Galeão vai pedir à anac reequilíbrio de contrato

A RIOgaleão, concessionária responsável pelo aeroporto internacional do Rio, vai entrar com pedido de reequilíbrio econômico-financeiro de contrato junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nas próximas semanas. No pedido, a concessionária alegará que assumiu obras inacabadas da Infraero e teve de arcar com custos que não estavam previstos no contrato. Em paralelo, o governo considera relicitar o aeroporto carioca, segundo Tarcísio de Freitas, secretário de coordenação de projetos da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

A RIOgaleão está concluindo a contabilidade das obras não previstas, como a das esteiras que conectam os terminais 1 e 2. Hoje, há cerca de R$ 2 bilhões em pedidos de reequilíbrios em análise na Anac por terminais privados, diz uma fonte do setor, a maioria por obras não concluídas da Infraero. A falta de uma decisão da Anac sobre os processos será o principal argumento das concessionárias num eventual embate com o governo sobre a relicitação de aeroportos.

" Se o governo alega que as concessionárias estão devendo, o governo também está devendo a elas " disse uma fonte próxima aos consórcios.

O governo avalia relicitar terminais sob a alegação de que as empresas descumprem o contrato, ao não pagarem as outorgas de 2016 e pleitearem mudanças no pagamento futuro. O...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT