Fatores Motivacionais X Engajamento: Organização Militar do Interior do Paraná

AutorJuliano Zampier - Silvio Roberto Stefano - Marcia Aparecida Zampier
CargoUniversidade Estadual do Centro-Oeste, Programa de Pós-Graduação Latu Sensu em Gestão Pública Municipal, PR, Brasil - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Programa de Pós-Graduação Latu Sensu em Gestão Pública Municipal, PR, Brasil, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração, PR, Brasil - ...
Páginas145-155
145
UNOPAR Cient., Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v.16, n.2, p.145-155, Set. 2015.
ZAMPIER, J.; STEFANO, S.R.; ZAMPIER, M.A.
Juliano Zampiera; Silvio Roberto Stefanoab; Marcia Aparecida Zampiera*
Resumo
Este estudo analisou um público alvo ainda pouco pesquisado na área de gestão de pessoas, os militares do Exército Brasileiro nas graduações
mais baixas, cabos e soldados. O objetivo foi vericar quais são os fatores motivacionais que levam esses militares ao engajamento ou
reengajamento nas leiras do Exército. Foram utilizadas como variáveis os fatores demográcos, motivacionais e de clima organizacional a
m de descobrir os fatores do problema estudado. O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo exploratório com a participação de 104
militares de uma Organização Militar do Interior do Estado do Paraná. Chegou-se à conclusão, após análise e tabulação dos dados obtidos por
meio de questionário, que há um bom convívio entre os militares pesquisados e seus superiores hierárquicos e que o salário é um dos fatores
que mais motivam esses militares a permanecerem no Exército apesar de, em sua maioria, não estarem satisfeitos com seus rendimentos.
Palavras-chave: Exército. Engajamento. Reengajamento. Motivação. Clima Organizacional.
Abstract
This study analyzed a target audience that has been still poorly studied by people management area, Brazilian Army military in lower grades,
cables and soldiers. The objective was to verify which motivational factors lead to these military engagement or re-engagement in the ranks
of the Army. The variables used were demographic, motivational and organizational climate in order to discover the factors of the problem
studied. The research method used was the exploratory quantitative with the participation of 104 military of a military organization of the
State of Paraná Countryside. After analysis and tabulation of data obtained through a questionnaire, it was concluded that there is a good
relationship between the studied military staff and their superiors and that the salary is one of the factors that motivates them to remain in the
Army despite of, mostly, not being satised with their income.
Keywords: Army. Engagement. Reengagement. Motivational. Organizational Climate.
Fatores Motivacionais X Engajamento: Organização Militar do Interior do Paraná
Motivational Factors X Engagement: Military Organization of Paraná Countryside
aUniversidade Estadual do Centro-Oeste, Programa de Pós-Graduação Latu Sensu em Gestão Pública Municipal, PR, Brasil
bUniversidade Estadual do Centro-Oeste, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração, PR, Brasil
*E-mail: marciazampier@gmail.com
1 Introdução
Todos os anos, são incorporados no serviço militar
obrigatório, soldados de diferentes regiões, condições sociais,
estrutura familiar e nível de instrução. Rosa e Brito (2010)
comentam que toda a formação do soldado é feita dentro
da Organização Militar (OM) em que foram incorporados
e seu status será sempre de militar temporário, pois não há
carreira para soldado no Exército. Ao término desse período
de formação, os que possuírem condições e forem voluntários,
podem se engajar e trabalhar por determinado período dentro
da Organização.
O objetivo deste estudo consistiu em analisar os fatores
que motivam os cabos e soldados de uma Organização Militar
no interior do Paraná a se engajarem ou reengajarem no
serviço militar ativo. Conforme disposto na Portaria nº 257,
de 30 de abril de 2009 (BRASIL, 2009), o engajamento é a
primeira prorrogação voluntária de tempo de serviço militar e
o reengajamento são as demais prorrogações, ambas por um
período de doze meses e após o serviço militar obrigatório.
Assim, o foco deste trabalho foi nas graduações de cabos e
soldados engajados ou reengajados, e os motivos que levaram
esses militares à prorrogação do tempo de serviço militar. O
engajamento ou reengajamento é um contrato rmado entre as
partes, Exército e militar, e possui validade de um ano. Após esse
período o cabo ou soldado pode renovar ou não seu contrato,
congurando assim o reengajamento ou não do mesmo.
A Organização Militar em estudo está situada em uma
cidade do interior do Paraná e possuía em 2014, um efetivo de
481 militares que atuavam tanto na rotina operacional quanto
na administrativa. A rotina operacional está voltada para a
formação dos soldados, missões operacionais peculiares ao
Exército e a Garantia da Lei e da Ordem - GLO. A rotina
administrativa está voltada para o apoio à tropa em suas
atribuições, manutenção das instalações e dos recursos
humanos disponíveis, e apoio à sociedade.
Segundo Silva Neto et al. (2009, p.2) “as mudanças sociais
que se instalaram nas últimas décadas ainda demandam
modicações igualmente signicativas no modo de atuar
das organizações”. Nesse sentido, o estudo buscou prover
dados sobre os cabos e soldados em relação com superiores
hierárquicos, base familiar, estrutura nanceira, educação e
motivação para o trabalho.
Na estrutura deste trabalho foram transcritos conceitos
de liderança, motivação, comprometimento com o trabalho e

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