Homofobia como meme: o corpomídia como resistência

AutorArthur Marques Almeida Neto - Nilton Abranches
CargoDoutorando em Comunicação e Semiótica - Professor Adjunto
Páginas25-38
Periódico do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Direito
Centro de Ciências Jurídicas - Universidade Federal da Paraíba
V. 5 - 01 - Ano 2016
ISSN | 2179-7137 | http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ged/index
25
DOI: 10.18351/2179-7137/ged.v5n1p25-38
Seção: Direitos Homoafetivos, lutas LGBTI e teoria queer
HOMOFOBIA COMO MEME: O CORPOMÍDIA COMO RESISTÊNCIA
Arthur Marques de Almeida Neto1
Nilton Abranches Junior2
RESUMO: A Parada Gay de São Paulo se
caracteriza como sendo um espaço de
atividade política GLBT brasileira, reunindo
participantes de todas as partes do país,
gerando visibilidade mediática com
repercussão mundial. O presente trabalho tem
como objetivo discutir a performance da atriz
transexual Viviany Beleboni durante a edição
do evento de 28 de junho de 2015 e a sua
conseqüente reverberação na mídia.
Fundamenta essa discussão a teoria
Corpomídia de Katz e Greiner (2005) e a teoria
do Meme de Dawkins (2001), para relacionar a
ressonância de informações e sua percepção
pelo corpo. A relação das duas teorias aponta
para um aspecto político: a transformação da
informação EM corpo, desde quando ele é
entendido como mídia e discurso. Percebe-se
que o corpomídia transexual é, em si mesmo,
um discurso imagético de resistência contra
ações hegemônicas de caráter homofóbico,
respaldadas pela ausência de legislação
1 Doutorando em Comunicação e Semiótica/ PUC-SP. Professor Assistente/ DAC - CCTA UFPB. E-mail:
arthur_marques@yahoo.com.br;
2 Professor Adjunto/ DGH - IGEO UERJ. E-mail:niltonabranches07@yahoo.com.br;
específica que normatizem esses atos de
violências enquanto crime.
PALAVRAS-CHAVE: Homofobia.
Transexual. Corpomídia. Meme. Parada gay.
ABSTRACT: São  Gay Parade is a
Brazilian GLBT political activity space that
brings together attendees from all parts of the
country and generates media visibility
worldwide. This paper aims to discuss the
performance of the transsexual actress Viviany
Beleboni during the event edition occurred in
June 28th, 2015 and its consequent
reverberation into the media. The grounds of
this discussion is the Bodymedia Theory of
Katz and Greiner (2005) and the Meme Theory
of Dawkins (2001), which are able to relate
both the resonance of information and their
perception by the body. The relationship of
these two theories points out to a political
aspect: the transformation of information
INTO body, since when it is understood as
media and speech. It is noticed that the

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT