Integração amazônica pela navegação fluvial do tratado de cooperação amazônica à crise da iniciativa para integração de infraestrutura regional sul-americana

AutorAndré de Paiva Toledo, Marcos Edmar Ramos Alvares da Silva
Páginas9-30
Dom Helder Revista de Direito, v.3, n.7, p. 9-30, Setembro/Dezembro de 2020
INTEGRAÇÃO AMAZÔNICA PELA NAVEGAÇÃO
FLUVIAL: DO TRATADO DE COOPERAÇÃO
AMAZÔNICA À CRISE DA INICIATIVA
PARA INTEGRAÇÃO DE INFRAESTRUTURA
REGIONAL SULAMERICANA
André de Paiva Toledo1
Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)
Marcos Edmar Ramos Alvares da Silva2
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS)
Artigo recebido em: 04/11/2020.
Artigo aceito em: 02/12/2020.
1 Doutor em Direito pela Université Panthéon-Assas Paris 2. Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade Federal
de Minas Gerais (UFMG). Professor do PPGD da ESDHC. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9258-0027 /
e-mail: depaivatoledo@gmail.com
2 Doutorando em Direito Internacional pela PUC-MINAS. Mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sus-
tentável pela ESDHC. Advogado. E-mail: Marcos Edmar Ramos Alvares da Silva
Resumo
http://dx.doi.org/10.36598/dhrd.v3i7.2004
Este artigo dedica-se a analisar a im-
portância da navegação uvial para a
integração regional amazônica. Com o
desenvolvimento do direito internacio-
nal do meio ambiente, a preservação da
Amazônia torna-se objeto de interesse
da humanidade, em razão de suas ri-
quezas naturais, diversidade cultural e
importância ecossistêmica. Como rea-
ção ao discurso de internacionalização,
os Estados amazônicos subdesenvolvi-
dos adotam o Tratado de Cooperação
Amazônica para rearmar a soberania
territorial e estimular a cooperação re-
gional. Entretanto, o Tratado também
pode ser identicado como base nor-
mativa para a integração regional. Para
tanto, destaca-se a navegação uvial,
que, por sua vez, depende de investi-
mentos em infraestrutura. A m de
suprir essa demanda, a Iniciativa para
a Integração de Infraestrutura Regio-
nal Sul-Americana, vinculada à União
das Nações Sul-Americanas, apresen-
ta-se como alternativa multilateral de
investimentos nesse setor. Contudo, a
modicação do contexto político con-
tinental, marcado por um exacerbado
conservadorismo, tem inviabilizado
essa alternativa de integração regional.
Analisa-se historicamente o processo
de integração por meio da navegação
10 INTEGRAÇÃO AMAZÔNICA PELA NAVEGAÇÃO FLUVIAL: DO TRATADO DE...
Dom Helder Revista de Direito, v.3, n.7, p. 9-30, Setembro/Dezembro de 2020
Abstract
AMAZONIC INTEGRATION BY FLUVIAL
NAVIGATION: FROM THE AMAZONIC
COOPERATION TREATY TO THE CRISIS OF
THE INITIATIVE FOR INTEGRATION OF
REGIONAL INFRASTRUCTURE IN SOUTH
AMERICA
uvial, a m de entender a aparente
contradição entre o projeto de coopera-
ção amazônica, lançado como resposta
às pressões internacionais pela preser-
vação da Amazônia, e seu abandono,
quarenta anos depois, justo quando se
reforçam tais pressões.
Palavras-chave: Amazônia; IIRSA; In-
tegração regional; TCA.
is article is dedicated to analyzing the
importance of river navigation for Ama-
zonian regional integration. In the face
of the emergence of International En-
vironmental Law, the Amazon, whose
preservation becomes the interest of hu-
manity, due to its natural wealth, cultur-
al diversity and ecosystemic importance.
As a reaction to the internationalization
discourse, the underdeveloped Amazoni-
an States adopt the Amazon Cooperation
Treaty to rearm territorial sovereign-
ty and encourage regional cooperation.
However, the Treaty can also be identied
as a normative basis for regional integra-
tion. To this end, river navigation stands
out, which, in turn, depends on invest-
ments in infrastructure. In order to meet
this demand, the Initiative for Integra-
tion of Regional Infrastructure in South
America, linked to the Union of South
American Nations, presents itself as a
multilateral alternative for investments
in this sector. However, the change in the
continental political context, marked by
an exacerbated conservatism, has made
this alternative of Amazonian integra-
tion unfeasible. e process of integra-
tion, through river navigation, is histori-
cally analyzed, in order to understand the
apparent contradiction between the Am-
azonian cooperation project, launched
in response to international pressures for
the preservation of the Amazon, and its
abandonment, forty years later, justly
when such pressures are reinforced.
Keywords: ACT; Amazon; IIRSA; Re-
gional integration.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT