Indústria 4.0: serviço social no sistema previdenciário em tempos da pandemia de COVID-19

AutorEdvânia Ângela de Souza
CargoUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Serviço Social, Franca, SP, Brasil
Páginas125-136
DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e82510 125
R. Katál., Florianópolis, v.25, n. 1, p. 125-136, jan./abr. 2022 ISSN 1982-0259
ESPAÇO TEMÁTICO: TRABALHO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E
CONDIÇÕES DE VIDA
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Indústria 4.0: serviço social no sistema previdenciário
em tempos da pandemia de COVID-19
Edvânia Ângela de Souza1,2
https://orcid.org/0000-0002-8997-7592
1
Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Serviço Social, Franca, SP,
Brasil
2
Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social, Santos, SP, Brasil
Indústria 4.0: serviço social no sistema previdenciário em tempos da pandemia de COVID-19
Resumo: Este texto discute o cenário do trabalho de assistentes sociais (AS) da Previdência Social (PS) no Brasil, a partir da
pandemia do novo coronavírus, COVID-19. Busca evidenciar como AS responderam à pandemia, em termos do seu trabalho
e quais as principais mudanças ocorridas na PS nesse período. Utiliza-se de uma entrevista semiestruturada na forma de
grupo focal com AS da PS. A ênfase fundamental recai sobre os processos de informatização dos benefícios previdenciários
e teletrabalho correspondendo ao aprofundamento do neoliberalismo e maior fragilização do trabalho.
Palavras-chave: Pandemia COVID-19; 4ª Revolução Industrial (4ª RI); Serviço Social na Previdência Social.
Industry 4.0: social work in the social security system in times of the COVID-19 pandemic
Abstract: This text discusses the work scenario of social workers (SW) of Brazilian Social Security (BSS) from the pandemic
of the new coronavirus, COVID-19. It seeks to highlight how SW responded to the pandemic, in terms of their work and
what the main changes occurred in BSS during this period. It uses a semi-structured interview in the form of a focus group
with SW of BSS. The fundamental emphasis is on the computerization processes of social security benefits and telework,
corresponding to the deepening of neoliberalism and greater weakening of work.
Keywords: COVID-19 pandemic; 4th Industrial Revolution (4th IR); Social Services in Brazilian Social Security.
Recebido em: 29.06.2021. Aprovado em: 31.08.2021. Revisado em: 14.09.2021.

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