A função da arte teatral na educação infantil: o teatro particular de cada criança

AutorHumberto Moacir de Oliveira, Camila Rodrigues Vaz Chaves, Jacques Fux
Páginas50-63
50
OLIVEIRA, Humberto Moacir de; CHAVES, Camila Rodrigues Vaz; FUX, Jacques. A função da arte...
Partindo da ideia aristotélica de que é na ten-
dência a representar que repousa a capacidade de
aprender do homem, o presente artigo visa discutir,
 
os mecanismos psíquicos que possibilitariam essa
operação e quais papeis o teatro poderia exercer
na educação infantil. Para tanto, foi imprescindível
articular a discussão de Freud a respeito da fantasia
à teoria sobre o ensino do teatro de Ingrid Koudela
para, então, trazer uma contribuição à discussão
sobre a forma como esse rico veículo de represen-
tação que é o teatro pode contribuir com o desen-
volvimento da criança.
Palavras-chave: Teatro; Educação; Psicanálise.
Starting from Aristotle’s idea that human’s
ability to learn relies on the tendency to represent,
the current article aims to discuss, through a lite-
rature review, the psycho mechanisms that enable
such operation, and the roles played by theater
on children’s education. Therefore, it was impe-
rative to articulate Freud’s discussion regarding
fantasy to the theory of Ingrid Koudela on theater
education in order to make a contribution to the
discussion on how theater – which is a rich vehi-
cle of representation - may contribute to the child
development.
Keywords: Theater; Education; Psychoanalysis.
Introdução
Um dos axiomas inaugurais da Poética proferidos por Aristóteles (1984)
é de que o homem, desde a infância, traz consigo uma tendência à represen-
tação, assim como uma considerável capacidade de retirar prazer dessa ati-
vidade. A observação das brincadeiras infantis e sua proximidade com a arte

de dois mil anos. Segundo o autor, toda arte, principalmente todo texto dra-
mático, é uma imitação, apenas se diferindo quanto ao meio, ao objeto ou ao
modo de se imitar. É a imitação que permite, ainda segundo Aristóteles, que o
-
ção: o riso diante da comédia, que imita homens piores do que ordinariamente
são; e a piedade e o terror na tragédia, que imita homens superiores aos que
ordinariamente encontramos.
A função da arte teatral na educação infantil: o teatro particular de
cada criança
The role of the theater art in early childhood education: the private
theater of every child
http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2016v50n1p50
Humberto Moacir de Oliveira
Faculdade Pitágoras de Ipatinga, Ipatinga/MG, Brasil.
Camila Rodrigues Vaz Chaves
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, Brasil.
Jacques Fux
Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, Brasil.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT