Fmi defende servidor público na reforma

WASHINGTON O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) defende uma abrangente reforma da Previdência do país, incluindo o sistema de aposentadoria dos servidores públicos, que não seguem as normas do INSS. A orientação consta da conclusão que a direção do Fundo fez do relatório sobre o Brasil publicado em setembro passado. Anualmente, a instituição faz uma análise detalhada de cada país que compõe o FMI.

“Os diretores salientaram a necessidade de reforma do regime de Previdência, incluindo o dos funcionários públicos de todos os níveis de governo, levando em conta as tendências demográficas desfavoráveis e os grandes desequilíbrios atuariais”, disse o documento, divulgado ontem em Washington.

O documento informa que a direção do FMI ainda está preocupada com as finanças de governos locais e “encorajam soluções duradouras em coordenação com os estados”, afirmou o documento, sem citar nominalmente o Rio de Janeiro, que vive grave situação fiscal.

A análise do Conselho Diretor do Fundo reforça a avaliação de que a crise é decorrente de problemas internos, que foram potencializados pela redução da demanda global por matérias-primas. O documento afirma que vê o Brasil saindo da recessão, mas alerta que a recuperação será lenta e gradual. Da mesma forma, o Fundo recomendou cautela para a redução dos juros no Brasil:

“Enquanto as condições para um ciclo de atenuação gradual (dos juros) estão se formando agora, com as expectativas de inflação convergindo para a meta, os diretores (do FMI) recomendam que a política monetária deve permanecer relativamente apertada até que o progresso do ajuste fiscal e das reformas sejam mais tangíveis e as expectativas de inflação se aproximem da inflação alvo do Banco Central", afirmou o documento, que vê a inflação convergindo para a meta.

Uma fonte do FMI lembrou que esta análise...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT