Intellectual and academic work: looking for the hidden occupational hazards/Trabalho intelectual e academico: onde se "escondem" os riscos laborais?

AutorLima, Teresa Maneca
CargoDossie Trabalho, Saude e Ambiente

Introducao

O sentido deste artigo e limitado, porque e tambem limitada a dimensao de investigacao que aqui se apresenta. Num sentido amplo, discute-se a problematica dos riscos laborais no trabalho intelectual e academico, enquanto fenomeno complexo, pluricausal e com implicacoes na saude e bem-estar dos trabalhadores. Num sentido restrito, apresentam-se alguns dos resultados de um estudo de caso desenvolvido num centro de investigacao em Ciencias Sociais, onde as questoes discutidas teoricamente encontram terreno fertil de aplicacao.

O trabalho, entendido como atividade humana que visa a prestacao de servicos ou a producao de bens destinados a fazer face as necessidades do homem, e uma realidade que exige atencao e reflexao sobre as condicoes em que e realizado. Na actualidade e possivel identificar alguns fatores que, estando associados a natureza do trabalho, influenciam a definicao dos ambientes de trabalho e afetam as condicoes laborais. Por sua vez, a evolucao tecnologica e as mudancas ocorridas nos mercados, nos processos de trabalho e na propria organizacao do trabalho, fizeram-se acompanhar de novos ambientes de trabalho, novas categorias profissionais e, consequentemente, novos riscos.

Os riscos laborais durante muito tempo estiveram, apenas, associados ao trabalho fisico e ao antigo paradigma produtivo, sendo a seguranca no trabalho vista como um tema que se relacionava com o uso de capacetes, botas, cintos de seguranca ou uma serie de outros equipamentos de proteccao individual contra acidentes. Para contrariar esta ideia e mostrar que em qualquer trabalho ha riscos, este artigo aborda a problematica dos riscos laborais no trabalho intelectual-academico, considerado como "leve e limpo". Por trabalho intelectual e academico entende-se "aquele que usa o conhecimento abstrato para ajudar a pensar a acao em contexto" (CARIA, 2001, p. 74), que se ocupa com a problematizacao da pratica e que exige um esforco mental denso, dificil de manter por longos periodos de tempo. Este processo produtivo envolve o uso constante das tecnologias digitais e de informacao (CAVALCANTI, 1998), onde o computador aparece como marca e ferramenta dos designados "trabalhadores cientificos". (CAMPOS, 2011).

O trabalho com computadores, na base microeletronica, e um fenomeno tipicamente caracteristico dos ultimos 20 anos, tendo alterado de maneira definitiva a forma como o homem passou a ver e a perceber o seu trabalho (SILVA; LIMA; COUTINHO; FIALHO 1998), sendo hoje parte integrante da maioria dos ambientes de trabalho. Porem, poucas sao as pessoas que os sabem e usam correctamente. Neste novo contexto de trabalho, os riscos em materia de saude e bem-estar nem sempre sao reconhecidos de imediato e com facilidade. A imposicao de metodos de detecao e controlo de riscos em instituicoes de ensino e investigacao nao e uma tarefa facil. Em geral, os sistemas de gestao nestas instituicoes sao do tipo hierarquico: o pessoal docente/investigador ocupa os postos de responsabilidade eos profissionais nao academicos--tecnicos e pessoal administrativo --situam-se em patamares inferiores. Ao mesmo tempo, empregam-se, a tempo parcial, alunos recem-licenciados para desempenhar diversas funcoes (desde o ensino, investigacao ate a execucao de pequenas tarefas administrativas), no contexto da relacao mestre/aprendiz. Neste sistema, os investigadores com mais experiencia desfrutam de uma autonomia relativa, controlando, normalmente, os seus proprios pressupostos, o desenho das instalacoes, as aquisicoes, a organizacao do trabalho e a contratacao do pessoal (OIT, 2001). A flexibilidade de horarios de trabalho neste "sector de atividade" permite, por um lado, um papel significativo na vida politica e na ciencia e, por outro, o recurso a longas jornadas de trabalho, ao trabalho noturno e ao fim de semana, gerando nos trabalhadores grandes pressoes. Deste modo, o conjunto de riscos associados a este tipo de trabalho acaba por ser bastante amplo, ainda que dependendo das dimensoes e caracter da instituicao, do tipo de programas academicos oferecidos e da natureza das atividades de investigacao.

O objetivo deste artigo e analisar o potencial de risco associado ao trabalho intelectual e academico atraves de um estudo de caso desenvolvido num centro de investigacao em Ciencias Sociais. A partir da analise e compreensao do tipo de tarefas realizadas pelos investigadores procurase descortinar quais os riscos laborais presentes neste tipo de atividade. Na analise das condicoes de trabalho foi aplicada uma check list de analise ergonomica do trabalho, que contemplou o espaco de trabalho, as posturas, os conteudos e alguns aspetos ambientais como a iluminacao e o ruido. Para determinaros impactos do trabalho na saude e bem-estar foi distribuido um questionario a totalidade dos investigadores. Os resultados permitiram uma melhor caracterizacao do tipo de tarefas e o levantamento dos principais problemas e queixas associadas a este tipo especifico de trabalho.

  1. Alteracao no mundo do trabalho: da forca a cabeca, do manual ao tecnologico

    A humanidade tem-se estruturado, em grande parte, em funcao do conceito e experiencia de trabalho enquanto parte fundamental da sua existencia diaria. Nas ultimas decadas temos vindo a observar profundas mudancas na organizacao dos processos de trabalho, visando o aumento da produtividade e a reducao os custos--para que muito contribuiu a transnacionalizacao das relacoes economicas e sociais--, mas que nao vem acompanhados de melhorias nas condicoes de trabalho. Alguns autores afirmam que nos encontramos numa era de mudanca de paradigma produtivo, com o fim do fordismo e a emergencia do "pos-fordismo" (KOVACS; CASTILLO, 1998). O novo rumo da economia encontra-se fundamentado no conhecimento. Hoje, o numero de pessoas envolvidas em processos de pesquisa, de criacao de novas tecnicas ou de materializacao de ideias tende a ser superior as que se encontram a trabalhar diretamente na producao fisica. Isto reflete o que muitos designam de transicao de uma "sociedade industrial" para uma "sociedade do conhecimento" (CASTELLS, 2003; HARGREAVES, 2003), onde as tecnologias assumem um papel de destaque em todos os segmentos sociais e, consequentemente, no trabalho. No mundo do trabalho as tecnologias sao consideradas ferramentas indispensaveis a construcao do conhecimento (CASTELLS, 2002, p. 21) e pela primeira vez na historia, a mente humana e uma forca produtiva direta e nao apenas um elemento decisivo do sistema de producao (CASTELLS, 2003, p.7).

    De uma forma geral, as alteracoes na organizacao do trabalho e as mudancas ocorridas ao nivel da estrutura empresarial, marcadas pela flexibilidade, nao se traduziram em melhorias nas condicoes de trabalho (HESPANHA, 1997), pelo contrario tem contribuido para o aumento dos riscos a que os trabalhadores estao expostos. Dados da Fundacao Europeia para a Melhoria das Condicoes de Vida e de Trabalho dao conta que os problemas relacionados com a saude, o ritmo e horario de trabalho prevalecem entre os trabalhadores europeus. Estes problemas estao relacionados com os designados novos riscos, emergentes da modernizacao e da introducao de novas tecnologias, e representam nao so a deterioracao das condicoes de trabalho, mas tambem das condicoes de vida (PAOLI; MERLLIE, 2001).

  2. O trabalho intelectual e academico: caracterizacao e contornos

    O trabalho intelectual pode ser entendido enquanto trabalho de intermediacao do conhecimento, que permite "identificar alternativas de acao para a inovacao, introduzir preocupacoes acrescidas de eficacia e/ou eficiencia ou legitimar a escala macrossocial os procedimentos e valores que enfermam as decisoes" (CARIA, 2001, p. 4). E o trabalho que se ocupa com a problematizacao da pratica...

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