FMI alerta para o alto nível de endividamento e para o risco de crise de solvência

As medidas de políticas monetárias e fiscal que forneceram suporte às economias ajudaram a conter os riscos de curto prazo, mas algumas vulnerabilidades financeiras estão agora mais intensas, em particular o alto nível de endividamento, que pode levar a uma crise de solvência, aponta o Relatório de Estabilidade Financeira Global do Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgado hoje.

Segundo o diretor do departamento monetário e de mercado de capitais do fundo, Tobias Adrian, um dos responsáveis pelo estudo, "as ações de políticas monetária e fiscal podem ter consequências não intencionais". Um desses efeitos é o grande endividamento de governos, empresas e famílias.

Conforme o estudo, há alguns riscos em evidência no momento, como a possibilidade de uma recuperação mais lenta do que o esperado e a persistente desconexão entre mercados financeiros e a economia real.

Na visão de Adrian, se houver um atraso na retomada em vários países, pode haver um baque no atual otimismo dos investidores. Nesse cenário as condições financeiras podem enfrentar um aperto.

Uma piora do ambiente de liquidez, por sua vez, impactaria empresas e governos com maior grau de endividamento.

Conforme o relatório, as pequenas e médias empresas são ainda mais vulneráveis do que as grande corporações que têm acesso aos mercados de capitais. "O caminho futuro dos defaults, em última instância, está ligado à extensão das políticas de suporte e ao ritmo de recuperação econômica", diz o fundo.

O relatório do FMI aponta que, no caso de uma crise de solvência, alguns sistemas bancários pelo mundo serão testados. "Apesar de o sistema bancário global estar bem capitalizado, as instituições financeiras mais fragilizadas em alguns sistemas bancários podem experimentar restrições de capital em cenário macroeconômico adverso" mesmo com as medidas de estímulo em andamento.

Adrian explica que, em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT