A Importância da Qualidade nas Organizações

AutorJonathan Dias Ferreira - Valéria Vaz de Araujo Buosi - Vicente Afonso Gasparini
CargoUniversidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, PR, Brasil - Universidade Paranaense, Curso de Administração, PR, Brasil - Universidade Paranaense, Curso de Administração, PR, Brasil, Companhia de Saneamento do Paraná, PR, Brasil
Páginas50-55
50
UNOPAR Cient., Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v.17, n.1, p.50-55, Mar. 2016.
FERREIRA, J.D.; BUOSI, V.V.A.; GASPARINI, V.A.
Jonathan Dias Ferreiraa*; Valéria Vaz de Araujo Buosib; Vicente Afonso Gasparinibc
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a teoria da qualidade e demonstrar a importância dela para as organizações. Além disso, apresentou os
custos da qualidade e ferramentas para o controle de qualidade. Pode-se observar que uma organização voltada para a qualidade pode reduzir
os seus custos, obter melhoria contínua no processo produtivo e gerar competitividade diante dos concorrentes, pois conseguirá aliar produtos
de qualidade com preços baixos.
Palavras-chave: Qualidade. Produção. Organização.
Abstract
This paper aims to present the theory of quality and demonstrate its importance for organizations. It also presented the costs and quality tools
for the quality control. It can be observed that an organization dedicated to quality can reduce the costs, get continuous improvement in the
production process and generate competitiveness against competitors, as will be able to combine quality products with low prices.
Keywords: Quality. Production. Organization.
A Importância da Qualidade nas Organizações
The Importance of Quality in Organizations
aUniversidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, PR, Brasil
bUniversidade Paranaense, Curso de Administração, PR, Brasil
cCompanhia de Saneamento do Paraná, PR, Brasil
*E-mail: jonathanferreiraa@hotmail.com
1 Introdução
As grandes transformações e inovações tecnológicas
deixaram o consumidor mais consciente e presente em todos
os processos da empresa. Desta forma, a qualidade passa a ser
uma das premissas no processo de produção de produtos ou
na prestação de serviços, de maneira a implantar programas
ou ferramentas com maior atenção aos seus processos, tendo
como nalidade garantir satisfação a seus clientes, por meio
da geração de qualidade em todas as etapas do processo
produtivo.
O controle da qualidade destaca-se, nesse contexto,
como importante ferramenta pois reconhece as necessidades
das pessoas e estabelece padrões para o atendimento dessas
necessidades, visa manter os padrões que atendem às
necessidades e, ainda, visa melhorar (continuamente) os
padrões (CAMPOS, 1999).
O processo de qualidade torna-se importante para as
organizações, uma vez que, com o desenvolvimento da
qualidade, conduzirá a empresa a competir no mercado
atual. Para que a empresa possa sobreviver é necessário
desenvolver novos produtos ou serviços (melhores, mais
baratos, mais seguros, de entrega mais rápida, de manutenção
mais fácil etc. que os dos concorrentes) (CAMPOS, 1999).
Com isso, a organização poderá avaliar todo seu processo
de produção, obtendo informações como ganhos de produção,
redução de custos e melhoria contínua no processo produtivo,
tornando-a mais exível a possíveis mudanças no mercado
globalizado.
Este trabalho justica-se pela relevância que tem a
qualidade para as organizações ao implantarem a ferramenta
de controle da qualidade com a nalidade de garantir qualidade
aos seus produtos e manter-se competitiva no mercado.
Assim, analisar o controle da qualidade, proporcionará maior
entendimento das peculiaridades da ferramenta e as vantagens
que ela proporciona, aliado à busca de resultados efetivos no
processo produtivo.
Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo
apresentar a teoria da qualidade, como também destacar as
ferramentas para o controle da qualidade para uma organização
gerar competitividade diante dos concorrentes.
2 Desenvolvimento
2.1 Metodologia
Trata-se de uma pesquisa cujos objetivos proporcionam
maior conhecimento das temáticas discutidas, portanto
pode ser considerada básica. Este trabalho possui
natureza qualitativa de caráter descritivo, por descrever
a complexidade da qualidade para as organizações e
apresentar ferramentas para a condução desse tema para as
empresas.

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