Expectativas dos usuários quanto ao desenvolvimento do dispositivo de comunicação da Biblioteca Universitária
Autor | Raquel do Rosário Santos, Lívia Santos de Freitas, Héngret Santos Ferreira, Camila Maria de Macedo Martins Miyamura |
Páginas | 32-44 |
31
v. 23, n. 51, 2018.
p. 31-43
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 23, n. 51, p.
31-43, jan./abr., 2018. ISSN 1518-2924. DOI:10.5007/1518-2924.2018v23n51p31
Expectativas dos usuários quanto ao desenvolvimento do
dispositivo de comunicação da biblioteca universitária
Expectations of users on the development of the communication
device of the university library
Raquel do Rosário SANTOS(quelrosario@gmail.com)*
Lívia Santos de FREITAS(Freitas_livia@hotmail.com)**
Héngret Santos FERREIRA (hengret.sf@gmail.com)***
Camila Maria de Macedo Martins MIYAMURA (mila.mhirata@gmail.com)****
* Professora do Instituto de Ciência da Informação - UFBA.
** Mestre em Ciência da Informação - UFBA.
*** Bolsista Iniciação Científica (CNPq) do Instituto de Ciência da Informação - UFBA.
**** Bolsista Iniciação Científica (FAPESB) do Instituto de Ciência da Informação - UFBA.
Resumo: Pesquisa descritiva a partir da identificaçãodas necessidades informacionais dos
usuários, como também suas expectativas quanto à criação do dispositivo de comunicação da web
social,disponibilizado por uma biblioteca universitária pública brasileira. Os resultados
apresentados correspondem à etapa do planejamento que subsidia uma pesquisa acerca da
Implantação do modelo de gestão do uso dos dispositivos de comunicação da web social: busca
pela e fetividade das atividades de mediação da informação em bibliotecas universitárias Essa
etapa da pesquisa adotou como instrumento o questionário submetido on-line para a comunidade
interna da Escola Politécnica. Com a conclusão dessa etapa, observou-se que a comunidade
estudada possui familiaridade com os dispositivos da web social, como o facebook, youtube e
instagram, e os recomendam como dispositivos a serem incorporados pela Bibl ioteca da Escola
Politécnica. Quanto aos conteúdos, demandaram informações sobre o horário de funcionamento,
eventos internos, bases de dados para pesquisa, ou seja, proximidade para com as ações, produtos
e serviços da biblioteca física, resultados esses que se apresentam como indicadores para o
desenvolvimento de ações de mediação da informação e que subsidiarão a construção de uma
política de gestão dos dispositivos de comunicação da web social.
Palavras-chave: Biblioteca universitária. Mediação da Informação. Gestão dos dispositivos de
comunicação da web.
Abstract: Descriptive research based on the identification of users' informational needs, as well
as their expectations regarding the creation of the social web communication device, made
available by a brazilian public university library. The results presented correspond to the
planning stage that subsidizes a research on the "Implementation of the management model of
the use of social web communication de vices: search for the effectiveness of information
mediation activities in university libraries". This step of the research a dopted as an instrument
the questionnaire submitted online for the internal community of the P olytechnic School. With
the conclusion of this stage, it was observed that the community studied has familiarity with
social web devices such as facebook, youtube and instagram, and recommend them as devices to
be incorporated by the Library of the Polytechnic School. As for the contents, they demanded
information about the opening hours, internal events, databases for research, that is, proximity to
the actions, products and services of the physical library, which are presented as indicators for
the development of actions of Mediation of the information and that will subsidize the
construction of a policy of management of the communication devices of the social web.
Keyword: University library. Mediation of Information. Management of web communication
devices.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
15/03/2017
Aceito em:
02/10/2017
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO