Gênese, démarche e desenvolvimento da abordagem normativa em epistemologia

AutorValdirlen do Nascimento Loyolla
CargoDoutor em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros, MG, Brasil E-mail: valdirloyolla@yahoo.com.br.
Páginas111-126
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.16, n.2, p.111-126 Mai-Ago 2019
ISSN 1807-1384 : https://doi.org/10.5007/1807-1384.2019v16n2px111
Artigo recebido em: 10.05.2018 Revisado em 09.10.208 Aceito em:09.01.2019
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
GÊNESE, DÉMARCHE E DESENVOLVIMENTO DA ABORDAGEM NORMATIVA
EM EPISTEMOLOGIA
Valdirlen do Nascimento Loyolla1
Resumo:
O presente artigo tem como escopo principal mostrar a trajetória da abordagem
normativa e suas diferentes variações temáticas diante dos mais diferentes ataques
que esta tem sofrido ao longo da história da filosofia. Assim, busca-se tratar o
itinerário filosófico-epistemológico acerca da abordagem normativa ou prescritiva do
conhecimento desde as suas bases. A metodologia utilizada se estriba no método
dialético, destacando no seio da própria abordagem normativa as diferentes
concepções de normatividade e suas contraposições teóricas. A trilha metodológica
utilizada centrou atenção na revisão bibliográfica de Platão, Descartes, Kant,
Russell, Quine e Laudan, percorrendo as análises críticas concernentes aos
aspectos epistemológicos normativos ao longo da história do conhecimento,
fundamentalmente do conhecimento científico.
Palavras-chave: Epistemologia Normativa. Conhecimento Prescritivo.
Normatividade no Conhecimento Científico.
GENESIS, DÉMARCHE AND DEVELOPMENT OF THE NORMATIVE APPROACH
IN EPISTEMOLOGY
Abstract:
The main purpose of this article is to show the trajectory of the normative approach
and its different thematic variations regarding the most different attacks that it has
suffered throughout the history of philosophy. Thus, it is sought to treat the
philosophical-epistemological itinerary about the normative or prescriptive approach
of knowledge from its bases. The methodology used is based on the dialectical
method, emphasizing within the normative approach itself the different conceptions of
normativity and their theoretical contrapositions. The methodological trail focus on
the bibliographical review of Plato, Descartes, Kant, Russell, Quine and Laudan,
covering the critical analyzes concerning normative epistemological aspects
throughout the history of knowledge, fundamentally of scientific knowledge.
Keywords: Normative Epistemology. Prescriptive Knowledge. Normativity in the
Scientific Knowledge.
1 Doutor em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do
Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros, MG, Brasil E-mail:
valdirloyolla@yahoo.com.br
112
GÉNESIS, ANDAMIENTO Y DESARROLLO DEL ABORDAJE NORMATIVO EN
EPISTEMOLOGÍA
Resumen:
El presente artículo tiene como objetivo principal mostrar la trayectoria del enfoque
normativo y sus diferentes variaciones temáticas ante los más diferentes ataques
que ésta ha sufrido a lo largo de la historia de la filosofía. Así, se busca tratar el
itinerario filosófico-epistemológico acerca del enfoque normativo o prescriptivo del
conocimiento desde sus bases. La metodología utilizada se estriba en el método
dialéctico, destacando en el seno del propio enfoque normativo las diferentes
concepciones de normatividad y sus contraposiciones teóricas. La ruta metodológica
utilizada centró la atención en la revisión bibliográfica de Platón, Descartes, Kant,
Russell, Quine y Laudan, recorriendo los análisis críticos concernientes a los
aspectos epistemológicos normativos a lo largo de la historia del conocimiento,
fundamentalmente del conocimiento científico.
Palabras clave: Epistemología Normativa. Conocimiento Prescriptivo. Normatividad
en el Conocimiento Científico.
1 INTRODUÇÃO
O problema da normatividade em Epistemologia também é conhecido como o
problema da abordagem prescritiva no conhecimento. A origem de tal problema se
remonta na antiguidade a Platão, a moderna a Descartes e Kant e a contemporânea
aos filósofos analíticos. Assim, o escopo principal desse trabalho consiste em
mostrar a trajetória da abordagem normativa e suas diferentes variações temáticas.
Cumpre-nos também apresentar os mais diferentes ataques que esta tem sofrido ao
longo da história da filosofia. Por exemplo, a solução platônica ao apontar que o
conhecimento se diferenciava da crença verdadeira por ser justificado abre margens
para uma série de ataques céticos.
De acordo aos céticos antigos, todas as tentativas de fornecer justificações
adequadas para a crença (até mesmo para a crença verdadeira) eram
incorrigivelmente dúbias, contraditórias e defeituosas. Nesse aspecto, se a
justificação é a marca que distingue o conhecimento da crença verdadeira, pode-se
concluir que as atribuições de conhecimento devem, em alguma medida, depender
do ‘contexto’. Contudo, se a abordagem tradicional está estribada na suposição de
que as questões epistemológicas devem ser adequadamente respondidas de modo
a não pressupor nenhum conhecimento particular, o ataque cético aponta para o fato
de que buscar tal argumento obviamente recairá sob uma ‘petição de princípio’.
No intuito de resolver o problema da passagem do âmbito particular de
nossas crenças para o universal (conhecimento), de modo a não mais prescindir dos

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT