Focando as lentes: criminologia cultural e a imagem /Opening the lens: cultural criminology and the image

AutorKeith J. Hayward
CargoProfessor de Criminologia na Faculdade de Direito da Universidade de Copenhagen. E-mail: keith.hayward@jur.ku.dk - Pós-doutorado em Criminologia pela Kent University - UK (Inglaterra) em 2010. E-mail: oxleyalvaro37@gmail.com - Doutorando em Ciências Criminais pela PUCRS na linha de violência e segurança pública. Bolsista CAPES. Advogado...
Páginas550-580
Revista de Direito da Cidade vol. 11, nº 1. ISSN 2317-7721
DOI: 10.12957/rdc.2019.36354
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Revista de Direito da Cidade, vol. 11, nº 1. ISSN 2317-7721 pp. 550-580 550
FO CA ND O AS L ENT ES : C RIM IN OLOGIA C ULT UR AL E A IMA GE M1
OP EN IN G THE L ENS : C ULT UR AL C RIM IN OL OG Y AND T HE IMAGE
Kei th H ayw ar d2
Tra du to re s:
Álv ar o Fil ipe Ox le y da R och a3
Tia go L ore nz in i Cunha4
Resumo
O p resente estudo busca analisar o crescente papel/uso da imagem em relação às condições
contemporâneas da sociedade na modernidade tardia e, particularmente, as representações
visuais (significados) extraídas da imagem do crime e do controle social enquanto produtos
culturais carregados de sentido, de interpretações, de tensões, etc., o poder dessas imagens e
1 Este trabalho é uma tradução do artigo Opening the lens: Cultural Criminology and the image, escrito
por Keith Hayward, que faz parte da obra coletiva HAYWARD, Keith J; PRESDEE, Mike. Framing Crime:
Cultural Criminology and the Image. New York: Routledge, 2010. Salientamos que, embora a tradução
à àà à à à áà à à Cà Cà à à à à à à
versão voltada ao contexto simbólico e crítico para o qual o referido texto está direcionado. Em outras
palavras, é importante ressaltà à à à à à à à à à à à à à
designar um mero objeto, a exemplo de uma lente de contato, mas se refere ao desenvolvimento de um
novo e ampliado olhar criminológico (visual, no original). Com esse uso interessa-lhe oferecer novas
significações culturais ao que podemos ver ou enxergar em relação à imagem do crime e do controle
social, vistas de forma desfocalizadas pela sociedade contemporânea, do ponto de vista do impacto das
condições culturais na modernidade tardia. Assim sendo, a expressão focando, em vez de abrindo (como
seria na tradução literal), parece mais bem apontar para a necessidade de construção e de
desenvolvimento de novas ferramentas metodológicas e teóricas, no sentido de compreendermos as
múltiplas visões maleáveis dos meios de comunicação e o comportamento desviante de normas ou regras
jurídicas e socialmente estabelecidas. Além disso, procurando mais bem acomodar o texto original nesta
tradução preferimos adaptá-lo em uma estrutura sintática e gramatical mais fluida, motivo pe lo qual
existem, nesta versão, algumas alterações estruturais em relação à obra em língua inglesa. Finalmente,
precisamos ainda destacar que tal artigo é o primeiro trabalho de abertura da referida obra coletiva. Por
esse motivo, durante o desenvolvimento do texto, há também uma preocupação de Hayward em
apresentar os demais autores da obra, no sentido de convidar os leitores, das mais diversas áreas do
conhecimento, a fazerem parte das investigações de como os sentidos e as representações da cultura
visual sobre o crime e o controle social são negociados, de forma excitante, pelos meios de comunicação,
na modernidade tardia.
2 Professor de Criminologia na Faculdade de Direito da Universidade de Copenhagen. E-mail:
keith.hayward@jur.ku.dk
3 Pós-doutorado em Criminologia pela Kent University - UK (Inglaterra) em 2010. E-mail:
oxleyalvaro37@gmail.com
4 Doutorando em Ciências Criminais pela PUCRS na linha de violência e segurança pública. Bolsista CAPES.
Advogado criminalista. E-mail: tiagolorenzini@hotmail.com
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desses múltiplos visuais (estilos), de que forma podemos focalizar as lentes (imagens) da
transgressão e das agências de controle, e as maneiras pelas quais essas lentes são manipuladas
pelos meios de comunicação, a fim de gerarem uma cultura estilizada e espetacularizada em
torno dessas questões. Para a concreção dessa intenção de pesquisa, a Criminologia Cultural
procura compreender, tanto metodológica quanto teoricamente, o impacto simbólico e cultural
dessas condições da sociedade mode rna frente às instituições de controle, e ao próprio
significado circular dos termos crime e controle social, no sentido de desafiar a Criminologia,
fazendo girar o seu caleidoscópio para além das análises econômicas e sociais da Criminolo gia
ortodoxa, para focalizar ou melhor identificar o lado impreciso da imagem do crime e do
controle social vistas em cada aspecto de n ossa existência, e projetadas por uma cultura de
estilo, que festeja e promove o seu lado sedutor.
Palavras-chave: Imagem; Crime e Controle social; Criminologia Cultural; Representações visuais.
Abstract
The present study seeks to analyze the growing role / use of the image in relation to the
contemporary conditions of society in late modernity, and particularly the visual
representations (meanings) extracted from the image of crime and social control as cultural
products loaded with meaning, , tensions, etc., the power of these images and visual multiples
(styles), how we can focus on the lenses (images) of the transgression and the control agencies,
and the ways in which these lenses are manipulated by the media , in order to generate a
stylized and spectacular culture around these issues. In order to achieve this research intention,
Cultural Criminology seeks to understand, both methodologically and theoretically, the sy mbolic
and cultural impact of these conditions of modern society on the institutions of control, and on
the very circular meaning of the terms crime and social control, in the sense of defy Criminology
by turning its kaleidoscope beyond the economic and social ana lyzes of Orthodox Criminology
to focus on or better identify the flawed side of the image of crime and s ocial control seen in
every aspect of our existence and designed by a culture of style, which ce lebrates and promotes
its seductive side.
Keywords: Image; Crime and Social Control; Cultural Criminology; Visual representations.
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Você quer obter poder por meio da imagem?
Então você perecerá pelo retorno da imagem
(Jean Baudrillard, 2005, tradução nossa).
Cinco anos atrás, na coleção editada Cultural Criminology Unleashed (Ferrell et al.,
2004), nós explicamos que o verdadeiro sentido do crime e do controle social estava por ser
encontrado não na factualidade essencial (e essencialmente falsa) das taxas de criminalidade,
mas nos processos conflitantes de exibição simbólica,5 de cultura interpretativa e de
representação negociada. Tais processos puderam ser vistos naquilo que passamos a chamar de
Imagens do crime,6 à ààà àààà ààà àà
e o sistema àààatizadas por campanhas anticrime, visualmente concebidas
como ondas de criminalidade, e por fabricações contraculturais e imaginativas pela mídia,
àààààààààààààma fita ou
tendência cultural7 à à àà àà -4). Ao mesmo tempo, nossa
intenção era sermos controversos: o objetivo era jogar com os parâmetros da disciplina e
desafiar as tradicionais convenções ortodoxas da Criminologia. Por outro lado, avaliando o
mundo cinco anos depois, tais apontamentos parecem ser menos voos irreverentes de
futurologia chique e mais do que observações, derivadas do senso comum. Isso porque,
enquanto a experiência diária da sociedade ocidental contemporânea pode ou não estar
impregnada de crime, ela certamente está impregnada com imagens e, cada vez mais, com
imagens do crime.
No entanto, esse contexto não expressa somente um caso de proliferação de imagens
o sentido visual agudo das sociedades modernas exige imagens que sejam, ao mesmo tempo,
àà àMàà àà àà àVàà àà à
liquidez da forma,8 ao passo que as imagens sangram ou escorrem de um meio para o outro.
Imagens são carregadas e baixadas, copiadas e compartilhadas, Flickr-ed, Facebook-ed e
5 No original, symbolic display, traduzido como exibição simbólica em língua portuguesa (Nota de
Tradução).
6 No original, Images of crime (NT).
7 No original, Möbius strip of culture and everyday life, sem tradução em língua portuguesa (NT). Em uma
tradução literal, Möbius strip poderia significar uma fita de Möbius, que é formada pela colagem de duas
extremidades de um ponto ao outro. Por outro lado, o sentido do termo na frase está se referindo muito
mais a uma tendência ou a um ciclo cultural que repetimos todos os dias do que propriamente
remetendo à alusão de um objeto inanimado.
8 No original, liquidity of form, sem tradução em língua portuguesa (NT).

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