Imaginação e conhecimento na escola para além da verdade científica

AutorMarina Teixeira Mendes de Souza Costa, Daniele Nunes Henrique Silva, Eva Aparecida Pereira Seabra da Cruz, Patrícia Lima Martins Pederiva
Páginas56-72
56
COSTA, Marina Teixeira Mendes de Souza et al. Imaginação e conhecimento na escola para além da...
Tendo como base a perspectiva histórico-
cultural, com destaque para a obra do psicólogo
russo Lev Semionovich Vigotski, o presente artigo
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na escola, problematizando alguns aspectos que
se apresentam enraizados em nosso sistema edu-
cacional e que têm prejudicado a emergência dos
processos criadores infantis. Na análise, propomos
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que, apesar dos muitos avanços e mudanças nas
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gicas contemporâneas, ainda temos um modelo de
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imaginar e criar na infância, trazendo prejuízos ao
longo do desenvolvimento subjetivo.
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Based on a cultural and historical perspec-
tive, especially on the works of Russian psycholo-
gist Lev Semionovich Vigotski, the purpose of this
article is to expand the theoretical thoughts on the
topics that involve imagination and knowledge at
school, challenging some deep-rooted aspects of
our educational system that have threatened the
emergence of children’s creative processes. In the
analysis, we propose challenging three intercon-
nected factors, namely: (a) the school’s positivistic
tradition; (b) the compartmentalized unit of school
subjects; and (c) the disciplining of bodies. Mo-
reover, despite the many advances and changes
in discussions regarding this topic and in contem-
porary pedagogical practices, we still have relied
on a teaching model that shrinks imaginative and
creative processes during childhood and damages
subjective developments over time.
Keywords: imagination; knowledge; school; child
development.
Introdução
Este trabalho, fundamentado na perspectiva histórico-cultural, é fruto de
nossas críticas acerca dos espaços limitados conferidos aos processos criado-
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nância com pesquisas recentes sobre o tema, concordamos que as crianças,
muitas vezes, têm tido poucas oportunidades dentro da escola para realizarem
suas atividades criadoras, sendo estas restritas, comumente, às aulas de artes e
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que e de que forma a criança pode ser capaz de criar, mas sim o
Imaginação e conhecimento na escola para além da verdade
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Marina Teixeira Mendes de Souza Costa, Daniele Nunes Henrique Silva,
Eva Aparecida Pereira Seabra da Cruz e Patrícia Lima Martins Pederiva
Universidade de Brasília, Brasília/DF, Brasil
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Revista de Ciências HUMANAS, Florianópolis, v. 51, n. 1, p. 56-72, jan-jun 2017
que é capaz de reproduzir. O saber escolar valoriza certos pro-
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além da prevalência do conteúdo disciplinar, conforme abordaremos adiante.
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Comumente observamos as crianças brincando, desenhando, contando
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contemporâneos da abordagem histórico-cultural, a atividade criadora carac-
teriza o desenvolvimento infantil e precisa ser garantida nos espaços institu-
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gamos: por que a escola brasileira, de uma forma geral, tem se consolidado
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corpos. Esses temas já foram amplamente debatidos no campo das Ciências
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volvimento, que é própria da atividade criadora infantil.
A tradição positivista da escola
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