Inovação no ensino jurídico: relato de experiência do programa líderes que transformam e a escola do direito da pósgraduação lato sensu
Autor | Lilia Maia de Morais Sales, Beatriz Castro Rosa |
Cargo | Bolsista de Produtividade em Pesquisa-CNPq, Pós-doutora pela Universidade de Columbia (Nova Iorque), doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre e graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará/Doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de ... |
Páginas | 853-876 |
DISPONÍVEL EM: www.univali.br/periodicos
DOI: 10.14210/nej.v25n3.p853-876
INOVAÇÃO NO ENSINO JURÍDICO: RELATO DE
EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA LÍDERES QUE
TRANSFORMAM E A ESCOLA DO DIREITO DA PÓS-
GRADUAÇÃO LATO SENSU
INNOVATION IN LEGAL TRAINING: AN EXPERIENCE REPORT OF THE LEADERS WHO
TRANSFORM PROGRAM FROM THE POST GRADUATE PROGRAMS OF UNIVERSITY
OF FORTALEZA
INNOVACIÓN EN LA ENSEÑANZA JURÍDICA: RELATO DE EXPERIENCIA DEL
PROGRAMA LÍDERES QUE TRANSFORMAN Y LA ESCUELA DEL DERECHO DE
POSGRADO
Lilia Maia De Morais Sales1
Beatriz Castro Rosa2
1 Bolsista de Produtividade em Pesquisa-CNPq, Pós-doutora pela Universidade de Columbia (Nova Iorque), doutora em Direito pela Universidade
Federal de Pernambuco, mestre e graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação
Stricto Sensu da Universidade de Fortaleza. E-mail: lilia@unifor.br
2 Doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR.
Professora dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor, Direito de Família e Sucessões,
Mediação e Gestão de Conitos na Universidade de Fortaleza e Professora do Curso de Graduação em Direito na UNIFOR. Pesquisadora
do Projeto Implementação Sistêmica da Mediação de Conitos na Justiça Brasileira a partir da Lei de Mediação (CNPq/UNIFOR). Chefe da
Divisão de Pós-Graduação lato sensu e Educação Continuada. Advogada. E-mail: beatriz_rosa@unifor.br
853
Licença CC BY:
Artigo distribuído sob
os termos Creative
Commons, permite uso
e distribuição irrestrita
em qualquer meio desde
que o autor credite a
fonte original.
RESUMO: Diante dos desaos apresentados pela contemporaneidade e ao
compreender a educação como um espaço de alargamento da consciência crítica,
observa-se a necessidade de inovações por parte das Instituições de Ensino Superior
quanto à formação de seus futuros prossionais. Considerando o papel dos cursos de
pós-graduação lato sensu para a formação e atualização dos prossionais do Direito,
compreende-se a necessidade que estes prossionais estejam preparados para resolver
problemas reais e sejam capazes de conjecturar sobre o respeito à diversidade e de
promover a cidadania e a dignidade humana. Assim, a presente pesquisa tem como
objetivo desenhar um modelo metodológico de formação jurídica que desenvolva estes
prossionais. Como objetivos especícos, tem-se de compreender o perl do prossional
das carreiras jurídicas exigido pelo contexto e analisar os tipos de currículo adequados
para o desenvolvimento deste perl. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográca e
documental, que embasou a experiência a ser relatada. Na primeira seção do trabalho,
apresentam-se os resultados referentes ao estudo do perl do prossional de Direito
para o século XXI, enquanto na segunda seção apresenta-se o modelo de currículo
por competências como uma estratégia metodológica para o desenvolvimento desse
perl. Por m, apresenta-se relato de experiência da Pós-Graduação Lato Sensu na
Universidade de Fortaleza, com o Programa “Líderes que Transformam”, um modelo
curricular orientado à resolução de problemas reais por meio da apresentação de ações,
projetos ou produtos, tendo como meio o desenvolvimento de competências. Acredita-
se que a apresentação das fases de execução de desenho curricular poderá servir como
potencial modelo para outras IES durante o processo de reexão sobre suas práticas
curriculares.
DOI: 10.14210/nej.v25n3.p853-876
REVISTA NOVOS ESTUDOS JURÍDICOS - ELETRÔNICA, VOL. 25 - N. 3 - SET - DEZ 2020 854
Palavras-Chave: Ensino Jurídico. Habilidades do Século XXI. Currículo por Competências. Educação
prossional.
ABSTRACT: Facing the challenges presented by the 21st century and understanding education as a space
for expanding critical awareness, there is a need for innovation on the part of Higher Education Institutions
regarding the training of their future professionals. Latosensu postgraduate courses play an important role
in the training of legal professionals, especially considering the need for these professionals to be prepared
to solve real-life problems and be able to conjecture about respect for diversity and promote citizenship
and human dignity. Thus, this research aims to design a methodological model of legal training. We aim
to understand the professional prole of legal careers required by the job market; and analyze the types
of curriculum suitable for the development of this prole. In order to achieve these goals, bibliographical
and documentary research was carried out, which supported the experience that we will present. In the rst
section of the paper, we present the results referring to the study of the prole of a law professional for the 21st
century, while in the second section we present a competency-based curriculum as a methodological strategy
for the development of this prole. Finally, we present an experience report from the LatoSensu Graduate
Program at the University of Fortaleza, with the “Leaders who Transform” Program, a curricular model aimed
at solving real problems through the presentation of actions, projects, or products as means of developing
skills. It is believed that the presentation of the curriculum design and execution phases may serve as a
potential model for other Institutions during the process of reecting on their curricular practices.
Keywords: legal training, 21st century skills, competency-based curriculum, professional education.
RESUMEN: Delante de los desafíos presentados por la contemporaneidad y al comprender la educación
como un espacio de ampliación de la consciencia crítica, se observa la necesidad de innovaciones por parte
de las Instituciones de Enseñanza Superior cuanto a la formación de sus futuros profesionales. Considerando
el papel de las carreras de posgrado para la formación y actualización de los profesionales del Derecho,
se comprende la necesidad que estos profesionales estén preparados para resolver problemas reales y
sean capaces de conjeturar sobre el respeto a la diversidad y de promover la ciudadanía y la dignidad
humana. Así, la presente investigación tiene como objetivo diseñar un modelo metodológico de formación
jurídica que desarrolla estos profesionales. Como objetivos especícos, se tiende a comprender el perl del
profesional de las carreras jurídicas exigido por el contexto y analizar los tipos de currículo adecuados para
el desarrollo de este perl. Para tanto, se realizó una investigación bibliográca y documental, que embaso la
experiencia a ser relatada. En la primera sección del trabajo, se presentan los resultados referentes al estudio
del perl del profesional de Derecho para el siglo XXI, mientras que en la segunda sección se presenta el
modelo de currículo por competencias como una estratégia metodológica para el desarrollo de este perl.
Por n, se presenta el relato de experiencia del Posgrado en la Universidad de Fortaleza, con el Programa
“Líderes que Transforman”, un modelo curricular orientado a la resolución de problemas reales por medio de
la presentación de acciones, proyectos o productos, teniendo como medio al desarrollo de competencias. Se
cree que la presentación de las fases de ejecución de diseño curricular podrá servir como potencial modelo
para otras IES durante el proceso de reexión sobre sus prácticas curriculares.
Palabras Clave: Enseñanza Jurídica. Habilidades del Siglo XXI. Currículo por Competencias. Educación
profesional.
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO