Integração territorial na América do Sul: uma análise dos projetos de infraestrutura dos portfólios da Iirsa/Cosiplan

AutorVitor Hélio Pereira de Souza/Márcio Rogério Silveira
CargoMestre, Aluno do Curso de Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina; bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Pesquisador do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Infraestrutura (GEDRI)/Doutor, Professor adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Federal de ...
Páginas137-156
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INTEGRAÇÃO TERRITORIAL NA AMÉRICA DO SUL: UMA
ANÁLISE DOS PROJETOS DE INFRAESTRUTURA DOS
PORTFÓLIOS DA IIRSA/COSIPLAN(*)
TERRITORIAL INTEGRATION IN SOUTH AMERICA: AN ANALYSIS OF THE
INFRASTRUCTURE PROJECTS OF IIRSA/COSIPLAN’S PORTFOLIOS
Vitor Hélio Pereira de Souza(**)
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (SC), Brasil
Márcio Rogério Silveira(***)
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (SC), Brasil
Resumo: no ano 2000, foi lançada a Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-
-americana (IIRSA), incorporada no ano de 2008 ao Conselho Sul-americano de Infraestrutura
e Planejamento (COSIPLAN), iniciativas que retomaram o ideário integracionista latino-ameri-
cano pelo prisma territorial. Desta maneira, este artigo objetivou compreender como ocorreu a
distribuição espacial, setorial e subsetorial das obras e investimentos em infraestrutura de inte-
gração entre os países da América do Sul, por meio de uma análise exploratória dos Portfólios
Gerais da IIRSA e do COSIPLAN, para o período do ano de 2000 a 2011.
Palavras-chaves: Infraestrutura de Integração; Interações Especiais; Desenvolvimento Regional.
Abstract: In 2000 the Initiative for South American Regional Infrastructure Integration (IIRSA)
was launched, and at 2008 incorporated to the South American Consil of Infrastructure and
Planning (COSIPLAN); those initiatives reward Latin America integrationist ideals by territorial
prism. Thus, this article aim to understand how spatial, sector and sub-sector distribution of
works and investments in infrastructure integration among South America countries occurred,
through IIRSA and COSIPLAN General Portfolios, between the period of 2000 at 2011.
Keywords: Infrastructure Integration; Spatial Interactions; Regional Development.
(*) Este artigo resulta da revisão da dissertação de mestrado Integração territorial na América do Sul: uma análise
multiescalar a partir das obras da IIRSA/COSIPLAN. Agradecemos o auxílio financeiro do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
– FAPESP.
(**) Mestre, Aluno do Curso de Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina; bolsista da Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Pesquisador do Grupo de Estudos em Desenvolvimento
Regional e Infraestrutura (GEDRI). E-mail: .
(***) Doutor, Professor adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSC; Coordenador do Grupo de Estudos em Desenvol-
vimento Regional e Infraestrutura (GEDRI). E-mail: <marcio.silveira@ufsc.br>. Recebido em:18.08.2014, aceito em
28.11.2014.
Vitor Hélio Pereira de Souza e Márcio Rogério Silveira — Cadernos Prolam/USP 13 (25): p. 137-156 [2014]
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1 INTRODUÇÃO
No ano 2000, em meio à comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil,
foi realizado, a convite do presidente brasileiro, Fernando Henrique Cardoso (1995-
2003), o primeiro encontro de presidentes da América do Sul em Brasília, que contou
com a participação dos doze mandatários dos países sul-americanos, apresentando como
pautas diversas temáticas que interessavam ao conjunto de países, como: a democracia,
o problema das drogas ilícitas, os crimes, a produção do conhecimento, o comércio e as
infraestruturas de integração (COUTO, 2010).
Entretanto, a temática que demonstrou maiores avanços foi a última, por meio do
lançamento da IIRSA. Essa objetivava ser um programa de obras multissetorial, multi-
nacional e multidisciplinar, cuja intenção era a de melhorar e ampliar as infraestruturas
físicas e, por conseguinte, elevar a competitividade da região no comércio mundial, pos-
sibilitando saldos positivos para a balança comercial dos países-membros.
A pesquisa aqui apresentada visou evidenciar o processo de conformação das de-
sigualdades regionais no que diz respeito à distribuição territorial das infraestruturas
de transporte, energia e comunicação para América do Sul. Prontamente, para alcançar
tais resultados, a metodologia foi pautada em revisão bibliográfica, atrelada à análise de
dados secundários, que resultaram em mapas elaborados com software ArcGIS. Por fim,
foram realizadas entrevistas em órgãos como a coordenadoria-geral de planejamento
da “Secretaria de Política Nacional de Transportes” no Brasil e a “Dirección Nacional de
Planificación de la Integración Territorial Internacional” na Argentina, entre outros.
Logo, propomos brevemente apontar alguns aspectos dos projetos que compuse-
ram a Agenda de Implementação Consensuada (AIC) e a Agenda de Projetos Prioritários
de Integração (API), documentos que foram objeto de diversas investigações acadêmi-
cas. E, na sequência, enquanto objetivo principal desse trabalho, visamos realizar uma
análise exploratória dos “Portfólios” da IIRSA e do COSIPLAN, documentos pouco men-
cionados nas análises acadêmicas que correspondem a uma extensa lista de obras, cuja
análise evidencia um importante panorama da distribuição territorial das infraestruturas
e investimentos, promovidos nos últimos anos na América do Sul.
2 A ARQUITETURA DO IIRSA/COSIPLAN
Sendo assim, em dezembro de 2000, os Ministros do Transporte, Energia e Co-
municações dos países participantes reuniram-se em Montevidéu (Uruguai). Naquele
momento, foram estabelecidos os princípios que orientariam a iniciativa, segundo do-
cumento da IIRSA, dos quais se destacavam:
I. regionalismo aberto: visa ampliar o comércio exterior no âmbito regional, mas
também extrarregional;
II. eixos de Integração e Desenvolvimento (EID): são obras de infraestruturas que
perpassam o território de vários países, apresentando uma função transnacional;

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