Fatores de experiências hedônicas de não compra

AutorFabio Albuquerque - Sonia Trigueiro de Almeida - Maria Valeria Pereira de Araujo - Karen Barbosa Montenegro de Souza - Nilda M. de C. Pinto Guerra Leone
CargoMestre, UNIPE - Doutora em Administração, UnP - Doutora, UFRN - Mestre, UnP - Doutora, UnP
Páginas40-59
Revista Global Manager
V. 14, N. 1, 2014
ISSN 1676-2819 - impresso| ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
FATORES DE EXPERIÊNCIAS HEDÔNICAS DE NÃO COMPRA
a Fabio Albuquerque, Mestre, UNIPE, fabioalbuKerk@unipe.br
b Sonia Trigueiro de Almeida, Doutora em Administração, UnP, soniatrigueiro@gmail.com
c Maria Valeria Pereira de Araujo, Doutora, UFRN, valeriaraujo@gmail.com
d Karen Barbosa Montenegro de Souza, Mestre, UnP, karenbmontenegro@hotmail.com
e Nilda M. de C. Pinto Guerra Leone, Doutora, UnP, n.leone@uol.com.br
Informações de Submissão
Autor Correspondente Sônia T. de
Almeida. Endereço: Av. Engenheiro
Roberto Freire, 3111 - Natal - RN - CEP:
59.090-000.
Recebido em: 18/04/2014
Aceito em: 20/05/2014
Publicado em: 04/06/2014
Resumo
Consumo hedônico é algo que designa as facetas do comportamento
de um indivíduo do relacionadas aos aspectos multisse nsoriais e
emocionais da experiência dele com os produtos e ou serviços,
portanto o prazer de consumir reside na imaginação do indivíduo. O
presente estudo tem como objetivo analisar as motivações hedônicas
de consumidores para realizarem experiências de não compra,
identificando os fatores que motivam o co mportamento dos
consumidores em olhar vitrines e examinar e experimentar produtos
sem nenhuma intenção de compra. O estudo é exploratório, utilizou-
se análise de conteúdo em uma amostra de 48 consumidoras. Os
resultados identificara m-se seis fatores preditores da experiência
hedônica de não compra: entretenimento, interação social,
gratificação, acompanhar tendências, valor do dinheiro e voyerismo.
E mostrou ainda que o voyeur muitas vezes fantasia sobre o exercício
de uma atividade e suas experiências estão muito associadas com
pulsões p sicológicas, podendo levar ao consumo impulsivo e
irresponsável.
Abstract
Hedonic cons umption is something that designates the facets of the
behavior of an individual related to the multi-sensory and emotional
aspects of his experience with the products or services and therefore
the enj oyment of consuming resides in the imagination of t he
individual. The present study aims to anal yze the hedonic
motivations of consumers to conduct experiments not purchase,
identifying the factors that motivate consumer behavior in window
shopping and examine and experiment with products with no
intention of buying . The study is exploratory , we used content
analysis on a sample of 48 consumers . The results identified six
predictors of hedonic experie nce not to buy : entertainment , social
interaction , bonus , trac k trends , value for money and voyeurism .
And still showed that the voyeur often fantasizes about the exercise
of an activity and their experiences are closely a ssociated with
psychological drives , which can lead to impulsive and irrespo nsible
consumption.
Palavras-chave
Motivações hedônicas de consumo.
Fatores da experiência hedônica.
Keywords
Motivations hedonic consumption.
Factors hedonic experience..
Revista Global Manager v. 14, n. 1, p. 40-59, 2014
41
1 INTRODUÇÃO
Tradicionalmente, os estudos do consumo na área de marketing têm se concentrado
em investigações sobre experiências utilitaristas, caracterizadas pela busca de aspectos
racionais do consumo (BATRA; AHTOLA, 1991). Embora investigações de Tauber (1972)
tenham encontrado aspectos hedônicos no consumo, foi a partir do trabalho de Hirschman e
Holbrook (1982) que o leque de estudos sobre experiências hedônicas no consumo se abriu,
passando a provocar maior interesse entre os pesquisadores (LANGREHR, 1991; BABIN,
DARDEN; GRIFFIN, 1994; HOLBROOK; HIRSCHMAN 1982; O´SHAUGHNESSY;
O´SHAUGHNESSY, 2002; ARNOLD, 2003).
Fazendo uma conexão entre marketing, a sociedade de consumo e o estilo de vida
hedônico, O´Shaughnessy e O´Shaughnessy (2002) sugeriram a existência de uma sociedade
hedonística, apontando a experiência de consumo hedônica como aspecto central da
existência do homem na sociedade, uma vez que toda a vida humana é guiada pelo consumo e
pela acumulação de bens materiais que, muito mais do que satisfazer necessidades (visão
utilitarista), busca experiências multisensoriais e de prazer (visão hedônica).
Os estudos sobre o consumo hedônico revelaram que a procura por experiências
prazerosas de consumo podem ser muito mais importantes para os consumidores do que a
aquisição utilitária de produtos (HIRSCHMAN; HOLBROOK, 1982; SHERRY, 1990),
caracterizando o termo hedonismo como o exercício de prazer, como uma experiência
associada a busca da excitação e do prazer (CAMPBELL, 2001).
Consumidores realizam experiências hedônicas de consumo em busca de vivenciar
sensações de prazer, multisensoriais, fantasiosas e emocionais na interação com produtos e
serviços (HIRSCHMAN; HOLBROOK, 1982) através de iniciativas individuais ou coletivas
que perpassam sentimentos de desejo, busca, conquista e prazer mediados pela própria
experiência de consumo (AHTOLA, 1985; ADDIS; HOLBROOK, 2001).
O prazer está no alicerce da experiência hedônica de consumo, não prazer fugaz do
gozo com fim em si, mas uma sensação prazerosa proveniente do uso imaginativo de produtos
e objetos vistos e desejados nas lojas e vitrines (CAMPBELL, 2001), onde consumidores
buscam diversão e lazer (TAUBER, 1972), passar o tempo e escapar dos problemas
cotidianos além de estabelecer laços e vínculos sociais (KIM, 2006; RAGHUNATHAN;
CORFMAN, 2006), buscar auto-gratificação, acompanhar tendências e inovações de mercado

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT