Índice de Funcionalidade Brasileiro Aplicado para Fins de Classificação e Concessão da Aposentadoria da Pessoa com Deficiência (IF-BrA)
Autor | Adriano Mauss - José Ricardo Caetano Costa |
Páginas | 193-207 |
Page 193
Sumário
Preámbulo: Aspectos Metodológicos do IF-BrA
-
Identificacáo da Avaliacáo 1.a Data da avaliacáo 1.b Nome completo do avaliador 1.c Local da avaliacáo 1.d Quem prestou as informacóes
2. Identificacáo e Caracterizacáo do Avaliado 2.a Nome completo 2.b Sexo 2.c Idade 2.d Cor ou Raca 2.e Diagnóstico médico 2.f Tipo de deficiencia 2.g Funcóes Corporais Acometidas
3. Historia Clínica e Social 3.a História Clinica
Page 194
-
b História Social
4. Aplicacáo do Instrumento (Matriz)
-
a Pontuagáo dos níveis de independencia 4.b Identificagáo das Barreiras Externas 4.c Aplicagáo do modelo linguístico Fuzzy 4.d Cálculo do Escore dos Domínios e da Pontuagáo Total 4.e Classificagáo da Deficiencia em Leve, Moderada e Grave
5. Formularios
-
a Formulário 1: Identificagáo do Avaliado e da Avaliagáo (a ser preen-chido pela perícia médica e pelo servigo social)
-
b Formulário 2: Fungóes corporais acometidas (a ser preenchido pelo perito médico)
-
c Formulário 3: Aplicagáo do Instrumento (Matriz) (a ser preenchido pela perícia médica e pelo servigo social)
-
d Formulário 4: Aplicagáo do Modelo Linguístico Fuzzy (a ser preen-chido pela perícia médica e pelo servigo social)
Preámbulo: Aspectos Metodológicos do IF-BrA
Selecáo de itens de Atividades e Participacóes da Classificacáo Internacional de Funcionalidade (CIF), que resulta em 41 Atividades divididas em sete Domínios (Sensorial, Comunicagáo, Mobilidade, Cuidados Pessoais, Vida Doméstica, Educagáo, Trabalho e Vida Económica, Socializagáo e Vida Comunitária).
Determinacáo de pontuacáo do nivel de independencia para cada Atividade, baseada no modelo da Medida de Independencia Funcional MIF, com os níveis de dependencia de terceiros agrupados em quatro níveis de pontuagáo (25, 50, 75 e 100 pontos), visando á facilitagáo do emprego do instrumento.
Identificacáo das Barreiras Externas, a partir de fatores externos definidos pela CIF: Produtos e Tecnologia; Ambiente Natural e Mudangas Ambientais feitas pelo ser humano; Apoio e Relacionamentos; Atitudes; Servigos, Sistemas e Políticas.
Elaboracáo da Folha de Identificacáo, por meio de um formulário que contempla, a partir das necessidades formais do instrumento e levando em consideragáo as possibilidades de análise de identificagáo, com informagóes
Page 195
sobre Identificacáo da avaliacáo; Identificacáo do avaliado; Identificacóes da deficiencia; Modelo da deficiencia.
Elaboracáo da Historia Clínica e Historia Social, a ser preenchida pela pericia médica e a História Social a ser preenchida pelo servico social tem o objetivo de produzir, de forma consubstanciada, um parecer resumido dos principais elementos relevantes de cada uma das pessoas com deficiencia avaliadas. O objetivo é deixar espaco para os profissionais se posicionarem diante da avaliacáo realizada, utilizando-se de análise técnica dos elementos mais relevantes do ponto de vista da pericia médica e do servico social.
Elaboracáo da Matriz do Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBrA), composta por uma planilha que associa a pontuacáo para cada atividade á identificacáo das barreiras externas, e registra a soma dessa pontuacáo.
Classificacáo do Grau de Deficiencia em Leve, Moderado e Grave, a partir da definicáo da escala determinada pelo intervalo entre as pontuacóes minima e máxima, estipuladas pela aplicacáo da matriz.
1. Identificacáo da Avaliacáo
1.a Data da avaliacáo:
dia, mes e ano.
1.b Nome completo do avaliador 1.c Local da avaliacáo:
nome do local ou instituicáo (por exemplo: hospital, posto de saúde, residencia, escola, consultório).
municipio
estado
1.d Assinalar quem prestou as informacoes
a própria pessoa: quando é o próprio individuo que fornece as informacóes.
pessoa de convivio próximo: quando é alguém que, de alguma forma, convive e participa da vida desse individuo. Neste caso identificar o informante (exemplo: máe, irmáo, cuidador, amigo). ambos: quando tanto o próprio como alguém de convivio próximo trazem informacóes de uma forma equitativa. Quando a maioria das informacóes é dada por um deles assinalar esta pessoa como o informante.
Page 196
outros: quando náo ocorrer nenhuma das situagóes descritas acima. Neste caso também identificar o informante.
2. Identificacáo e Caracterizacáo do Avaliado
2.a Nome completo
2.b Assinalar o sexo
2.c Idade
Idade em anos completos. 2.d Cor ou Raca
Leia as opgóes de cor ou raga para a pessoa e considere aquela que for declarada pelo informante. Caso a declaragáo náo corresponda a uma das alternativas enunciadas, esclarega as opgóes para que a pessoa se classifique na que julgar mais adequada.
Branca: pessoa que se declarar branca;
Preta: pessoa que se declarar preta;
Amarela: pessoa de origem japonesa, chinesa, coreana, etc.;
Parda: pessoa que se declarar como mulata, cabocla...
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO