A experiência de formação de educadores municipais em ea, na articulação de três municípios da baixada fluminense-rj

AutorAna Maria Marques Santos - Cristiane Cardoso
CargoUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Páginas415-420
A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES MUNICIPAIS EM EA, NA
ARTICULAÇÃO DE TRÊS MUNICÍPIOS DA BAIXADA FLUMINENSE-RJ
Ana Maria Marques Santos
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Cristiane Cardoso
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES MUNICIPAIS EM EA, NA ARTICULAÇÃO DE TRÊS MUNICÍPIOS
DA BAIXADA FLUMINENS-RJ
Resumo: Este texto aborda a experiência de formação de educadores municipais em EA, desenvovilda mediante a
DUWLFXODomRHQWUHWUrVPXQLFtSLRVGD%DL[DGD)OXPLQHQVH5-,WDJXDt1RYD,JXDoXH0HVTXLWDHR&DPSXV1RYD,JXDoX
GD8QLYHUVLGDGH)HGHUDO5XUDOGR5LRGH-DQHLUR8)55-3RVVXLFRPRIRFRDLQGLVVRFLDELOLGDGHHQWUHHQVLQRSHVTXLVD
extensão, tomadas como urgentes e indissociáveis, assumindo as práxis so cioambientais como Educação Ambiental
&UtWLFDHSDUWLQGR GDSURGXomRGH WUDEDOKRVHVDEHUHV GHVHQYROYLGDQDSUiWLFD GDSHVTXLVDHQVLQRH[WHQVmRGR *UXSR
GH(VWXGRV H 3HVTXLVDHP (GXFDomR$PELHQWDO 'LYHUVLGDGH H6XVWHQWDELOLGDGH *(3($'68)55-$UJXPHQWDTXH
o desenvolvimento do trabalho pode apontar para a perspectiva da formação de um potencial grupo de educadores
DPELHQWDLV TXH GLQDPL]HP GHVYHOHP SUREOHPDWL]HP H SRVVDP GH IDWR LQWHUYLUYLD SURFHVVR HGXFDWLYR HP VXDV
realidades socioambientais locais, guardadas as proporções dos enfrentamentos e a minimização dos problemas
DPELHQWDLVGDTXHODViUHDVPDLVHVSHFt¿FDVHDTXHSHUWHQFHPRVVXMHLWRVLPSOLFDGRVHLPSDFWDGRV
Palavras-chave:)RUPDomRGH(GXFDGRUHV$PELHQWDLV($&UtWLFDLQGLVVRFLDELOLOGDGHGHSHVTXLVDHQVLQRH[WHQVmR
THE FORMATION EXPERIENCE OF EDUCATORS IN MUNICIPAL AND IN JOINT BAIXADA MUNICIPALITIES OF
THREE FLUMINENSE-RJ
Abstract: This paper seeks to address the training experience of local educators EA, the articulation of three municipalities
RI %DL[DGD )OXPLQHQVH5-  ,WDJXDL 1RYD ,JXDoX DQG 0HVTXLWD DQG WKH &DPSXV 1RYD ,JXDoX5- RI WKH 8)55-
Has as focus the indivisibility of teaching-research-extension, taken here as urgent and inseparable, taking social and
environmental practice as a Critical Environmental Education, starting production work and knowledge developed in
the practice of teaching-research-extension of the Task Force and Research in Environmental Education, Diversity and
Sustainability, GEPEADS, UFRRJ. The development work can point to the prospect of the formation of a potential group
of environmental educators that streamline, unveil, problematize and can actually intervene, via educational process in
WKHLUORFDOVRFLDODQGHQYLURQPHQWDOUHDOLWLHVNHSWWKHSURSRUWLRQVRIWKH¿JKWLQJDQGPLQLPL]LQJHQYLURQPHQWDOSUREOHPVRI
WKRVHPRUHVSHFL¿FDUHDVDQGWKDWEHORQJWRWKRVHLQYROYHGDQGLPSDFWHG
.H\ZRUGV Training of Environmental Educators, EA Review, indissociability research, education, extension.
Recebido em: 20.01.2016. Aprovado em: 06.06.2016.
R. Pol. Públ. São Luís, Número Especial, p. 415-420, novembro de 2016

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT