Federalismo e reforma do Estado

AutorAdriano Corrêa de Sousa
Páginas134-135

Page 134

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Monitor de direito constitucional: Adriano Corrêa de Sousa

Professor: Gustavo Sampaio Telles Ferreira

Departamento de Direito Público/Direito Constitucional Positivo

Classificação:

Código do relato: SDB106

(3) desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas para melhoria da aprendizagem;

(3) pesquisa bibliográfica para integração de conteúdos inovadores ao ensino da disciplina;

(3) desenvolvimento de procedimento metodológico para implementação em sala de aula;

(3) aplicação de procedimento metodológico em sala de aula;

(3) desenvolvimento de recursos didático-pedagógicos auxiliares ou complementares à sala de aula formal.

( ) outros _________________ (indicar).

O presente monitor programou uma série atividades didático-pedagógicos para aprimorar os processos de ensino/aprendizagem relativas ao Direito Constitucional. Na prática, realizou o seguinte:

  1. Organizou grupos de discussão, material e virtual nos seguintes sítios:

    1) http://br.groups.yahoo.com/group/constitucional_uff_108/ (para o 1º semestre)

    2) http://br.groups.yahoo.com/group/constitucional_uff_208/ (para o 2º semestre)

    Nesses grupos foram disponibilizados artigos e resumos de alguns dos casos mais relevantes do Supremo Tribunal Federal;

  2. Apresentou aulas, programadas previamente, e supervisionadas pelo docente titular, em horário extraclasse pré-fixado, com o objetivo de aprofundar alguns temas específicos, tais como:

    1) Direitos Fundamentais;

    2) Federalismo;

    3) Poder de reforma da Constituição.

  3. Elaborou e aplicou, durante as sessões de monitoria, estudos dirigidos, envolvendo questões, via de regra, inspiradas nos casos concretos mais marcantes da jurisprudência, relacionados aos temas abordados em Direito Constitucional, tais como: eficácia dos direitos fundamentais, repartição de competências legislativas e administrativas e limitações constitucionais do poder de reforma.

  4. Escreveu um estudo sobre as três principais fontes jurisprudenciais do caso Collor publicado na 2ª edição da Revista de Direito dos Monitores da UFF. O que, em muito, foi estimulado pelas discussões travadas nas sessões de monitoria.

  5. Conclusão do projeto Revista de Direito dos Monitores de Direito da UFF – RDMUFF. Trata-se de periódico quadrimestral que reúne artigos dos alunos/monitores da Faculdade de Direito, estudos de casos e pesquisas realizadas no âmbito da Universidade.

    A monitoria pode ser qualificada como um estágio docente. O monitor deve...

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