Goya depois de Goya

AutorDennis Lauro Radünz
CargoEscritor, editor e mestre em Literatura no Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina
Páginas71-86
|boletim de pesquisa nelic, florianópolis, v. 19, n. 31, p. 71-86, 2019|
doi:10.5007/1984-784X.2019v19n31p71 71
GOYA DEPOIS DE GOYA
Dennis Radünz
UFSC
RESUMO: O procedimento de montagem do poema “Goya después de El Prado”, de Hebert Benítez,
atualiza a Gravura # 43 de Francisco de Goya e, atravessado de heterocronia, incita a uma leitura
do “princípio-atlas” (Georges Didi-Huberman) e da configuração do monstro como compossibilida-
de e mistura, desde a filosofia pré-socrática de Empédocles de Agrigento. A atribuição de valor, a
causalidade, a periodização e, em especial, a heterocronia são substratos dessa cena de leitura que
procura articular a gravura de 1799 e o poema de 1999 à noção de “desativação da autonomia”
(Raúl Antelo) e, no percurso, encontra a heterocronia e a montagem da artista Leila Danziger, em
sua exposição “Navio de emigrantes” (2018/2019).
PALAVRAS-CHAVE: Francisco de Goya; Hebert Benítez; Heterocronia.
GOYA AFTER GOYA
ABSTRACT: The assembly procedure of the poem “Goya después de El Prado”, by Hebert Benítez,
updates Francisco de Goya’s Engraving # 43 and, through heterocrony, incites a reading of the
“principle-atlas” (Georges Didi-Huberman) and the configuration of the monster as compossibility
and mixture, from the pre-Socratic philosophy of Empedocles of Agrigento. The attribution of value,
causality, periodization and, in particular, heterocrony are substrata of this reading scene that seeks
to articulate the 1799 engraving and the 1999 poem to the notion of “deactivation of autonomy”
(Raúl Antelo) and, on course, finds the heterochrony and the assembly of the artist Leila Danziger, in
his exhibition “Navio de emigrantes” (2018/2019).
KEYWORDS: Francisco de Goya; Hebert Benítez; Heterocrony.
Dennis Radünz é escritor, editor e mestre em Literatura no Programa de Pós-graduação em Literatura
da Universidade Federal de Santa Catarina.
|boletim de pesquisa nelic, florianópolis, v. 19, n. 31, p. 71-86, 2019|
doi:10.5007/1984-784X.2019v19n31p71 72
GOYA DEPOIS DE GOYA
Dennis Radünz
Três horas no Museu do Prado, Madri, o transcurso previsto por Eugênio
D’Ors para atravessar, naquele “sin par museo”, toda a coleção das constantes
artísticas e dos éons... e voltar para contemplar Correggio 1. Mas um corte no
tempo estético pede a dissecção da prancha 43 dos Caprichos de Francisco de
Goya em uma outra cena, no decurso de dois séculos, e no “contratempo” de
outra época, como nos invita o poema “Goya después de El Prado”:
el monstruo fecunda trozos varios de razón en sueños
el mar es una cinta líquida
encinta la palabra el horizonte de fracturas
mediante aguas fugadas del cuerpo cuajado por islotes
sin pronunciación un ominoso estremecer
de las partes (ese viento resbaloso
entre carnes como loca estampida de palabras)
tales partes asaltadas por murciélagos búhos con felinos
pero el sueño de la razón no causa monstruos
ellos ya estaban cultivaban en procreación
la cordura el corazón de las famílias
las herencias reflexivas emociones crecen tíbias
hijas de los monstruos padres tanta danza atada
al único cordón en el principio hay monstruo nada más
los sueños de la razón no engendran monstruos
ellos navegaban diestramente no son crueles
pernoctaban plenos
de comercio con la muerte
los monstruos viajan colmados de semen el deseo
de la gente se desplanta en óvulos tremendos
los sueños de la razón engendraron sueños
morir dormir venir del monstruo es un destino practicable
en maletines logaritmos ensayos bolsillos bolsas con comidas
hacen lo suyo: alimentan acrecientan riegan con su fe
sus propias galerías las inepcias que permiten
creer que con deslices la razón da luz a monstruos
goya supo lo que dijo y nadie sabe lo que ve:
que la razón es un sueño y no otra cosa
(...)
1 D’ORS, Eugenio. En el Prado otra vez. El noli mi tangere de Correggio. In: Lo barroco. Edición
preparada por Ángel D’Ors e Alicia García Navarro de D’Ors. Madrid: Editorial Tecnos / Alian-
za, 2002. p. 117-118.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT