Instituto de Pesquisa e Memoria Pretos Novos--IPN.

AutorTeobaldo, Marco Antonio

Pretos Novos

"Pretos novos" ou "bocais" era a denominacao dada aos cativos recem-chegados da Africa, no Brasil,assim que desembarcavam no porto. Logo que eram vendidos ou aprendiam a o portugues passavam a ser chamados de "ladinos".

Para entender a sua importancia

O Cemiterio dos Pretos Novos, que funcionou durante os anos de 1769 a 1830, e a principal prova material e incontestavel, encontrada ate hoje, sobre a barbarie ocorrida no periodo mais intenso do trafico de cativos africanos para o Brasil. Depois da descoberta fortuita feita pela familia Guimaraes dos Anjos, em 8 de janeiro de 1996, nao ha mais como admitir uma visao equivocada e romanceada sobre a escravidao de africanos e seus descendentes diretos no Brasil. Foram depositados no cemiterio os restos mortais de dezenas de milhares de africanos, brutalmente retirados de sua terra natal e trazidos a forca para o trabalho escravo. E igualmente bruta tambem era a forma como seus corpos foram despedacados, queimados e espalhados pelo terreno, cobertos apenas com algumas pas de terra. Ha indicios de que, dada a situacao de descarte humano que apresentava o local, moradores daquela epoca que passavam pela Rua do Cemiterio lancavam seu lixo domestico: restos de comida e fragmentos de loucas, ceramicas e vidros.

Apesar de ser considerado o maior cemiterio de escravizados deste genero nas Americas, o terreno destinado aos sepultamentos era muito pequeno para tantos corpos. Os vestigios arqueologicos e historicos deste campo santo sao testemunhos da acao violenta e cruel sofrida pelos africanos que nao resistiram aos maus tratos da captura e viagem transatlantica. Este relato revelado pela historiografia e trazido a luz pela Arqueologia, repleto de desrespeito e dor, ainda e desconhecido por muitos, pois nao e contado em todas as escolas e nem sequer e mencionado nos livros de historia que tem a escravidao como tema. Por isto, reafirma-se a importancia deste Museu Memorial, no qual o Cemiterio dos Pretos Novos se impoe como peca central para este debate.

Origem

G. W. Freireyss, o viajante alemao que descreveu o cemiterio notou horrorizado que, neste local, a unica marca da egide da Igreja era "uma pequena cruz de paus toscos mui velhos" fincada no centro do terreiro e cercada por ossadas insepultas.

Pelo lado do fundo esta tudo aberto, dividido do quintal de uma propriedade vizinha por uma cerca de esteiras, e pelos outros dois lados com mui baixo muro de tijolos, e no meio uma pequena cruz...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT