A formação como líder social na produção de cuidados em saúde a população em situação de rua

AutorBianca Campos Oliveira - Margareth Santos Zanchetta - Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira
CargoDoutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde, Universidade Federal Fluminense - Professora Associada da Daphne Cockwell School of Nursing, Ryerson University, Toronto, Canada - Professora Titular da Universidade Federal Fluminense
Páginas49-73
Cadernos do CEAS, Salvador/Recife, v. 46, n. 252, p. 49-73, jan./abr., 2021 | ISSN 2447-861X
A FORMAÇÃO COMO LÍDER SOCIAL NA PRODUÇÃO DE CUIDADOS
EM SAÚDE. A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
Training as a social leader in health care production. The homeless people
population
Bianca Campos Oliveira
Universidade Federal Fluminense
Margareth Santos Zanchetta
Daphne Cockwell School of Nursing, Ryerson University,
Toronto, Canada.
Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira
Universidade Federal Fluminense
Informações do artigo
Recebido em 06/11/2020
Aceito em 07/06/2021
doi>: https://doi.org/10.25247/2447-861X.2021.n252.p49-73
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Atribuição 4.0 Internacional.
Como ser citado (modelo ABNT)
OLIVEIRA, Bianca Campos; ZANCHETTA, Margareth
Santos; OLIVEIRA, Beatriz Guitton R. B. de. A formação
como líder social na produção de cuidados em saúde. A
população em situação de rua. Cadernos do CEAS:
Revista Crítica de Humanidades. Salvador/Recife, v.
46, n. 252, p. 49-73, jan./abr. 2021. DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2021.n252.p49-73
Resumo
Objetivo: Este relato de experiência reporta a participação des sa autora
como bolsista do programa governamental Emerging Leaders in the
Americas Program (ELAP), com o objetivo primeiro, de conhecer a prática
de Enfermagem de rua na cidade de Toronto (Canadá) na promoção da
saúde, nos cuidados diretos e da educação para o autocuidado com a
população em situação de rua e usuária de drogas injetáveis assim como
o trabalho de prevenção de danos em tal contexto de prática. Segundo, o
de criar um modelo conceitual para g uiar a futura fase de análise dos
dados a serem colhidos na cidade de Niterói (estado do Rio de Janeiro).
Metodologia: Abordagem descritiva, do tipo relato de experiência, que
descreve a trajetória de entrada de campo de trabalho da doutoranda
brasileira em locais de produção de implantação da assistência e de
cuidado em saúde para a População em situação de rua na cidade de
Toronto (Canadá), no período de fevereiro a junho de 2020. Conclusão:
Finalmente, a oportunidade de participação no ELAP produziu múltiplos
dividendos relativos a conscientização da doutoranda em seu novo papel
de líder so cial sobre a temática, bem como influenciadora de demais
enfermeiros brasileiros, estudantes de graduação e pós graduação acerca
da Enfermagem como uma profissão capaz de realizar uma advocacia
política e defender e assegurar os direitos das pessoas às quais prestam
cuidados, em especial pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Bem como de participar ativamente na tomada de decisões,
reformulações de políticas públicas e ações governamentais.
Palavras-Chave: Promoção da saúde. Enfermagem global. População
em situação de rua. Drogas ilícitas injet áveis. Internacionalização da
educação. Toronto.
Abstract
Objective: This experience report reports the participation of this author
in the Americas Program (ELAP), with the first objective of know ing the
practice of Street Nu rsing in the city of Toronto (Canada) in health
promotion, direct care and education for self-care with the homeless
population and injecting drug users as well as the work of damage
prevention in this practice context. Second, to create a conceptual model
to guide the future phase of data analysis to be collected in the city of
Niterói (Rio de Janeiro state). Methodology: Descriptive approach, of the
experience report type, describing the trajectory of the Brazilian doctoral
student's entry into the field of work in sites of production of he alth care
and assistance implementation for the homeless population in the city of
Toronto (Canada), from February to June 2020. Conclusion: Finally, the
opportunity to participate in ELAP produced multiple dividends related to
the awareness of the doctoral student in her new role as a social leader on
the theme, as well as influencer of other brazilian nurses, undergraduate
and graduate students about nursing as a profession capable of
performing a political advocacy and defend and ensure the rights of
people to whom they provide care, especially people in situations of social
vulnerability. As well as to actively participate in dec ision making,
reformulations of public policies and governmental actions.
Keywords: Health promotion. Globa l nursing. Homele ss population,
injecting illicit drugs. Internationalization of education, Toronto.
Cadernos do CEAS, Salvador/Recife, v. 46, n. 252, p. 49-73, jan./abr., 2021.
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A formação como líder social na produção de cuidados em saúde... | Bianca Oliveira; Margareth Zanchetta; Beatriz Oliveira
Introdução
O constante desafio enfrentado pelos profissionais exercendo a saúde coletiva concentra-se
em tornar as instituições e serviços de saúde, responsiva às complexas demandas de assistência
primária de saúde (VIEIRA, 2017). Dentre as populações vivendo extremas iniquidades em saúde,
citamos a populacao em situação de rua, principalmente quando se constitui como dependentes de
drogas ilícitas injetáveis (UNITED NATIONS, 2020). O consumo de tais drogas e os subsequentes
danos provocados à saúde desta população requer dos serviços de saúde, ações curativas e de
promoção de saúde de forma integrada, envolvendo diversos setores da sociedade e da
administração pública (REZAEI, 2017).
Atualmente, esta situação constitui um problema global de saúde pública ( WORLD HEALTH
ORGANIZATION, 2018), em especial para a Enfermagem global (NARASIMHAN, 2019; FOWLER,
2020) pois testa a factibilidade de conhecidos modelos conceituais/teóricos de promoção de saúde
populacional (e.g. modelo de redução de danos (PAULA; 2020), enquanto propicia a emergência de
novos modelos e estratégias logicamente mais responsivos aos determinantes sociais de saúde, como
fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais (HEALTH
CANADA, 2019; FIORATI, 2016). Cumpre-nos destacar a experiência canadense no enfrentamento
deste problema de saúde pública pautado em sua conhecida liderança na área de promoção da saúde
(HASFORD, 2019; RAMSAY, 2019; POTTIE; 2020). A concepção de programas a esta população tenta
coibir os efeitos de políticas econômicas, os efeitos do crescente adoecimento emocional e mental, e
ao multidimensional sofrimento dos indivíduos (PANKRATZ, 2017; PANKRATZ, 2018; WORTON,
2018, HARRIS, 2019)
Priorizando a expansão do conhecimento sobre a prática de enfermeira(o)s atuando com tal
população em um contexto consolidado na perspectiva de promoção de saúde populacional, a autora
principal deste artigo, enfermeira doutoranda brasileira, com experiência na área da atenção primária
à saúde, explorou tal conhecimento na cidade de Toronto-Canadá. Enquadrando na sua experiência
nas áreas de Gestão Pública, Saúde Pública, Políticas Públicas e Sociais e Saúde Coletiva, seu objeto
de pesquisa no doutoramento explora o tratamento de feridas em condições crônicas e em sua
avaliação no âmbito da saúde pública com a população em situação de rua e a integridade da pele,
uma área de grandes lacunas de conhecimento no Brasil.
Este relato de experiência reporta a participação dessa autora como bolsista do programa
governamental Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) gerenciado pelo Global Affairs
Canada (GOVERNMENT OF CANADA, 2020). O ELAP criado em 2009 pelo Governo do Canadá
oferece aos estudantes de graduação e pos-graduacao stricto sensu, oriundos da América Latina e do
Caribe, oportunidades de treinamento em pesquisa ou estudos e apoia o desenvolvimento de capital

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