A forma como o balanço patrimonial é apresentado altera a percepção do usuário externo quanto à interpretação do conteúdo informacional? Uma investigação no contexto brasileiro e cabo-verdiano

AutorValdemir Galvão de Carvalho - José Jailson da Silva - Carlos Jorge Fontainhas Mendes - José Dionísio Gomes da Silva
CargoProfessor do Departamento de Administração da UFRN - Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFRN - Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Cabo Verde - Professor do Doutorado no Doutorando no UNB / UFPB / UFRN
Páginas71-86
DOI: http://dx.doi.org.br/10.5007/2175-8069.2013v10n21p71
71
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 10, n. 21, p. 71-86, set./dez. 2013
A forma como o balanço patrimonial é apresentado altera a percepção do
usuário externo quanto à interpretação do conteúdo informacional? Uma
investigação no contexto brasileiro e cabo-verdiano
Does the way that the balance sheet is presented alter the perception of the external user in
regard to understanding of informational content? An investigation in the Brazilian and
Cape-Verdean contexts.
¿La forma en que se presenta el balance de situación altera la percepción del usuario
externo en relación a la interpretación del contenido informacional? Una investigación
realizada en Brasil y en Cabo Verde
Valdemir Galvão de Carvalho
Doutorando no UNB / UFPB / UFRN
Professor do Departamento de Administração da UFRN
Endereço: Avenida Cap Mor Gouveia s/n, Bairro Lagoa Nova
CEP: 59.000 000 󰜔 Natal/RN 󰜔 Brasil
E-mail: professorvaldemir@hotmail.com
Telefone: (84) 3215-8420
José Jailson da Silva
Doutorando no UNB / UFPB / UFRN
Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFRN
Endereço: Avenida Cap Mor Gouveia s/n, Bairro Lagoa Nova
CEP: 59.000 000 󰜔 Natal/RN 󰜔 Brasil
E-mail: professorjailsonufrn@yahoo.com.br
Telefone: (84) 3215-8406
Carlos Jorge Fontainhas Mendes
Doutorando no UNB / UFPB / UFRN
Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Cabo Verde
Endereço: Avenida Cap Mor Gouveia s/n, Bairro Lagoa Nova
CEP: 59.000 000 󰜔 Natal/RN 󰜔 Brasil
E-mail: fontainhas.carlos@gmail.com
Telefone: (84) 3215-8406
José Dionísio Gomes da Silva
Professor do Doutorado no Doutorando no UNB / UFPB / UFRN
Endereço: Avenida Cap Mor Gouveia s/n, Bairro Lagoa Nova
CEP: 59.000 000 󰜔 Natal/RN 󰜔 Brasil
E-mail: dionisio@ufrnet.br
Telefone: (84) 3215-8406
Artigo recebido em 10/05/2013. Revisado por pares em 07/09/2013. Reformulado em
08/10/2013. Recomendado para publicação em 09/11/2013 por Sandra Rolim Ensslin (Editora
Científica). Publicado em 15/12/2013.
Valdemir Galvão de Carvalho, José Jailson da Silva, Carlos Jorge F. Mendes e J osé Dionísio G. da Silva
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 10, n. 21, p. 71-86, set./dez. 2013
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Resumo
Esta pesquisa analisa se a forma como o Balanço Patrimonial apresentado altera a percepção
dos acadêmicos brasileiros e cabo-verdianos quanto à interpretação do conteúdo
informacional para tomada da decisão. Foi realizado um experimento com modelos distintos
de balanço patrimonial, um adotado no padrão brasileiro e outro europeu. Foram aplicados
152 questionários em acadêmicos da UFRN e 64 da UNICV. Os resultados da estatística
descritiva e análise da variância sugerem presença do efeito propriedade e que a subordinação
à forma pode influenciar na compreensão do conteúdo informacional, e a forma de
apresentação das demonstrações pode afetar a interpretação do usuário.
Palavras-chave: Contabilidade Comportamental. Demonstrações contábeis. Efeito Framing.
Comportamento do usuário externo.
Abstract
This study seeks to investigate whether the way the balance sheet is presented alters the
perception of Brazilian and Cape-Verdean academicians when it comes to the understanding
of informational content for decision making. An experiment was carried out with different
balance sheet formats: one which was adapted according to the Brazilian format, and the other
was European. 152 questionnaires were administered to academicians from Universidade
Federal do Rio Grande do Norte and other 64 were administered to academicians from
Universidade do Cabo Verde. Descriptives and analysis of variance suggest the occurrence of
framing effect. In addition, the statistical findings show that the subordination to the format
can influence understanding on informational content, and the way that the statements are
presented can influence the user󰜚s interpretation.
Keywords: Behavioral accounting. Accounting statements. Framing effect. Behavior of the
external user.
Resumen
Esta investigación analiza si la forma en que el balance presentado altera la percepción de los
académicos brasileños y caboverdianos en la interpretación del contenido informacional para
la tomada de decisión. Hemos llevado a cabo un experimento con distintos modelos de
balance de situación, uno con el patrón brasileño y otro con la norma europea. 152
cuestionarios fueron aplicados en académicos de UFRN y 64 en académicos de UNICV. Los
resultados de la estadística descriptiva y el análisis de la varianza sugieren la presencia del
efecto de dotación y que la subordinación a la forma puede influenciar en la comprensión del
contenido informacional y que la presentación de los informes contables podría afectar la
interpretación del usuario.
Palabras clave: Contabilidad comportamental. Informes contables. Teoría del encuadre.
Comportamiento del usuario externo.

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