Fundamental and dynamic analysis variables and stock return of Brazilian companies between 2007 and 2014/Variaveis da analise fundamentalista e dinamica e o retorno acionario de empresas brasileiras entre 2007 e 2014.

AutorMalta, Tanira Lessa
CargoFinancas

Introducao

Ha um consenso na literatura nacional e internacional de financas de que o principal objetivo de uma empresa e a maximizacao da riqueza de seus proprietarios, bem como de que, para alcancar tal objetivo, as empresas e seus gestores devem (ou pelo menos deveriam) orientar suas decisoes por medidas de desempenho que revelem o verdadeiro valor adicionado aos proprietarios (Assaf Neto, 2010; Copeland, Koller e Murrin, 2002; Damodaran, 2004; Ross, Westerfield e Jaffe, 2002; Weston e Brigham, 2000).

Na perspectiva de que todos os processos e todas as rotinas importantes da empresa devem estar voltados para o alcance de seu objetivo principal, de aumentar a riqueza dos acionistas, a analise fundamentalista apresenta uma vasta gama de indicadores ou metricas de desempenho que auxiliam seus gestores nessa busca.

A analise fundamentalista, cuja proposicao inicial se deu com a publicacao do livro Security Analysis, por Graham e Dodd, em 1934, baseia-se na analise quantitativa, qualitativa e temporal dos fundamentos da empresa, traduzida em diversos indices e indicadores economico-financeiros e de mercado, e visa, basicamente, a avaliar o desempenho da empresa, como forma de identificar os resultados (consequencias) retrospectivos e prospectivos das diversas decisoes financeiras tomadas, e a partir disso, fazer um prognostico da empresa.

Como tentativa de simplificar a analise, na decada de 1970 surgiu uma nova abordagem, chamada de analise dinamica ou modelo Fleuriet, que se baseia na situacao de liquidez e na dinamica operacional da empresa. A partir da reclassificacao das contas patrimoniais, principalmente do circulante, sao dimensionadas tres variaveis, cuja combinacao permite identificar a situacao financeira, baseada no tipo de estrutura financeira da empresa, e predizer tendencias futuras do seu desempenho.

A analise fundamentalista e a analise dinamica sao frutos de uma busca constante por instrumentos que possam aumentar o grau de previsao do desempenho futuro de uma empresa e, consequentemente, do retorno de suas acoes no mercado. Entretanto, apesar da grande quantidade de pesquisas teoricas e empiricas, a relacao entre indicadores economico-financeiros e o valor da empresa no mercado ainda se mostra fraca e sobre ela ainda nao se tem um consenso.

Inserido nessa tematica, este artigo tem por objetivo identificar variaveis da analise fundamentalista e da dinamica que explicam o retorno das acoes das companhias de capital aberto no mercado brasileiro. A contribuicao desta pesquisa e apresentar evidencias de quais indicadores dessas duas tecnicas tem alguma relacao com o valor da empresa no mercado e permitem que gestores, analistas e investidores possam melhorar a qualidade das decisoes.

Alem disso, conforme destacam Galdi e Lopes (2011), a importancia deste estudo esta no fato de identificar relacoes empiricas oriundas de uma fundamentacao teorica que relaciona as informacoes financeiras a variacao do retorno das acoes. Conforme assinala Beaver (1998), em um cenario de pouca eficiencia por parte de mercados emergentes em relacao as informacoes extraidas dos demonstrativos financeiros, este estudo pode contribuir para a literatura ao identificar variaveis que apresentam relacao com o retorno das acoes, as quais podem ser uteis no processo de estimacao do valor das empresas e na montagem de estrategias de investimento no mercado de capitais.

O artigo esta estruturado da seguinte forma: apos essa introducao, a secao 2 apresenta o referencial teorico de suporte a pesquisa empirica; a metodologia e os resultados sao apresentados nas secoes 3 e 4, respectivamente. Encerra-se com as conclusoes na secao 5, seguidas das referencias.

Referencial teorico

Analise fundamentalista

Segundo a teoria da eficiencia de mercado (Fama, 1970, 1991), qualquer informacao relevante e avaliada e precificada. O foco do mercado esta sempre em tentar identificar se o preco corrente da acao reflete seu real valor, ou seja, identificar empresas cujas acoes tenham erros de precificacao. Insere-se ai um dos objetivos da analise fundamentalista, que e avaliacao de uma empresa a partir dos indicadores extraidos de seus demonstrativos contabeis (endividamento, retorno e liquidez).

Sobre isso, Lev e Thiagajaran (1993) destacam que o objetivo da analise fundamentalista e a determinacao do valor da acao com base em informacoes sobre risco, lucro, crescimento e posicionamento competitivo, entre outras. Zhang e Chen (2007), por sua vez, afirmam que se os demonstrativos contabeis apresentam informacoes sobre os fundamentos da empresa, qualquer alteracao nesses pode resultar em variacoes nos precos das acoes no mercado.

Para Altman (1968), a analise das demonstrates financeiras e o uso de indicadores propiciam avaliacoes do patrimonio da empresa e das decisoes tomadas, tanto em relacao ao passado--retratado nos demonstrativos--como em relacao ao futuro espelhado no orcamento financeiro e no preco corrente da acao no mercado.

Segundo Piotroski (2005), a analise fundamentalista baseia-se na ideia de que investidores sofisticados tem a capacidade de usar as informacoes financeiras historicas passadas para elaborar estrategias de investimento rentaveis. O foco dessa analise esta em avaliar um ativo ou empresa, a fim de determinar seu preco justo ou intrinseco, com o uso de informacoes extraidas dos demonstrativos financeiros presentes e passados, alem de dados setoriais e macroeconomicos. Uma diferenca entre o preco corrente e o valor intrinseco e uma indicacao de recompensas esperadas para investimentos na acao (Kothari, 2001).

A analise fundamentalista pode ser feita por meio de dois enfoques: o top-down e o bottom-up. No top-down acredita-se que os movimentos de longo prazo da Bolsa ocorram em funcao das variaveis macroeconomicas. Primeiro, analisa-se a economia como um todo, em seguida o setor de atuacao da empresa e por ultimo a propria empresa. E mais usado por instituicoes financeiras. Ja no enfoque bottom-up sao as variaveis microeconomicas que causam mais impacto no preco de uma determinada acao. A analise e feita exatamente ao contrario, da prioridade ao comportamento e as perspectivas de cada empresa. E comum entre os investidores individuais (Graham e Dodd, 1934).

Conforme ponderam Dutta e Reichelstein (2005), o analista, ao usar a analise fundamentalista, deve sempre conjugar as informacoes extraidas dos demonstrativos financeiros com indicadores do mercado, pois a primeira e historica ou traz uma visao do passado, enquanto a segunda carrega consigo uma visao do futuro da empresa emissora.

Analise dinamica

No contexto da analise dinamica, a gestao do capital de giro de uma empresa se mostra relevante para a continuidade dessa, uma vez que garante sua liquidez. Dentre as diversas metodologias de analise do capital de giro destaca-se a analise dinamica, que tem como proposito analisar a liquidez da empresa por meio de uma nova classificacao gerencial das contas de ativo e passivo circulante, segundo sua natureza operacional (Brasil e Fleuriet, 1979).

A reclassificacao do balanco patrimonial deve levar em consideracao o conteudo das contas, e nao o nome. O ativo e o passivo passam a ser constituidos por: 1. Contas ciclicas, de natureza operacional; 2. Contas erraticas, de natureza financeira; e 3. contas permanentes, de natureza estrategica. Essas contas tambem podem ser chamadas respectivamente de operacionais, taticas e estrategicas.

A partir dessa nova reclassificacao do balanco patrimonial, e possivel dimensionar as tres variaveis basicas do modelo: necessidade de capital de giro, capital de giro e saldo tesouraria, apresentados no Quadro 1.

Por meio da interacao dessas tres variaveis, a analise dinamica permite a visualizacao da empresa como um todo, na perspectiva financeira da liquidez. Fornece, assim, uma visao sistemica do impacto das diversas areas de decisao na empresa, bem como de suas interdependencias.

Se, por um lado, o Modelo Fleuriet simplificou a analise financeira por meio do estudo de apenas tres variaveis (CDG, NCG e T), que retratam a situacao financeira de uma empresa, e se obteve, em razao disso, aceitacao nos contextos academico e empresarial, por outro, no entanto, cabe ponderar que o fato de ele manipular poucas variaveis torna-o restritivo para certos tipos de analises que so sao possiveis a partir de indicadores da analise fundamentalista. Dai a opcao por usar, nesta pesquisa, variaveis das duas tecnicas de analise.

Revisao da literatura empirica

Os autores pioneiros na identificacao da relacao entre variaveis economico-financeiras e seu impacto no retorno das acoes no mercado foram Ball e Brown (1968). Em seu estudo eles constataram que margens de lucro inesperadas estao relacionadas positivamente com retornos acima da media. Outro estudo seminal sobre a relevancia da informacao contabil na determinacao do desempenho financeiro das empresas foi o de Beaver (1968). Os estudos subsequentes analisaram a relacao existente entre variaveis extraidas dos demonstrativos contabeis e o retorno das acoes no mercado. Por exemplo, Collins e Kothari (1989), Easton e Harris (1991), Charitou, Clubb e Andreou (2000) analisaram a relacao existente entre o retorno acionario e as margens de lucro. Em seus estudos, Ou e Penman (1989a, 1989b) identificaram indices economico-financeiros uteis na previsao dos lucros e do retorno acionario, respectivamente. Ja Ertirmur, Livnat e Martikainen (2003), Liu, Nissim e Thomaz (2002) e Rees e Sivaramakrishnan (2007) analisaram a relacao existente entre o retorno acionario e a receita de vendas. Jagadeesh e Livnat (2006) analisaram a relacao existente entre o retorno acionario e a receita de vendas e os lucros das empresas. Beneish, Lee e Tarpley (2001) usaram a analise fundamentalista, em uma analise em dois estagios, para prever retornos extremos das acoes. Abarbanell e Bushee (1998) foram um pouco alem e examinaram a aplicacao da analise fundamentalista na montagem de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT