A educação pelo trabalho, a educação integral e a Escola Politécnica no Rio Grande do Sul

AutorVladimir Stolzenberg Torres
CargoSecretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul
Páginas199-209
Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, Volume 46, Número 1, p. 199-209, Abril de 2012
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* Education by work, integral education and Rio Grande do Sul Polytechnic School
1 Trabalho de conclusão da disciplina A docência na escola de tempo integral, do curso de Especia-
lização em Educação Integral da Universidade Federal da Fronteira Sul. Endereço para corres-
pondências: Rua Itapema, número 358, Cachoeirinha, RS, 94950-577 (biologo.vladimir@gmail.com).
A educação pelo trabalho, a educação integral e a
Escola Politécnica no Rio Grande do Sul*
Vladimir Stolzenberg Torres1
Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul
Um título sugestivo que traz em si um
questionamento, qual seja, será possível
integrar educação integral (ou em tempo in-
tegral), educação pelo trabalho e a escola
politécnica? No Rio Grande do Sul a pro-
posta de ensino politécnico possibilita o
questionamento sobre a consorciação de
temas que podem ser considerados mutua-
mente excludentes. É particularmente inte-
ressante, resgatar o fato de que uma forma-
ção integral que integra educação e traba-
lho e uma escola de tipo único já faziam par-
te das idéias dos pensadores clássicos. Marx
e Engels teriam retomado tais idéias, a partir
das transformações no processo de produ-
ção material e simbólico da sociedade mo-
derna. Uma educação que contempla a for-
mação intelectual, corporal e tecnológica do
homem, instituída sob um processo de pro-
dução técnico-científico, na perspectiva de
formação integral. Cabe, portanto, identifi-
car e estabelecer a diferença básica elabora-
da por Pistrak entre ensino e educação. Em
sua concepção, esta possui uma ligação di-
reta com o trabalho social, extinta de uma
intencionalidade central, enquanto que o
ensino é sistematizado para a transmissão
de um determinado tipo de conhecimento.
A união estabelecida entre trabalho e ensi-
no é essencial para um projeto que pleiteia
a superação do capital, constituindo este,
um dos grandes desafios educacionais de
nosso tempo.
A suggestive title which brings a
question, which is, you can integrate inte-
gral education (or full-time), education by
work and the polytechnic school? In Rio
Grande do Sul the proposal of the polyte-
chnic school allows the question the mer-
ging of themes that can be considered mu-
tually exclusive. It is particularly interes-
ting to recover the fact that an integral edu-
cation which integrates education, work
and a unique kind of school that was al-
ready part of the ideas of classical thinkers.
Marx and Engels would have taken these
ideas from the transformations in the ma-
terial and symbolic of production of the
modern society. An education which con-
siders human intellectual, technological
and physical formation, established under
a process of technical-scientific production,
in the perspective of integral formation. It
is concerning, therefore, to identify and to
establish the basic difference elaborated
by Pistrak between teaching and educa-
tion. In his view, this has a direct connection
with social work, which social work its
central intention extinguished while
education is systematized for the transmis-
sion of a particular kind of knowledge. The
union established between work and edu-
cation is essential for a project that pleads
to overcome the capital, which constitutes
one of the greatest educational challenges
of our time.

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