GOMES, JAQUELINE. HOMOFOBIA: IDENTIFICAR E PREVENIR. RIO DE JANEIRO: METANOIA, 2015

AutorLaila Raiana Santana Borges
Páginas237-241
GÊNERO | Niterói | v.17 | n.1 | p. 237 - 241 | 2.sem. 2016 237
GOMES, JAQUELINE. HOMOFOBIA: IDENTIFICAR E
PREVENIR. RIO DE JANEIRO: METANOIA, 2015
Laila Raiana Santana Borges
Universidade Federal da Bahia
E-mail: lailaraiana@gmail.com
A homofobia pode ser entendida como um dispositivo de vigilância que
atinge todos os indivíduos que, de alguma forma, transgridem as normas so-
ciais relacionadas ao gênero e à sexualidade. Ela atua na manutenção da na-
turalização e hierarquização das sexualidades eproduz uma aversão a lésbicas,
bissexuais, homossexuais, transexuais e travestis, que se traduz em inúmeras
ações de violência e exclusão.
A homofobia é um fenômeno complexo e está instituída nas dimensões
institucionais, jurídicas, políticas e culturais.Portanto, deve ser compreendida
como um fenômeno social, e não meramente individual.
Combater a violênciahomofóbica é uma tarefa complexa pois requer co-
nhecimento acerca do seu funcionamento e sobre estratégias de desconstru-
ção das representações que a validam. O livro Homofobia: identificar e prevenir,
da pesquisadora Jaqueline Gomes de Jesus, se propõe a oferecer esses insu-
mos. Publicado pela editora Metanoia, em 2015, é destinado, principalmen-
te, para a formação de professoras(es) e educadoras(es), mas constitui um
importante material de referência sobre a homofobia para outras (os) pro-
fissionais. O livro, que tem um caráter didático e está escrito em linguagem
acessível, apresenta um glossário com os termos mais utilizados no debate
sobre homofobia.
A referida publicação foi lançada em um momento no qual o avanço do
discurso fundamentalista religioso na política nacional tem resultado na nega-
ção de direitos para a população LGBT, gerando um retrocesso que pode ser
sentido de maneira evidente no campo da educação.
No prefácio do livro, a professora Tatiana Lionço, da Universidade de Bra-
sília, trata especificamente da retirada do eixo gênero-sexualidade dos planos
de educação nas câmaras legislativas municipais e estaduais, o que afeta a des-
tinação orçamentária para o fomento dos debatessobre esse tema nas esco-
las. As discussões políticas relacionadas às questões LGBT no Brasil, segundo
Lionço, assumem um caráter de guerra ideológica, sendo que pouca atenção
tem sido dada aos indicadores que mostram como essa população tem sido
sistematicamente vítima de discriminação e violência.

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