Federalismo e reforma do Estado
Autor | Adriano Corrêa de Sousa |
Páginas | 134-135 |
Page 134
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Monitor de direito constitucional: Adriano Corrêa de Sousa
Professor: Gustavo Sampaio Telles Ferreira
Departamento de Direito Público/Direito Constitucional Positivo
Classificação:
Código do relato: SDB106
(3) desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas para melhoria da aprendizagem;
(3) pesquisa bibliográfica para integração de conteúdos inovadores ao ensino da disciplina;
(3) desenvolvimento de procedimento metodológico para implementação em sala de aula;
(3) aplicação de procedimento metodológico em sala de aula;
(3) desenvolvimento de recursos didático-pedagógicos auxiliares ou complementares à sala de aula formal.
( ) outros _________________ (indicar).
O presente monitor programou uma série atividades didático-pedagógicos para aprimorar os processos de ensino/aprendizagem relativas ao Direito Constitucional. Na prática, realizou o seguinte:
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Organizou grupos de discussão, material e virtual nos seguintes sítios:
1) http://br.groups.yahoo.com/group/constitucional_uff_108/ (para o 1º semestre)
2) http://br.groups.yahoo.com/group/constitucional_uff_208/ (para o 2º semestre)
Nesses grupos foram disponibilizados artigos e resumos de alguns dos casos mais relevantes do Supremo Tribunal Federal;
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Apresentou aulas, programadas previamente, e supervisionadas pelo docente titular, em horário extraclasse pré-fixado, com o objetivo de aprofundar alguns temas específicos, tais como:
1) Direitos Fundamentais;
2) Federalismo;
3) Poder de reforma da Constituição.
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Elaborou e aplicou, durante as sessões de monitoria, estudos dirigidos, envolvendo questões, via de regra, inspiradas nos casos concretos mais marcantes da jurisprudência, relacionados aos temas abordados em Direito Constitucional, tais como: eficácia dos direitos fundamentais, repartição de competências legislativas e administrativas e limitações constitucionais do poder de reforma.
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Escreveu um estudo sobre as três principais fontes jurisprudenciais do caso Collor publicado na 2ª edição da Revista de Direito dos Monitores da UFF. O que, em muito, foi estimulado pelas discussões travadas nas sessões de monitoria.
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Conclusão do projeto Revista de Direito dos Monitores de Direito da UFF – RDMUFF. Trata-se de periódico quadrimestral que reúne artigos dos alunos/monitores da Faculdade de Direito, estudos de casos e pesquisas realizadas no âmbito da Universidade.
A monitoria pode ser qualificada como um estágio docente. O monitor deve...
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