Os funcionários pedem demissão: Um estudo sobre rotatividade em uma rede de supermercados

AutorFernanda Burbulhan - Silvio Roberto Stefano - Jéssica Sayuri Ishida
CargoUniversidade Estadual do Centro-Oeste, PR, Brasil
Páginas93-100
93
UNOPAR Cient., Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v. 14, n. 1, p. 93-100, Mar. 2013.
BURBULHAN, F.; STEFANO, S.R.; ISHIDA, J.S.
Fernanda Burbulhana; Silvio Roberto Stefanoab; Jéssica Sayuri Ishidaa
Resumo
Este estudo buscou compreender como se dá o fenômeno da rotatividade em um grupo de supermercados da região centro-oeste do Paraná,
analisando seus antecedentes e consequências. Foram analisadas treze lojas de uma rede de supermercados, sendo a pesquisa, de cunho
descritivo e explicativo. Foram analisados os dados demissionais dessas lojas durante o ano de 2011 e os motivos alegados tanto por parte da
empresa quanto dos funcionários para o desligamento. Os resultados apontaram para elevados níveis de rotatividade neste ramo e que a maior
parte das demissões se dá por iniciativa dos funcionários e em seus primeiros meses de serviço, sendo que a razão mais alegada para a saída
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circulo vicioso de rotatividade.
Palavras-chave: Rotatividade. Demissão. Mercado de Trabalho.
Abstract
This study aimed to understand how the turnover phenomenon takes place in a network of supermarkets in the mid-west region of Paraná,
considering its ancestors and consequences. Thirteen stores in a chain of supermarkets were analyzed in descriptive and explanatory research.
The resignation data of these stores during 2011 and the reasons given by both the company and employees were analyzed. The results showed
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ultimately generates a vicious circle of turnover.
Keywords: Turnover. Resignation. Job Market.
Os Funcionários Pedem Demissão: Um Estudo Sobre Rotatividade em Uma Rede de
Supermercados
Employees Resign: a Study about Turnover in a Network of Supermarkets
aUniversidade Estadual do Centro-Oeste, PR, Brasil
bUniversidade Estadual de Londrina, PR, Brasil
*E-mail: professor-silvio@hotmail.com
ESTUDO DE CASO / CASE ESTUDY
1 Introdução
O desenvolvimento econômico vem crescendo a cada dia
que passa e como decorrência disso ampliam-se os postos
de emprego. No entanto, além do aumento destes postos há
outro fenômeno que vem crescendo concomitantemente ao
desenvolvimento do mundo do trabalho, o da rotatividade,
caracterizado pela movimentação dos postos de trabalho e pelo
círculo vicioso entre admissões e demissões (DIEESE, 2011).
De acordo com o próprio DIEESE (2011), cresceu a taxa
de rotatividade de mão de obra no Brasil, pois o índice passou
de 45%, em 2001, para 53,8%, em 2010. Em 2010, a soma de
desligamentos atingiu 22,8 milhões. Observa-se que não foram
apenas os empregos formais que aumentaram no Brasil nos
últimos anos. A taxa de rotatividade de mão de obra também
cresceu substantivamente ao longo da última década. Esse
panorama parece contraditório e resolveu-se investigá-lo, de
forma a pesquisar teoricamente sobre o tema da rotatividade
e também de percebê-lo na prática e, para tanto, optou-se por
realizar uma pesquisa acerca do fenômeno da rotatividade em
um grupo de supermercados da região Centro-Oeste do Paraná.
O objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar os
antecedentes e as consequências do fenômeno da rotatividade
no grupo de lojas de uma grande rede de supermercados do
interior do estado do Paraná. Consequentemente, os objetivos
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cada uma das treze lojas analisadas pelo período de um ano,
analisando de quem partiu a maior parte das iniciativas de
demissão, quais os motivos para o desligamento da empresa
e o tempo médio de duração do vinculo trabalhista. Optou-
se por conduzir a análise em uma perspectiva qualitativa e
quantitativa, realizando uma análise complexa, no intuito de
que fosse mais abrangente.
Estruturou-se este artigo em quatro partes, sendo que a
primeira consiste no referencial teórico, o qual abrange desde
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tanto nas empresas quanto nos funcionários. Ainda na revisão
de literatura apresentam-se alguns dados de abrangência
nacional e estadual acerca de rotatividade, no intuito de
caracterizar o campo de estudos. A segunda parte consiste na
metodologia adotada e na descrição das etapas da pesquisa.

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