Gestão democrática das cidades: uma abordagem à luz da ideia de 'democracia como cooperação reflexiva' de axel honneth

AutorWilson Levy e Gabriela de Brelàz
Páginas11-25
GESTÃO DEMOCRÁTICA DAS CIDADES:
UMA ABORDAGEM À LUZ DA IDEIA DE
“DEMOCRACIA COMO COOPERAÇÃO REFLEXIVA
DE AXEL HONNETH1
Wilson Levy
Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio de
pós-doutoramento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretor do programa de
pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Universidade Nove de Julho.
Gabriela de Brelàz
Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas. Profes-
sora adjunta da Escola de Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade
Federal de São Paulo.
1. INTRODUÇÃO
Os estudos sobre teoria democrática, ao longo das duas últimas décadas, foram
o terreno fértil para um sem-número de investigações e pesquisas aplicadas cujo foco
recaía na cidade. Seguindo a trilha de autores como o f‌ilósofo alemão Jürgen Haber-
mas – especialmente na obra Direito e Democracia (FaktizitätundGeltung, 1992) tais
trabalhos buscavam compreender a importância dos espaços formais de participação
da sociedade civil nos processos decisórios relacionados à política urbana e à gestão
orçamentária, focalizando, em especial, os arranjos normativos e institucionais ca-
pazes de sustentar tais processos.
De uma maneira geral, esses trabalhos buscavam demonstrar que o fortaleci-
mento da política democrática nos Estados nacionais é um processo que começa no
nível local. A força dessa correlação é evidente por si e isso assegurou a elaboração
de inúmeros artigos científ‌icos, dissertações de mestrado e teses de doutorado, que
exploraram desde aspectos conceituais até a análise de experiências concretas em
diversos municípios brasileiros.
O balanço histórico dos estudos feitos a partir dos pressupostos teóricos da teoria
democrática é altamente favorável. Formou-se uma quantidade não desprezível de
quadros para a pesquisa acadêmica e a multiplicação de cursos de gestão pública daí
advinda, em nível de bacharelado e, principalmente, de pós-graduação lato sensu,
todos com créditos dedicados ao estudo de processos participativos, foi responsável
1. Texto apresentado originalmente no IV Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade, em
setembro de 2018, na cidade de Palmas-TO.

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