Ideologia gerencialista, gerenciamento familiar e a proliferação do ensino de programação para crianças e adolescentes

AutorJenifer Rosa Arruda - Catia Eli Gemelli - Carmem Ligia Iochins Grisci
CargoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Páginas161-173
Ideologia gerencialista, gerenciamento familiar e a proliferação do ensino de programação para crianças e adolescentes
R C A
10
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
RESUMO
Este artigo procurou indagar, a partir da perspectiva da ideo-
logia gerencialista, como o gerenciamento familiar modula a
infância de modo a torná-la produtiva. Para tanto, buscou-se a
possível relação entre o alastramento dos preceitos gerenciais
e a proliferação do ensino de programação para crianças e
adolescentes. O estudo exploratório, de natureza qualitativa,
baseou-se na coleta de dados nos sites das escolas de progra-
mação presentes nos municípios de Porto Alegre e Osório (RS);
na entrevista com o gestor de uma escola de programação; e
em entrevistas individuais com pais e mães cujos/as respec-
tivos/as lhos/as estão matriculados/as em tais cursos. Os
resultados mostram que elementos da ideologia gerencialista
– preocupação com a empregabilidade futura, investimento em
conhecimentos considerados profícuos, ocupação do tempo
extracurricular com atividades consideradas socialmente
úteis – são contemplados na divulgação e oferta dos cursos
de programação das escolas, para atender às expectativas dos
pais e mães quanto ao futuro dos/as lhos/as.
Palavras-chave: Ideologia Gerencialista; Gerenciamento
Familiar; Escolas de Programação.
ABSTRACT
From the perspective of managerial ideology this article
sought to investigate how family management modulates
childhood in order to make it productive. Therefore, it sought
its relationship with the proliferation of programming teaching
for children and adolescents. The qualitative and exploratory
study was based on the data collection from websites of pro-
gramming schools located in the cities of Porto Alegre and
Osório (RS); interview with the manager of a programming
school; and individual interview with parents whose children
are enrolled in such courses. The results show that elements
of managerialist ideology – concern with future employability;
investment in knowledge considered protable; precaution
in occupying free time with activities considered useful – are
revealed in the sales promotion of the programming school
courses to meet the expectations of the fathers and mothers
who enrolled their children in such courses.
Keywords: Managerial Ideology; Family Management; Pro-
gramming Schools.
IDEOLOGIA GERENCIALISTA, GERENCIAMENTO
FAMILIAR E A PROLIFERAÇÃO DO ENSINO DE
PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Managerial ideology, family management and the proliferation
of programming education for children and adolescents
Jenifer Rosa Arruda
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
email: jeniferarruda@yahoo.com.br
Catia Eli Gemelli
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Rio Grande do Sul/Campus Osório.
email: catia.gemelli@osorio.ifrs.edu.br
Carmem Ligia Iochins Grisci
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
email: carmem.grisci@ufrgs.br
Marcador automático dos rodapés. Editar as informações aqui. Não apagar!
Revista de Ciências da Administração • v. 21, n. 54, p. 161-173, Agosto. 2019
DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2019.e63165
Submetido: 16/04/2019
Aceito: 22/06/2020

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT