/4.0/deed.pt_BR), que permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e
criar a partir deste material, desde que para fins não comerciais, e que você forneça o devido crédito aos autores
e a fonte, insira um link para a Licença Creative Commons e indique se mudanças foram feitas.
Expansão dos cursos públicos de Serviço Social entre os anos de 2003 e 2016: desafios para a
formação profissional
Resumo: O artigo analisa dados referentes aos cursos públicos de Serviço Social, criados entre 2003 e 2016, coletados no sistema e-
MEC. Os dados referem-se aos períodos e subperíodos de criação, categoria administrativa, organização acadêmica, região e localização
geográfica. Como resultados, constata-se que o período em análise (2003 a 2016) criou mais da metade dos cursos públicos de Serviço
Social, com significativo impacto para a formação na área pública. Contudo, no mesmo período, o setor privado também cresceu
expressivamente, com forte mercantilização do ensino superior brasileiro e o uso significativo da modalidade de Ensino a Distância
(EaD) como estratégia de expansão lucrativa. Ao mesmo tempo, observa-se, com base em diversos estudiosos do campo da Educação,
uma expansão precarizada do setor público. Assim, indica-se a necessidade de pesquisas que conheçam a formação em tais cursos,
problematizando seus limites e potencialidades, no intuito de fortalecer a formação pública, de qualidade, universal, gratuita e laica.
Palavras-chave: Expansão do ensino superior. Formação profissional. Serviço Social.
Expansion of Public Colleges of Social Work from 2003 to 2016: Challenges for professional education
Abstract: The article analyzes data referring to public colleges of social work created between 2003 and 2016, gathered from the e-MEC
system of Brazil’s Ministry of Education. The data refer to the periods and sub-periods of creation of the schools, their administrative
categories, academic organization, region and geographic locations. The results indicate that in the period analyzed (2003 to 2016) more
than half of the currently existing public schools of Social Work were created, with a significant impact on public education. The private
sector also grew expressively in this period, indicating a strong commodification of Brazilian higher education and a significant use of the
modality of distance education as a strategy to expand profits. Based on various studies in the field of education, an expansion of the
precariousness of the public sector is also found. Thus, a need is indicated for studies that analyze education in these courses,
problematizing their limits and potential, to strengthen universal, quality and secular public education that is free of charge.
Keywords: Expansion of higher education. Professional education. Social Work.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT