O Lúdico e a Contação de Histórias na Educação Infantil

AutorLeonel de Alencar Moreno
Páginas228-241
228
Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.10, n.97, p. 228-241, jul./dez. 2009
O lúdico e a contação de histórias na educação infantil1
The playfulness and the story telling in childhood education
Leonel de Alencar Moreno2
RESUMO
As pesquisas de Lev Vygotsky trouxeram relevantes conhecimentos para a
utilização da ludicidade no processo de ensino, concluindo que por meio dos jogos
há a fantasia e a imaginação, pelas quais a criança se apropria de seu próprio lugar
social, bem como aquele das pessoas que a rodeiam. Este artigo apresenta os
resultados vivenciados em estágio supervisionado, em que se teve como objetivo
levar atividades lúdicas, brincadeiras e contação de histórias como estratégias de
ensino e aprendizagem em sala de aula durante uma semana para crianças de cinco
anos do Jardim II, na Educação Infantil do Centro Educacional Infantil Nossa
Senhora das Graças, da cidade de Itajaí. Os resultados alcançados demonstraram
que, além de sentir e ver estampada nos rostinhos das crianças a felicidade pela
vivência de momentos inesquecíveis, o cotidiano no Centro Infantil passou a ter
outro sentido: a reflexão sobre o uso de jogos infantis.
Palavras-chave: Ludicidade. Contação de histórias. Aprendizagem.
ABSTRACT
Lev Vygotsky’s researches brought important knowledge to the use of playfulness in
the teaching process, concluding that through games there is fantasy and
imagination, through which the child finds his own social place, as well as those of
people who surround him. This article introduces the results experienced in the
Supervised Apprenticeship: Research of the Pedagogical Process, which had as a
goal to involve playful activities, jokes and storytelling as a teaching-learning strategy
in the classroom for a week: the learners were five-year-olds at Jardim II, at the
Childhood Education Centre Nossa Senhora das Graças, situated in the city of
Itajaí/SC. The achieved results showed that there was yet another purpose than only
feeling and seeing happiness on the children's faces experienced by unforgettable
moments: daily life at the Child Centre brought about the need for reflection of the
use of child games in the classroom.
Key-words: Playfulness. Story telling. Learning.
1 Trabalho de Estágio Supervisionado Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do
Itajaí (UNIVALI), Docência em Educação Infantil.
2 moreno@viacabo.com.br

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT