Gestão de periódicos: um estudo na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo

AutorRichard Medeiros Araújo, Alexandra Katarina de Azevedo, Leonor Vieira, Maria Arlete Duarte de Araújo, Thiago Cavalcante Nascimento
Páginas43-59
42
v. 22, n. 49, 2017.
p. 42-58
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 22, n.49, p. 42-58,
maio/ago., 2017. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2017v22n49p42
Gestão de Periódicos: um estudo na área de Administração,
Ciências Contábeis e Turismo
Journal management: a study in the area of Administration , Accounting
and Tourism
Richard Medeiros ARAÚJO (richardmaraujo@uol.com.br)*
Alexandra Katarina de AZEVEDO (alexandra_katarina@hotmail.com)**
Leonor VIEIRA (leonorvieira@hotmail.com)**
Maria Arlete Duarte de ARAÚJO (mariaarlete1956@gmail.com)***
Thiago Cavalcante NASCIMENTO (thiagocn1@hotmail.com)****
* Professor da UFRN e UNIFACEX.
** Bacharela em Secretariado Executivo pela UNIFACEX.
*** Professora da UFRN.
**** Professor em Gestão de Pequenas Empresas da UTFPR
Resumo
O a rtigo objetiva descrever a visão dos Editores de Periódicos sobre o processo de gestão
editorial de periódicos brasileiros. Suportado por uma abordagem quantitativa foram
enviados questionários para todos os 570 editores de periódicos brasileiros constantes na
lista Qualis CAPES 2009 -2011, tendo retornado 87. O instrumento foi composto por dois
blocos de questões: perfil do Editor e elementos associados à prática da gestão dos
periódicos. Dentre os principais resultados destacam-se os seguintes: a maioria dos editores
são bacharéis em Admi nistração, participam ativamente em eventos científicos e têm forte
vinculação aos Programas de Pós -graduação. As dificuldades estão ligadas ao ato av aliativo e
a um grande número de atividades do Editor. A maio ria dos entrevistados (80%) não tinha
exercido atividade de gestão editorial a nteriormente, bem como 41% adotaram a estratégia
de se associar a eventos científicos com a prática de fast-track.
Palavras-chave: Gestão Editorial; Editor; Periódicos; Administração; Ciências Contábeis;
Turismo
Abstract
This article aims to describe the vision of Journal Editors about the pr ocess of editorial
management of Brazilian journals. Supported by a quantitative approach to survey all 570
Brazilian journals publishers listed in the list Qualis CAPES from 2009 to 2011, having
returned 87 were sent The instrument consisted of two blocks of questions : Editor profile
and elements associated with the practice of management journals . Among the key findings
include the following: most publishers are bachelors of Directors, actively participate in
scientific events and ha ve a strong connection to the Graduate Programs. The difficulties are
linked to evaluative act, and a large number of activities of th e Editor . Most respondents (80
%) had not exercised editorial management activity earlier, and 41 % have adopted the
strategy of associating events with the scientific practice of fast-track .
Keywords: Editorial Management; Editor; Periodicals; Administration; Account ing; Tourism
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
25/05/2016
Aceito em:
10/04/2017
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1 INTRODUÇÃO
Tornar público o conhecimento é compromisso de qualquer pesquisador que
ao socializá-lo gera novas discussões, avanços e sua validação ou reformulação, a
partir do diálogo com seus pares. O caminho natural para disseminar a produção do
conhecimento tem sido a busca pela publicação em periódicos depois de vencida as
dificuldades inerentes às diferentes etapas da pesquisa e a participação em eventos
e encontros da área de conhecimento, espaço considerado fundamental para o
amadurecimento do artigo na medida em que possibilita a interlocução e discussões
teórico-metodológicas. Pondere-se o que Mueller (2000) descreve:
A produção da literatura de uma área científica envolve muitas e
diferentes ativida des de comunicação entre os pesquisadores,
algumas das quais antecedem e outras se seguem a sua
publicação. Conforme suas características, essas atividades
costumam ser chamadas de comunicação informal ou
comunicação formal. A comunicação informal utiliza os chamados
canais informais e inclui normalmente comunicações de caráter
mais pessoal ou que se referem à pesquisa ainda não concluída,
como comunicação de pesquisa em andamento, certos trabalhos
de congressos e outras com características semelhantes
(MUELLER, 2000, p. 22-23).
Essa importância é decorrente da forma como se produz a avaliação de um
artigo, normalmente adotando-se o mecanismo blind review, capaz de garantir a
isenção do avaliador e dessa forma apoiar a avaliação em critérios de qualidade
conhecidos pela comunidade acadêmica. Nesse contexto, lembram Bolaño, Kobashi
e Santos (2006,p.124) que,
Publicar em p eriódicos reconhecidos é, na sociedade
contemporânea, sinônimo de certificação do trabalho científico e
acadêmico, item também considerado na avaliaç ão das
instituições de ensino e pesquisa, cujo renome é medido pela
quantidade de trabalhos científicos publicados pelo corpo
docente, como também por seu impacto. Em todo caso,
depreende-se do que foi dito que o periódico científico participa
dos processos de produçã o e c onsumo de mercadorias. Seu
número e abrangência crescem a cada ano, patrocinados por
editoras comerciais e universitárias.
O aumento do número de periódicos científicos e a melhora da percepção de
sua importância como canal de prestígio para a reflexão de variados temas de áreas
distintas do conhecimento, com repercussão para a pesquisa científica e a pós -
graduação, impõe aos Editores um conjunto de responsabilidades que vão desde
questões de natureza gerencial até a preservação de condutas éticas por parte da
comunidade científica incluindo aquelas que são próprias da gestão do periódico.
Importa ressaltar que apesar do grande crescimento do número de
periódicos ainda há um longo caminho a s er percorrido para que os mesmos
cumpram a um s ó tempo a função socializadora do conhecimento dentro de
rigorosos padrões de produção científica e de avaliação e c riem uma comunidade de
pesquisadores e consumidores de conhecimento.
Como lembram Blattmann e Bonfá  p a atividade científica tem
como principal elemento propiciar a comunicação entre os cientistas, utilizar a
disseminação da ciência e estimular o aprender a apreender considerado primordial
na Sociedade do Conhecimento.
Neste diapasão as atividades que compõem o processo de gestão editorial
passam a fazer parte da agenda dos Editores dos periódicos, pois de um lado há uma
produção científica que deve ser disseminada por outro lado não se pode publicar
sem que determinados critérios garantidores da qualidade do peri ódico sejam

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