Índice de Funcionalidade Brasileiro Aplicado para Fins de Classificação e Concessão da Aposentadoria da Pessoa com Deficiência (IF-BrA)

AutorAdriano Mauss - José Ricardo Caetano Costa
Páginas193-207

Page 193

Sumário

Preámbulo: Aspectos Metodológicos do IF-BrA

  1. Identificacáo da Avaliacáo 1.a — Data da avaliacáo 1.b — Nome completo do avaliador 1.c — Local da avaliacáo 1.d — Quem prestou as informacóes

    2. Identificacáo e Caracterizacáo do Avaliado 2.a — Nome completo 2.b — Sexo 2.c — Idade 2.d — Cor ou Raca 2.e — Diagnóstico médico 2.f — Tipo de deficiencia 2.g — Funcóes Corporais Acometidas

    3. Historia Clínica e Social 3.a — História Clinica

    Page 194

  2. b — História Social

    4. Aplicacáo do Instrumento (Matriz)

  3. a — Pontuagáo dos níveis de independencia 4.b — Identificagáo das Barreiras Externas 4.c — Aplicagáo do modelo linguístico Fuzzy 4.d — Cálculo do Escore dos Domínios e da Pontuagáo Total 4.e — Classificagáo da Deficiencia em Leve, Moderada e Grave

    5. Formularios

  4. a — Formulário 1: Identificagáo do Avaliado e da Avaliagáo (a ser preen-chido pela perícia médica e pelo servigo social)

  5. b — Formulário 2: Fungóes corporais acometidas (a ser preenchido pelo perito médico)

  6. c — Formulário 3: Aplicagáo do Instrumento (Matriz) — (a ser preenchido pela perícia médica e pelo servigo social)

  7. d — Formulário 4: Aplicagáo do Modelo Linguístico Fuzzy (a ser preen-chido pela perícia médica e pelo servigo social)

    Preámbulo: Aspectos Metodológicos do IF-BrA

    Selecáo de itens de Atividades e Participacóes da Classificacáo Internacional de Funcionalidade (CIF), que resulta em 41 Atividades divididas em sete Domínios (Sensorial, Comunicagáo, Mobilidade, Cuidados Pessoais, Vida Doméstica, Educagáo, Trabalho e Vida Económica, Socializagáo e Vida Comunitária).

    Determinacáo de pontuacáo do nivel de independencia para cada Atividade, baseada no modelo da Medida de Independencia Funcional — MIF, com os níveis de dependencia de terceiros agrupados em quatro níveis de pontuagáo (25, 50, 75 e 100 pontos), visando á facilitagáo do emprego do instrumento.

    Identificacáo das Barreiras Externas, a partir de fatores externos definidos pela CIF: Produtos e Tecnologia; Ambiente Natural e Mudangas Ambientais feitas pelo ser humano; Apoio e Relacionamentos; Atitudes; Servigos, Sistemas e Políticas.

    Elaboracáo da Folha de Identificacáo, por meio de um formulário que contempla, a partir das necessidades formais do instrumento e levando em consideragáo as possibilidades de análise de identificagáo, com informagóes

    Page 195

    sobre Identificacáo da avaliacáo; Identificacáo do avaliado; Identificacóes da deficiencia; Modelo da deficiencia.

    Elaboracáo da Historia Clínica e Historia Social, a ser preenchida pela pericia médica e a História Social a ser preenchida pelo servico social tem o objetivo de produzir, de forma consubstanciada, um parecer resumido dos principais elementos relevantes de cada uma das pessoas com deficiencia avaliadas. O objetivo é deixar espaco para os profissionais se posicionarem diante da avaliacáo realizada, utilizando-se de análise técnica dos elementos mais relevantes do ponto de vista da pericia médica e do servico social.

    Elaboracáo da Matriz do Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBrA), composta por uma planilha que associa a pontuacáo para cada atividade á identificacáo das barreiras externas, e registra a soma dessa pontuacáo.

    Classificacáo do Grau de Deficiencia em Leve, Moderado e Grave, a partir da definicáo da escala determinada pelo intervalo entre as pontuacóes minima e máxima, estipuladas pela aplicacáo da matriz.

    1. Identificacáo da Avaliacáo

    1.a Data da avaliacáo:

    — dia, mes e ano.

    1.b Nome completo do avaliador 1.c Local da avaliacáo:

    — nome do local ou instituicáo (por exemplo: hospital, posto de saúde, residencia, escola, consultório).

    — municipio

    — estado

    1.d Assinalar quem prestou as informacoes

    — a própria pessoa: quando é o próprio individuo que fornece as informacóes.

    — pessoa de convivio próximo: quando é alguém que, de alguma forma, convive e participa da vida desse individuo. Neste caso identificar o informante (exemplo: máe, irmáo, cuidador, amigo). — ambos: quando tanto o próprio como alguém de convivio próximo trazem informacóes de uma forma equitativa. Quando a maioria das informacóes é dada por um deles assinalar esta pessoa como o informante.

    Page 196

    — outros: quando náo ocorrer nenhuma das situagóes descritas acima. Neste caso também identificar o informante.

    2. Identificacáo e Caracterizacáo do Avaliado

    2.a Nome completo

    2.b Assinalar o sexo

    2.c Idade

    — Idade em anos completos. 2.d Cor ou Raca

    Leia as opgóes de cor ou raga para a pessoa e considere aquela que for declarada pelo informante. Caso a declaragáo náo corresponda a uma das alternativas enunciadas, esclarega as opgóes para que a pessoa se classifique na que julgar mais adequada.

    Branca: pessoa que se declarar branca;

    Preta: pessoa que se declarar preta;

    Amarela: pessoa de origem japonesa, chinesa, coreana, etc.;

    Parda: pessoa que se declarar como mulata, cabocla...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT