Ferramenta didática ou guia curricular? Percepção de professores sobre o processo de escolha dos livros didáticos de Sociologia em escolas do Ceará

AutorManoel M. de Sousa Neto - Rosemary de O. Almeida - Márcio K. M. Pessoa
CargoProfessor, Secretaria de Educação do Ceará/SEDUC-CE - Professora, Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Professor, Secretaria de Educação do Ceará/SEDUC-CE
Páginas155-179
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p155
155155 – 179
Ferramenta didática ou
guia curricular? Percepção
de professores sobre o processo
de escolha dos livros didáticos de
Sociologia em escolas do Ceará
Manoel Moreira de Sousa Neto1
Rosemary de Oliveira Almeida2
Márcio Kleber Morais Pessoa3
Resumo
Este artigo objetiva compreender as percepções dos professores de Sociologia quanto à escolha e
uso dos livros didáticos em seis escolas públicas da rede estadual do Ceará. Parte-se da hipótese
de que o livro didático é utilizado como referência pelos professores para a construção do plano
de curso e não como ferramenta auxiliar da prática pedagógica, tornando-se guia curricular de
Sociologia no Ensino Médio. Analisam-se critérios utilizados pelos professores para a escolha
do livro, com parâmetro nas categorias: topicalismo, nominalismo e contextualismo (MEUCCI,
2014). Avaliam-se seis obras escolhidas no edital do Programa Nacional do Livro Didático
(BRASIL, 2015c) e entrevistas com professores da disciplina. Percebe-se que a escolha do livro
relaciona-se com a demanda por conteúdos para a disciplina, em detrimento das características
1 Professor, Secretaria de Educação do Ceará/SEDUC-CE. Mestre em Sociologia, pela Universidade Federal do
Ceará. Professor supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/PIBID. Principal
publicação: Sociologia e ensino no Ceará: novas perspectivas. In: HANDFAS, A.; MAÇAIRA, J. P.; FRAGA,
A. B. (Org.). Conhecimento escolar e ensino de Sociologia: instituições, práticas e percepções. Rio de Janeiro:
7 Letras, 2015, V. 1 p. 240-251. E-mail: manoelneto81@hotmail.com.
2 Professora, Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Sociologia (UFC). Coordenadora de área
de Sociologia do PIBID. Principal publicação: Livro: Mulheres que Matam: universo imaginário do crime no
feminino. Rio de Janeiro: Relume Dumará: UFRJ, Núcleo de Antropologia da Política, 2001.
E-mail: rosemary.almeida@uece.br.
3 Professor, Secretaria de Educação do Ceará/SEDUC-CE. Mestre em Sociologia (UFC). Principal publicação:
Livro: Dez escolas, dois padrões de qualidade: uma pesquisa em dez escolas públicas de ensino médio do
estado do Ceará (coautoria: André Haguette). E-mail: mkpceara@hotmail.com.
Ferramenta didática ou guia curricular? Percepção de professores sobre o processo de escolha dos livros didáticos de Sociologia
em escolas do Ceará | Manoel Moreira de Sousa Neto, Rosemary de Oliveira Almeida e Márcio Kleber Morais Pessoa
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didático-pedagógicas das obras. Há uma aproximação entre a divisão curricular aconselhada pelo
Ceará, coleção Escola Aprendente (CEARÁ, 2008), e a forma como os professores escolheram
os seus livros.
Palavras-chave: Livro didático. Currículo. Sociologia no Ensino Médio.
1 Introdução
A disciplina de Sociologia retornou, na última década, de forma ocial
às escolas de Ensino Médio de todo o país, acatando a lei 11.684/2008,
com caráter de obrigatoriedade. A situação em torno da implementação da
disciplina é marcada por uma série de desaos relacionados à formação de
professores, à proposta curricular, ao número de aulas, à situação da escola
pública brasileira, às mudanças no currículo da escola média brasileira, aos
objetivos do Ensino Médio e, ainda, à produção de livros didáticos para a
disciplina (MORAES, 2010).
Este texto pretende elaborar uma contribuição reexiva, ainda inicial, so-
bre o processo de escolha dos livros didáticos de Sociologia em escolas públi-
cas da rede estadual do Ceará. Para tanto, o trabalho enfoca questões relacio-
nadas à forma de escolha e apropriação do livro didático de Sociologia, tendo
como referência as percepções de professores a respeito da seleção do livro e
do uso deste artefato em seis escolas da rede pública cearense, questionando
quais critérios são utilizados pelos professores. Tomamos como parâmetro de
estudo as categorias discutidas por Meucci (2014): topicalismo, nominalismo
e contextualismo, visto que o livro didático pode ser apropriado pelo docente,
por meio de seus recursos especícos de escrita e da exposição do conhecimen-
to cientíco em âmbito escolar, de forma particular como referencial teórico
para o conhecimento escolar daquela disciplina.
Partimos da hipótese de que o livro didático é utilizado como referência
pelos professores no momento de construção do plano de curso para a disci-
plina nas escolas; dessa maneira, esse livro ultrapassa a condição de ferramenta
auxiliar da prática pedagógica, tornando-se guia curricular de Sociologia no
Ensino Médio, ainda que se constitua em um campo de tensões como é o
currículo. Entendemos, com efeito, que essa perspectiva se fortaleceu desde
a inclusão da Sociologia no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
do Ministério da Educação (BRASIL, 2015c). Trata-se de um programa de

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